Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
análise • wiiu 
Fast Racing Neo
Escrita por Luis Guilherme Machado Camargo

Fast Racing Neo chega em um momento em que há poucos jogos de corrida futurísticos no mercado. F-Zero e Wipeout, duas das franquias mais conhecidas no gênero, estão desaparecidas e a Shin’en aparece com um novo título para a felicidade desse nicho. No entanto, não espere que Fast Racing Neo seja similar a F-Zero ou Wipeout, já que o título tem suas próprias características e mecânicas.

Mesmo com o nome Fast Racing, é necessário reforçar que esse é um jogo de alta velocidade. Existem três categorias de velocidade: Subsônico, supersônico e hipersônico. Em qualquer uma das três, a sensação de velocidade é absurdamente alta e é preciso algum tempo até se acostumar e entender tudo o que acontece na tela. Pessoas não acostumadas com uma sensação tão grande de velocidade provavelmente terão problemas de se adaptar inicialmente ao jogo.

Cada pista tem uma temática única e usualmente são largas e grandes, algumas com caminhos diferentes que podem ser escolhidos. Todas contêm “Boost Pads”, orbes de energia e alguma forma de armadilha que deve ser evitada. Os Boost Pads vêm em duas cores, azul e laranja, e o jogador deve alterar a cor do seu veículo para a mesma do Boost Pad caso queira o aumento de velocidade proporcionado. Os orbes de energia enchem a barra de Boost e permitem que você execute o mesmo a qualquer hora, garantindo um aumento considerável na velocidade.

As armadilhas variam de fase para fase e, honestamente, o jogo seria melhor sem elas. A grande maioria é fácil de ser desviada, no entanto, em velocidades mais altas torna-se difícil manobrar seu veículo e escapar dessas armadilhas torna-se uma questão de sorte. Fast Racing Neo também é bastante rígido com erros assim, pois acertar uma armadilha destrói seu veículo e cada destruição pode consumir até cinco segundos do seu tempo.  Não é incomum colidir em uma armadilha quando se está em primeiro lugar e, quando retornar à pista, estar entre os últimos colocados.

Outra mecânica vital é a de Strife, que permite movimentar seu veículo lateralmente sem virá-lo. A mecânica é especialmente importante para se passar pelos “Boost Pads” e obter os orbes de energia da maneira mais eficiente possível. No entanto, ela não é de grande ajuda ao se realizar uma curva em alta velocidade. Infelizmente, não há uma mecânica que ajude a realizar curvas em alta velocidade, sendo mais eficiente colidir com a curva, utilizar o freio ou decorar o desenho da pista e fazer uma entrada como piloto de Fórmula 1, esse último sendo particularmente difícil devidos às altas velocidades. 

Tudo que descrevi até o momento pode parecer difícil, mas é possível dominar com um pouco de prática. No entanto, será necessário bastante persistência, pois a Inteligência Artificial de Fast Racing Neo é provavelmente uma das piores que vi recentemente.  A IA utiliza de uma das estratégias de rubber banding mais agressivas que já vi na vida.

Rubber Band, ou elástico no português, é quando o oponente acelera drasticamente quando está atrás do jogador e retorna a uma velocidade normal quando está na frente. É uma estratégia muito utilizada em jogos de corrida como, por exemplo, toda a série Mario Kart. O problema do Rubber Band agressivo em FRN é que os melhores oponentes irão se distanciar e muito no início de uma corrida e irão te perseguir facilmente quando passá-los, não importando muito o quão bem você realize uma volta.

Isso torna as corridas mais frustrantes do que interessantes, pois é difícil acreditar em um oponente que te ultrapassa com facilidade quando você faz uma volta perfeita e dez segundos depois o mesmo vira uma tartaruga. A IA é essencialmente a mesma em todas as velocidades, portanto, iniciantes serão recebidos com um batismo por fogo logo de inicio.

FRN conta com modo local para até 4 pessoas e o online para até 8 pessoas, sendo possível jogar em salas com estranhos ou amigos. Surpreendentemente, não percebi lag nas corridas que joguei online e, pela bandeira dos meus oponentes, joguei com pessoas da América do Norte, Europa e Ásia sem nenhum problema.

Tecnicamente falando, FRN é um jogo impressionante. As pistas e carros são bonitos e existem muitos efeitos em jogo que simplesmente não são comuns em jogos do Wii U. O jogo também roda a 60fps cravados e não houve um único momento que a taxa de frames diminuísse. E tudo isso, num pacote com menos de 600 MB. A Shin’en usou magia negra no Wii U para alcançar isso. Infelizmente, com toda essa magia negra, a Shin’en parece ter esquecido de pequenas coisas que deixariam o jogo muito mais interessante como, por exemplo, ver os tempos de cada volta dos oponentes ou ver as leaderboards e comparar seu tempo com de seus amigos.

Veredito

FRN é um dos jogos mais tecnicamente impressionantes no Wii U e possivelmente um dos melhores jogos de corrida do console. O conteúdo no pacote é bastante quando se considera que o preço do jogo é de 15 dólares. Entretanto, suas mecânicas deixam a desejar em alguns momentos e a IA vai permanecer nas minhas memórias como uma das maiores pestes que tive o desprazer de conhecer.

Jogo analisado com código fornecido pela Shin’en.


7,5
COMENTáRIOS • site
Ledig
18/12/2015 s 12:25
Entendi, sempre percebi como os computadores tinham uma velocidade maior sem motivo nenhum, mas não sabia que tinha esse nome. Valeu pela explicação!
Voliver
17/12/2015 s 21:42
Acabei de terminar a segunda cup em primeiro no Supersonic, foi na quarta tentativa. Realmente, há rubber banding perceptível, odeio isso. To me divertindo mais no time attack do que no championship, justamente por causa dessa porra de rubber banding...
Seph_luis
17/12/2015 s 17:07
@wii-ner

Pelo jeito está havendo muita confusão em relação ao termo rubber band. Esse sistema não tem nada a ver com o vácuo em Mario Kart. No Mario Kart 64, por exemplo, era perceptível que os oponentes mais importantes eram muito mais rápidos caso estivessem atrás do jogador (as velocidades eram similares a usar uma estrela, por exemplo) e tão logo que ultrapasassem ou chegassem próximo, eles retornavam a velocidades normais.

O sistema de vácuo é um outro sistema bem diferente. Você segue o exato caminho da pessoa na sua frente para aproveitar o vácuo e assim ganhar velocidade. Rubber band é algo exclusivo da IA e não depende de seguir o jogador corretamente, pois ela irá ganhar o aumento de velocidade de qualquer modo. É mais similar a um "trapaça" do que uma estratégia de corrida. A intenção é criar uma sensação que a corrida está disputada.
wii-ner
17/12/2015 s 16:49
Seph_luis pelo que eu entendi Rubber band é o mesmo que pegar o vácuo do adversário, como em Mario Kart por exemplo.
17/12/2015 s 16:25
Parece ser um jogo muito legal.
Seph_luis
17/12/2015 s 14:56
@Voliver

Rubber band é muito utilizada em jogos de corrida. O problema de FSR, especificadamente, é a agressividade dela. Minha percepção desse problema veio que a AI me acompanhava, independente do se eu ia bem ou mal eu iria em uma pista.

@Ledig

Pense assim. Quando você está em primeiro colocado, todos os oponentes irão desenvolver velocidades altissímas, pois estão atrás de você. Quando eles te ultrapassam, eles voltam a uma velocidade considerada normal. Acho que essa é a explicação mais simples de rubber band que posso dar.
NewD2Boy
17/12/2015 s 12:35
O jogo não é para qualquer um isso é fato, mas a Shin'en caprichou tanto nesse jogo que eu resultado final é fantástico esse é o melhor jogo de corrida do ano porque ele cumpre o prometido e eu irei comprá-lo em breve.
Ledig
17/12/2015 s 10:25
Eu li a explicação da analise mas ainda não saquei o que é este rubberband...
Escroticeiloveyou
17/12/2015 s 00:01
Concordo contigo Volvier.
UBR tem mesmo uma similiaridade com a EDGE, a unica k dou uma foda alem daqui e o Nintenderos.
Escroticeiloveyou
16/12/2015 s 23:51
Eu gostei muito do reviwe.
Só falou bem. A unica coisa k precisava melhorar infelizmente tem um grande impacto.
Em qualquer jogo de corrida eu odeio quando bato e demoro a alcançar o primeiro lugar mesmo indo bem de novo mas quando é com os outros corredores em um piscar de olhos ja tao atras de mim. Não tem logica!

Nintendista sempre reclama de nota 7 pra exclusivos mas adora falar k os da concorrencia são injustamente elevados. E claro, genericos por serem realista, tudo igual.

Eu gosto das analises da UBR.
O modelo é explicativo. Ele por exemplo explicou pq a IA é ruim e não apenas argumentou k ela é ruim e pôs a nota.
As vezes o fanboysismo fala alto, cm nas analises de pokemon (criticaram a historia boba e suprrficial de Moco Moco Friends mas deixaram passar o retrocesso de pkm pq bw é uma exceção na série).
Mesmo assim é um dos melhorrs BR no geral. Samba lindamente em todos os outros sites Nintendista.

E esses velhoes e orfãos de cartuchos e passwords de saves do SNES sempre enxendo o saco com questão de dificuldade. Hoje em dia ninguem tem tempo pra se dedicar 3 meses so pra 1 jogo so pra aprender as manhas dele. Se toquem.
E um fato pros analfabetos funcionais: não é a dificuldade k é criticada e sim a má IA desregulada. Claro k isto implica na dificuldade, mas em nenhum momento li k ela não é bem vinda, só k foi mal feita.

Menos choro meu povo. Pfv.
Boa noite X3
Joaolandia
16/12/2015 s 23:48
Eu quero aquelas roupas do mii no Super Smash Bros 4, mas eu não sei como, eu quero ajuda. Por Favor!!!!
Voliver
16/12/2015 s 23:42
Seph_luis, se for isso mesmo que disse, então faz sentido. No começo eu tava apanhando feio, e aos poucos ia melhorando, quando comecei a consegui ficar um tempo considerável em primeiro, senti esse lance de rubber banding por nunca conseguir me distanciar do primeiro colocado. Mas depois que vi que os tempos recorde eram sempre menores mesmo até dos pilotos que ficavam em primeiro no championship, eu descartei a possibilidade de rubber banding, e passei a crer que de fato o que acontecia é que eu era muito ruim, tanto que após treinar arduamente no time attack, consegui 1st place sem grandes dificuldades no championship. Teve uma corrida que consegui ficar 7 segundos a frente do segundo colocado, e isso me fez acreditar ainda mais que não se trata de rubber banding, e sim de um jogo difícil, que, se vc se dedicar, vc se sucede, senão, é punido a ponto de achar que jogou dinheiro fora. Maaas, se mesmo assim, existe esse tal rubber banding no jogo, então sim, é um ponto negativo, também não gosto disso.

Enfim, nota é algo complicado de se dar, o ideal é ler a review mesmo, as notas mais concisas com suas análises são as da EDGE, até onde sei. Não sou especializado, mas na minha visão, por exemplo, não dá pra comparar um jogo indie feito por 4 pessoas com um Xenoblade da vida, por exemplo. Então não é pq caso haja alguma mídia especializada que deu nota maior pro FRN do que pro Xenoblade, que FRN seja melhor que Xenoblade. Acho que viajei um pouco, espero que quem for ler o que escrevo entenda um pouco do que quero dizer, mas no meu ponto de vista esse jogo merece pelo menos 8.5. Preço, indie, gráficos, polidez, conteúdo, trilha sonora, eu daria um 9/9.5 xD
Stardust
16/12/2015 s 23:26
Pois é @WTF Ivysaur, mas essa nota para Fast Racing Neo não está baixa (7,5-8,5 é a média), a de outros jogos que estão muito altas.

Essa galera tem que ser mais crítica em jogos indies, porque ver joguinhos como Gunman Clive e Mighty Switch Force, que são plataformas 2D genéricos, recebendo nota 8,5 é exagero.
WTF Ivysaur
16/12/2015 s 23:01
O problema é a incoerência com os reviews.

Já vi muito jogo escroto (no mau sentido) aqui no WB receber 85, 90.

Dai vem esse cara e dá um 7,5.

São reviewers diferences e talz, então é meio zoado mesmo.
Jaime88
16/12/2015 s 22:02
Na boa.
O game é muito bom, hardcore mesmo...
Mas neeeem de longe se compara à dificuldade de F-Zero GX...

Gráficos soberbos
Altíssima sensação de velocidade
Desafio elevado
Mecânica de jogo apurada
Sistema de "phases" a lá Ikagura
Homenagens a F-Zero
Toques de Mario Kart
Rubber band? Não, só fui passado ao fazer barbeiragem mesmo

Não concordo com a nota.
Hariel
16/12/2015 s 21:57
achei lindo o jogo....

faz lembra aquele game do star wars quando anakim era um sonhador e um idealizador de contruir naves por terra....

acredito que o game pad é bem aproveitado

acredito que este game vai esquentar grandes emoções nós apaixonantes pelo wiiu
Seph_luis
16/12/2015 s 21:34
@Voliver

Eu jogo F-Zero e Wipeout há tempos, não sou exatamente um iniciante no gênero. Ver o tempo final dos oponentes não implica que o jogo não tenha rubberband. O oponente pode fazer 2 voltas em 1 min ou uma volta em 15 seg e outra em 1min 45s que o total seria o mesmo.

E como disse no texto, o problema do rubberband é justamente por causa de iniciantes. F-Zero e Wipeout tem suas dificuldades mais baixas para acostumar jogadores iniciantes e aqui isso não funciona. É até bizarro que o jogo foi ficando mais fácil conforme fui aumentando a velocidade, pois a AI cometia mais erros ainda. Eu tive mais dor de cabeça com o jogo no Subsonic do que no Hypersonic.

@Kan
7,5 não é uma nota ruim. Só acho que a falta de uma mecânica de virada rápida e a rubber band realmente afetaram o jogo. É triste falar em um jogo de corrida que bater na curva é mais eficiente do que freiar. A rubberband também tira aquela alegria de conquista que tinha em F-Zero, pois a dificuldade é artificial.
Kan
16/12/2015 s 20:45
Boa análise, mas não entendi pq 7,5. Também concordo com o Voliver, esse jogo não é pra qualquer um
Voliver
16/12/2015 s 20:29
É engraçado ver a galera no facebook se gabando platinando todas as cups em todas as dificuldades no Mario Kart 8, como se tivesse sido um feito e tanto. Praticamente todas as cups em todas as dificuldades eu peguei 3 estrelas de PRIMEIRA, ou seja, qualquer noob consegue tal feito. Agora Fast Racing Neo é diferente, é um jogo hardcore, que só os mais dedicados vão conseguir platinar o jogo. Eu to postando meus primeiros lugares nas cups no Miiverse com gosto (ainda to no Supersonic), quando vejo alguém postando 1st em Hypersonic eu aplaudo de pé!
Voliver
16/12/2015 s 20:24
Cara, gostaria de ver um review seu de F-Zero... Só vi choro em relação a dificuldade alta do jogo. Esse lance de rubber banding é furada, vc pode notar que as CPUs fazem o tempo das fases piores que os recordes da Shin'en, ou seja, não tem nenhuma roubalheira.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
análises recentes
switch
switch
switch