Carregando
análise › eshop 
Mighty Switch Force!
escrita por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim

Mighty Switch Force! é uma breve e divertida experiência da Wayforward (Shantae) com o novo hardware da Nintendo. Construído, assim como Pushmo, sobre a idéia de planos em diferentes dimensões, a jornada da excêntrica policial Patricia Wagon usa o 3D de forma inteligente, misturando algo como um shooter oldschool e puzzles que testam a sagacidade e os reflexos dos jogadores.



O jogo consiste de 16 incidentes, onde o objetivo é encontrar 5 prisioneiras que escaparam e alcançar um mecha que surge após a captura das fugitivas - a saída da fase. A ação se divide em 3 planos: um atrás da tela, a tela propriamente dita, e um na frente da tela. O gameplay consiste em alternar estes planos por meio de switches realizados pela policial: trazer blocos de trás da tela para esta (o plano do jogador), e levá-los de volta a sua origem construindo e liberando caminhos. Falhe e veja Patricia ser esmagada além da tela, empurrada pelo bloco ativado.

É exatamente nessa transição que o 3D brilha: este é um jogo para manter o 3D slider no máximo. O movimento dos blocos entre os planos e o esmagamento da personagem na tela do portátil são muito bem elaborados, e algumas outras partes do cenário, seja um background mais aprofundado ou uma árvore aqui e ali mais próximas da tela completam a experiência. Tudo isso, é claro, sobre um belo visual, reafirmando a habilidade da Wayforward na área.



Construindo uma satisfatória curva de aprendizado, a Wayforward vai introduzindo novos tipos de blocos conforme o jogo progride, incluindo alguns que disparam a policial e outros coloridos que podem ser travados e destravados. Quanto mais se avança, mais ocorrem interações entre esses blocos, aumentando o desafio de uma forma que cada completar de fase seja gratificante ao invés de apenas um alívio após diversas frustradas tentativas.

Completando o pacote, o terceiro Mighty possui uma fantástica trilha sonora composta de ritmos frenéticos e viciantes, se mostrando, talvez, a melhor da série. Merecem destaque Yummy, Apprehend Them! e Launch Hearts, completados por exaltados gritos da policial de "Checkpoint!", "Yummy!", "Gotcha!", entre outros.



Mighty Switch Force! é um jogo rápido. Há ainda um sistema de par, onde a fase deve ser completada antes de um determinado tempo, conferindo um determinado fator replay aos mais obsessivos com o 100% - mas não passa disso. É um curto desafio mental, inteligente e divertido, disfarçado à la Megaman, que promete ocupar bem algumas horas no seu portátil - uma experiência indispensável no eShop.

DLC 24/05





Disponibilizado dia 24/05, Mighty Switch Force! recebeu um update grátis no eShop, contendo:

  • 5 fases bônus;
  • Aumento do efeito 3D esteroscópico;
  • Botão de retry, facilitando os speedruns.


Os novos estágios funcionam à la Peer Review, DLC de Portal 2 lançado ano passado - nenhuma nova mecânica de jogo foi implementada, os desafios são apenas os tradicionais blocos trabalhados de forma diferente. Não há curva de aprendizado aqui. As novas fases são desafios completos, que testam o conhecimento do jogador das mecânicas do gameplay e sua agilidade/reflexos - chegando a rivalizar com a dificuldade e o frenesi impostos pelo último estágio do jogo principal.

Se ainda lhe faltava um motivo para adquirir Mighty Switch Force!, este DLC é ele.

 

 


-- Resumo --

+ Desafios inteligentes
+ Efeito 3D
+ Gráficos
+ Trilha sonora

- Curto, mesmo para um jogo de eshop
- Contador de tempo pode causar um sentimento de urgência inexistente




8,5


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
Mario Kart 8
wiiu    42
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13
Cube Tactics
3ds    4
Blok Drop U
wiiu    2
Inazuma Eleven
3ds    4