Carregando
análise › dsiware 
The Legend of Zelda: Four Swords 25th Anniversary Edition
escrita por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim

O que acontece quando se tenta adicionar um modo multiplayer a uma experiência puramente individualista? The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, para o DS, mostrou que mesmo fugindo das impressões características da série, mais de um jogador pode se divertir em The Legend of Zelda. Acontece que a primeira aventura em duas telas do herói não foi sua estréia no ramo multiplayer. Ofuscados por imporem duras restrições à jogatina, Four Swords e Four Swords Adventures foram títulos lançados visando o modo cooperativo. Em comemoração ao aniversário de 25 anos da franquia, um destes - Four Swords, lançado originalmente para GBA em um pacote com A Link to the Past - foi incrementado e relançado como freeware temporário para DSiWare.

A nova versão, intitulada Four Swords - Anniversary Edition conta com um multiplayer local, um inédito modo single player e novos estágios baseados em outros jogos da franquia, como Zelda I e Link's Awakening. O modo cooperativo do jogo permanece praticamente intacto, e se era excepcional 9 anos atrás, ainda é hoje. É desapontador, porém, o jogo não contar com multiplayer online. Para contornar isso, surgiu o modo Single Player. Aqui, os botões L/R trocam o comando entre os Links (para realizar ações diferentes para cada personagem) e o X os agrupa novamente (para ações onde mais de um é necessário, como empurrar uma pedra grande, por exemplo). Sendo assim, é possível desfrutar da aventura mesmo jogando sozinho, mas a experiência torna-se defasada. É notável nos primeiros estágios do jogo que FSAE não foi criado para um jogador, ainda que a instalação do novo modo seja funcional.



Sendo assim, refaço a pergunta que iniciou este texto: O que acontece quando se tenta adicionar um modo single-player a uma experiência puramente coletiva? A resposta é uma bela tentativa de tornar acessível um modo extra criativo e divertido que não teve o sucesso merecido no lançamento original. Uma tentativa porém, não significa sucesso absoluto. Os jogos da série The Legend of Zelda são conhecidos por sua extensa durabilidade, o que ocasiona jogatinas duradouras. Um título da série que faz com que o jogador se canse com pouco tempo de jogo certamente falha em conquistar um marco da franquia. A Nintendo fez bem ao perceber que FS colocava restrições complicadas no caminho do jogador e resolver corrigi-las. Todavia, a ausência de online tornou a obra incompleta e por isso, FSAE não atingiu o potencial máximo que a série poderia obter no modo multiplayer.




8,5


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
SteamWorld Dig
wiiu    1
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13
Cube Tactics
3ds    4