Carregando
análise › eshop 
The "Denpa" Men: They Came By Wave
escrita por Pedro Henrique Lutti Lippe
Enquanto certos gêneros fazem a festa com controles por sensores de movimento e tecnologias de realidade aumentada, outros seguem tímidos, aproveitando-se apenas de inovações menos dependentes das capacidades únicas de cada hardware para progredir. A maioria considera isso algo bom, claro, pois são poucos os que querem ver o uso do Kinect tornar-se um padrão em RPGs, por exemplo.

Mas quando essas novidades da indústria são utilizadas de forma inteligente, até mesmo um RPG de dungeons nos moldes mais clássicos possíveis pode parecer uma ideia comprada na primeira hora da feira. Caso em foco: The "Denpa" Men: They Came By Wave.

Criado pelos homens por trás de Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness, este que é apenas o segundo RPG original a chegar ao eShop, e destaca-se não pela vastidão de seu conteúdo, mas por sua eficiência: o pouco que ele faz, ele faz certo.



Os Denpa Men - misturas de Pokémon com Miis - são criaturas que vivem em todos os lugadres ao nosso redor, mas que só podem ser vistas através das lentes do 3DS. Esses estranhos humanóides são os astros do RPG. Viajando pelo mundo através de "ondas de rádio", eles devem ser capturados e utilizados como um time na exploração de dungeons.

O grande destaque do jogo para seu time de marketing, e também o fator que o diferencia de todos os outros RPGs que o precedem é tal modo de captura. Ao acessar a Antenna Tower, os jogadores ativam as câmeras de seu portátil, e começam a ver as coloridas criaturas flutuando em sua sala de estar. Cada uma de um jeito: umas maiores, outras menores; umas azuis, outras laranjas; e por aí vai. Para obtê-las, basta conseguir acertá-las com uma rede.

O ponto legal de tal modo não é o fator realidade aumentada em si, mas sim suas consequências para a jogabilidade. Sendo únicos, cada Denpa Men tem suas próprias características como atributos, resistências, desvantagens e habilidades. E em certos momentos de sua aventura, você talvez precise de um certo bichinho para avançar. Nessas horas, basta voltar para o modo de realidade aumentada e procurar a criatura que você precisa. Sim, o sistema é simples; mas ele dá aos jogadores uma liberdade na configuração de seu time que não é vista no gênero desde Pokémon.



Em um cenário ideal, seu time de exploração de dungeons de oito Denpa Men deve ser o mais diverso possível. Fisicamente falando. Isso pois a aparência dos heróis torna aparente, já no modo de captura, suas características de batalha. Se um Denpa Men tem uma antena, por exemplo, ele tem uma habilidade. Se o formato de sua cabeça é esquisito, ele tem mais Antenna Points (que são os Ability Points do jogo). Suas cores determinam resistências e desvantagens; seu tamanho, HP, ataque e velocidade. Existem ainda criaturas muito diferenciadas, que são Denpa Men raros e únicos. E por cima de tudo isso, eles ainda possuem diferentes personalidades. Por causa disso, muitos deles reclamarão quando você tirar um de seus equipamentos, e nenhum terá coisas boas a dizer caso você os deixe morrer em combate e os reencontre mais tarde.

Com seu time formado, é hora de partir para as dungeons, que são na realidade estágios temáticos divididos em pisos, bem tal como as de Pokémon Mystery Dungeon. Nela, é possível ver monstros vagando. Ao tocar neles, um combate tem início. O sistema de batalhas, por sua vez, é uma homenagem clara ao de Dragon Quest IX - não apenas visualmente, mas também pela inteligência de sua interface.

Em ação, os jogadores podem optar por selecionar todos os comandos de seus Denpa Men individualmente, ou então ativar o combate automático (pressionando Y) ou o combate automático sem o uso de habildiades (pressionando X)... Ou então selecionar os comandos de alguns Denpa Men e deixar os dos restantes nas mãos do jogo. Por essas funções, os combates são ágeis e divertidos, mesmo para os padrões dos que não têm o costume de aproveitar RPGs por turnos. E o melhor disso tudo é que as opções de combate automático são dinâmicas: o comando que será utilizado por um certo Denpa Men só é determinado na sua hora de agir, e não no início do turno. Um exemplo de como isso é proveitoso: todos os comandos são selecionados, e na hora da batalha, um Denpa Men leva um ataque e morre. No ato, o comando de um de seus companheiros - que podia ser qualquer coisa - muda para "reviver tal Denpa Men", por meio de um sistema de prioridades que não me falhou em várias horas de jogo.

Tudo isso serve para apaziguar um ponto do título que pode desagradar alguns: em certos momentos, o jogador se vê obrigado a interromper seu progresso para matar monstros aleatórios repetidamente em busca de experiência. O tal do "grinding".



Como eu tinha dito anteriormente, tudo o que The "Denpa" Men faz, ele faz certo. Isso inclui a sua postura perante o modo de realidade aumentada. Apesar de ser o ponto focal de seu projeto, o time de desenvolvimento previu que nem todos os jogadores sentiriam-se confortáveis girando seus 3DS por aí - apesar de eu não ver problema nenhum nisso, pessoalmente. Para estes, opções como um sistema de evolução de antenas foram acrescentadas ao jogo, permitindo que estes não sejam obrigados a entrar no modo de captura mais do que o mínimo necessário. Mas é sério: o título é tão bem pensado, que ele tem até um "Manner Mode": uma opção que desliga a reprodução da imagem das câmeras de realidade aumentada para quando o jogador estiver em público e alguém vier tirar satisfação por achar que está sendo filmado.

Bonito visualmente, funcional em termos de interface e intrigante em termos de conceitos originais, The "Denpa" Men: They Came By Wave é um bom exemplo do que há de melhor para download no eShop. Ele não tem uma trama épica daquelas que fãs do gênero adoram nem demonstra grandes ambições, mas prova que ideias simples executadas com cuidado podem render jogos muito divertidos.

-- Resumo --

+ Combates em turnos ágeis e com sistemas inteligentes;
+ Personagens carismáticos e variados, divertidos de coletar;
+ Gráficos e trilha sonora agradáveis;

- Em alguns momentos o jogador é obrigado a render-se ao "grinding".




9,0


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
SteamWorld Dig
wiiu    2
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13
Cube Tactics
3ds    4