Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
análise • eshop 
Petit Novel Series: Harvest December
Escrita por José Viana
Petit Novel Series: Harvest December é uma série de pequenas visual novels, pela desenvolvedora japonesa Talestune e publicada pela Circle Entertainment no Ocidente. Composta por treze contos, cada um prosseguindo a história ao longo de um ano, de Dezembro a Dezembro, é contada a história de Masaki, um garoto que acaba de se mudar para a cidade de Tagami, no interior do Japão.



De início, para aqueles que não conhecem, visual novels são jogos em que o foco é a história, contada através de textos, sons e imagens, de forma que o jogador estivesse lendo um livro interativo, dessa forma havendo pouca ou nenhuma jogabilidade propriamente dita. É um gênero muito forte no Japão, e já tivemos jogos do gênero lançados no Ocidente, como os jogos da série Ace Attorney e Zero Escape: Virtue’s Last Reward.

Petit Novel Series: Harvest December relata a história do protagonista Masaki, um colegial que acaba de se mudar para a cidade de Tagami, quando prontamente começa um relacionamento com a deusa da cidade, Shiro, e com a filha do conglomerado que controla a cidade, Yuki. Durante o ano, ele deverá enfrentar conflitos e decidir qual é o seu verdadeiro destino.



Para um jogo que é só história, Harvest December dá conta de sempre manter o jogo interessante e o jogador entretido. Apesar do tema principal envolver o mistério da cidade e dos romances em que o protagonista está envolvido, há várias cenas de comédia, romance, suspense e até mesmo terror ao longo do jogo. A história de Masaki e seu grupo está longe de ser um conto convencional de um garoto no colegial.

Como a arte é um dos focos neste gênero, o jogo não faz feio. Apesar dos traços serem um pouco diferentes, justamente é o que torna o jogo único. O design da deusa Shiro, em cima de seu lobo, assim como os traços e o kimono de Yuki, existe uma grande atenção aos detalhes. Não existe dublagem do jogo, mas há uma trilha sonora para acompanhar a história, muito bem orquestrada, que invoca o clima de uma cidade japonesa.



No Nintendo 3DS, o jogo é dividido em a tela de cima ficar exclusivamente por conta da arte, do cenário e dos personagens, enquanto a tela de baixo disponibilizar o texto e todo o diálogo entre os personagens. Existe o controle para pular todo o texto, o texto seguir automaticamente ou mesmo rever alguma fala ou cena que perdeu ou possa ter pulado enquanto joga.

O meu maior problema com o jogo foi o método utilizado para a tradução. Quando jogos japoneses são traduzidos para o mercado ocidental, empresas empregam técnicas diferentes para melhor adaptar o jogo ao seu público-alvo. Harvest December mantém muitos, mas muitos dos seus termos japoneses originais, o que quebra a imersão para jogadores que não estão familiarizados com os termos, por mais que apareça a explicação de alguns deles quando tocar nos termos pela tela de baixo.



No geral, Petit Novel Series: Harvest December chamou a minha atenção no final de 2015 por ser um novo lançamento de um gênero pouco representado no Nintendo 3DS, e por mais que não seja um título conhecido, fiquei surpreso com a qualidade da história e a progressão da jornada do protagonista. Pelo seu gênero, não é um jogo indicado para qualquer jogador, mas caso esteja procurando uma história bem escrita ou tiver familiaridade com o gênero, Harvest December pode ser o único lançamento por um bom tempo.

Veredito

Petit Novel Series: Harvest December é um jogo para um público específico. Caso esteja disposto a tentar algo novo ou já conheça outros jogos do gênero, é uma ótima forma de se entreter até uma próxima visual novel ser lançada.




Jogo analisado com código fornecido pela Circle Entertainment.
8,0
COMENTáRIOS • site
nervcorp
01/03/2016 às 20:41
Cara quero muito um visual novel de Fate stay nigth traduzido para o 3DS.

Acho que o erro é chamar uma visual novel de jogo, ele não é um game, quem pega uma visual novel para ler não é "gamer" e sim é um leitor. Você não vai zerar o jogo e sim vai terminar de ler.

Creio que o publico é mais para leitores que tem 3ds do que gamers que querem viver a experiência de um game.
Chico_BR
17/01/2016 às 22:30
@Ninja Gaiden, kkkkkkk... verdade.
Ninja Gaiden
17/01/2016 às 22:11
@Chico_BR,
Bons tempos esses...
Kkkkkkkkkkkkkk.
Chico_BR
17/01/2016 às 21:44
Joguei muitas Visual Novels quando era mais novo... daquelas Hentai, hehe...
True Love, Nocturnal Illusions e Immoral Students eram minhas favoritas.
tutukenobi
17/01/2016 às 16:54
Muito bom ver review desse tipo de jogo no Wii Brasil

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
análises recentes