Carregando
análise › dsiware 
The Legend of Zelda: Four Swords 25th Anniversary Edition
escrita por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim

O que acontece quando se tenta adicionar um modo multiplayer a uma experiência puramente individualista? The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, para o DS, mostrou que mesmo fugindo das impressões características da série, mais de um jogador pode se divertir em The Legend of Zelda. Acontece que a primeira aventura em duas telas do herói não foi sua estréia no ramo multiplayer. Ofuscados por imporem duras restrições à jogatina, Four Swords e Four Swords Adventures foram títulos lançados visando o modo cooperativo. Em comemoração ao aniversário de 25 anos da franquia, um destes - Four Swords, lançado originalmente para GBA em um pacote com A Link to the Past - foi incrementado e relançado como freeware temporário para DSiWare.

A nova versão, intitulada Four Swords - Anniversary Edition conta com um multiplayer local, um inédito modo single player e novos estágios baseados em outros jogos da franquia, como Zelda I e Link's Awakening. O modo cooperativo do jogo permanece praticamente intacto, e se era excepcional 9 anos atrás, ainda é hoje. É desapontador, porém, o jogo não contar com multiplayer online. Para contornar isso, surgiu o modo Single Player. Aqui, os botões L/R trocam o comando entre os Links (para realizar ações diferentes para cada personagem) e o X os agrupa novamente (para ações onde mais de um é necessário, como empurrar uma pedra grande, por exemplo). Sendo assim, é possível desfrutar da aventura mesmo jogando sozinho, mas a experiência torna-se defasada. É notável nos primeiros estágios do jogo que FSAE não foi criado para um jogador, ainda que a instalação do novo modo seja funcional.



Sendo assim, refaço a pergunta que iniciou este texto: O que acontece quando se tenta adicionar um modo single-player a uma experiência puramente coletiva? A resposta é uma bela tentativa de tornar acessível um modo extra criativo e divertido que não teve o sucesso merecido no lançamento original. Uma tentativa porém, não significa sucesso absoluto. Os jogos da série The Legend of Zelda são conhecidos por sua extensa durabilidade, o que ocasiona jogatinas duradouras. Um título da série que faz com que o jogador se canse com pouco tempo de jogo certamente falha em conquistar um marco da franquia. A Nintendo fez bem ao perceber que FS colocava restrições complicadas no caminho do jogador e resolver corrigi-las. Todavia, a ausência de online tornou a obra incompleta e por isso, FSAE não atingiu o potencial máximo que a série poderia obter no modo multiplayer.




8,5


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

análises recentes
Lone Survivor
wiiu    4
Art of Balance
wiiu    5
Hyrule Warriors
wiiu    12
SteamWorld Dig
wiiu    2
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57