Carregando
análise › eshop 
Marvel Pinball 3D
escrita por Pedro Henrique Lutti Lippe
Os puristas do pinball alegam que até hoje ninguém foi capaz de recriar com completa fidelidade a experiência dos Arcades em meios digitais. E é verdade. Mas da mesma forma que um Need for Speed não precisa retratar perfeitamente a realidade das corridas de rua para divertir, um Zen Pinball também é capaz de satisfazer os fãs do gênero.

Dentre as desenvolvedoras que aventuraram-se criando "máquinas" digitais de pinball nos últimos anos, a Zen Studios é talvez a mais prevalente. Seus títulos têm uma física que não tenta recriar com exatidão a real, mas sim representá-la de uma forma que faça sentido quando aplicadas em suas mesas. Não existe a pretensão da busca pelo realismo. Zen Pinball 3D, lançado em janeiro para o eShop, foi assim, e Marvel Pinball 3D também herda essa característica.



Fãs de portáteis Nintendo que já experimentaram Kirby's Pinball Land ou Pokémon Pinball conhecem o prazer de ter um jogo do estilo na palma da mão. Marvel Pinball 3D oferece uma experiência mais tradicional do que a desses clássicos de Game Boy, com quatro mesas temáticas repletas de mecânicas interessantes.

Após testar todas as máquinas presentes no título, torna-se possível encaixá-las em duas categorias: a das mais convencionais e a das mais complexas. As mesas de Iron Man e Blade são menos criativas, podendo ser colocadas na primeira categoria, enquanto as de Captain America e Fantastic Four surpreendem e divertem com desafios mais ousados e diferenciados. É uma constante compartilhada por todas as mesas, porém, o mérito no quesito visual.

O maior problema de Marvel Pinball 3D acaba sendo fruto de uma limitação não do próprio jogo, mas sim do hardware. A tela do 3DS é, sim, muito pequena para as mesas do título, de forma que em certos momentos a ação que nelas ocorre torna-se ininteligível. Pelo mesmo motivo, é comum que o jogador tenha que recorrer aos guias de mesa ou a técnicas de tentativa e erro para descobrir o funcionamento de certos mecanismos. Existem oito opções de visualização das máquinas, mas nenhuma delas é ideal.

Para compensar, Marvel Pinball 3D oferece no 3DS o que nenhuma de suas outras versões oferece: o efeito 3D. Quando ativado, ele só traz benefícios ao jogador, assinalando e destacando os componentes das mesas de uma forma bem satisfatória.



A jogabilidade de Marvel Pinball 3D é viciante por si só, mas uma série de incentivos acrescentados ao pacote pela Zen Studios torna o título ainda mais envolvente. Há medalhas especiais que devem ser obtidas, opções de compartilhamento de pontuações por leaderboards online, e mais. O Hero Score, por exemplo, é uma medida que acumula as maiores pontuações do jogador nas quatro mesas. Já o Team Force, por sua vez, é o número da soma dos Hero Scores de todos os amigos de sua lista, que essencialmente consolida "guildas" de pinball.

Marvel Pinball 3D não é a mais completa nem a mais bonita versão do título da Zen Studios, mas ela tem conteúdo o suficiente para divertir qualquer fã do gênero. Seu maior mérito é o uso inteligente das leaderboards online, mas o feeling de suas mesas não fica muito para trás em termos de pontos positivos. No mais, fica a observação: esse será um dos jogos que mais se beneficiarão com a chegada da tela maior do 3DS XL.

-- Resumo --

+ Jogabilidade divertida e satisfatória;
+ Incentivos como um sistema de achievements e leaderboards online;
+ Efeito 3D que acrescenta à experiência;

- O pequeno tamanho da tela do 3DS causa problemas;
- Efeitos sonoros tendem a tornarem-se enjoativos.




7,5


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
SteamWorld Dig
wiiu    2
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13