Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
análise • eshop 
Gurumin 3D: A Monstrous Adventure
Escrita por José Viana
Gurumin 3D: A Monstrous Adventure é a mais nova versão de um clássico da famosa desenvolvedora japonesa chamada Falcom. Conhecida por várias séries famosas em outras plataformas, Gurumin 3D é o primeiro jogo da empresa a ser lançado para uma plataforma Nintendo desde “Legacy of Ys: Books I & II” para o Nintendo DS em 2009. O jogo foi lançado originalmente para PC e passou por outro portátil antes de chegar ao Nintendo 3DS, graças aos esforços de sua publisher no Ocidente, a Mastiff Games.



O jogo conta a história de Parin, uma jovem garota que passa a viver com seu avô na cidade de Tiese após seus pais serem chamados para uma missão de escavação fora do país. Em uma cidade de mineiros, Parin se sente isolada após descobrir que é a única criança, até que se depara com uma garota misteriosa sendo atacada pelo cachorro rabugento da vizinhança.

Após resgatá-la, Parin descobre que a garota é na verdade um “monstro”, que em retribuição, apresenta o mundo dos monstros para Parin. A cidade em que os monstros amigáveis moram é atacada por um grupo de inimigos, e cabe à Parin, após conseguir tirar a broca cravada no chão no melhor estilo Rei Artur, a missão de resgatar seus novos amigos e acabar com os planos de destruição dos vilões.



Se a história parece um tanto juvenil, é porque Gurumin 3D encarna o melhor estilo dos jogos de época do Nintendo 64, com gráficos coloridos, uma história inofensiva e engajante, além de uma jogabilidade que consegue ser fácil para iniciantes e interessante para os mais experientes. Talvez pelo nicho em que se encontra, o jogo não poderia encontrar um novo lar melhor do que o Nintendo 3DS.

A jogabilidade segue o estilo “parte RPG de ação”, parte “plataforma”. Durante o jogo, é possível encontrar fases mais puxadas para um estilo do que para o outro, mas com uma curva de aprendizado que exigirá do jogador uma melhora nos controles e compreensão no sistema de batalha.



O sistema de batalha é todo centrado em Parin e sua broca. É possível realizar combos simples com sua fiel arma, ou mesmo comprar movimentos novos com o solteirão da cidade, que também vende itens de manutenção para sua broca. Quanto mais você a usa, seja para atacar inimigos ou quebrar jarros e pilastras do cenário, mais ela “carrega”, aumentando o dano causada por ela e possibilitando o uso de mais ataques.

A parte plataforma do jogo é o que você pode esperar de plataformas 3D da época do Nintendo 64, levando em conta que os prós e os contras são basicamente os mesmos. O jogo exige uma precisão em alguns momentos que os controles simplesmente não ajudam, ou a câmera não consegue focar num ângulo aceitável para alcançar a próxima plataforma. Ossos do ofício, conseguiram traduzir o melhor e pior daquela época para este jogo. Pelo menos adicionaram suporte às novidades do New 3DS, como o controle para câmera e ZL/ZR para a esquiva.



Os gráficos do jogo são atraentes e com uma estética mais infantil, apesar de contar com alguns problemas de performance, mesmo numa plataforma relativamente mais forte do que as anteriores. O efeito 3D do jogo é uma adição bem divertida para um jogo com essa temática mais leve, mas não deixe o estilo te fazer achar que é um jogo superficial, porque Gurumin 3D tem muito a oferecer. O jogo também conta com uma dublagem em inglês, remanescente dos jogos de antigamente.

A duração do jogo é razoável, chegando a 15 horas para uma primeira aventura, embora cada fase conte com seu próprio ranking e o jogo conta com dificuldades cada vez mais complexas para o jogador que procura um desafio. O jogo não tem muita competição na plataforma para o que oferece e lançado a essa altura do campeonato por um preço bem acessível, é possível que mais jogadores prestem atenção e deem uma chance para este clássico.





Veredito

Gurumin 3D: A Monstrous Adventure é um clássico traduzido para as peculiaridades do Nintendo 3DS. Encantador, juvenil e engraçado, Gurumin 3D consegue levar os jogadores à uma geração mais descontraída e divertida dos games.




Jogo analisado com código fornecido pela Mastiff Games.
8,0
COMENTáRIOS • site
ironmateus
04/11/2016 às 16:07
Eu tenho Gurumin do PSP e é um bom jogo, vale a pena dar uma chance ao game.
Rich-san
20/10/2016 às 07:21
Simpático o jogo.
Akise Aru
18/10/2016 às 23:42
Sem áudio original não jogo.
p-junior
18/10/2016 às 11:29
Tenho esse game na steam e recomendo

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
análises recentes
switch