Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
artigo 
E3 2013 Index: Wii U
Postado por Equipe Wii U Brasil

Lançamento: 20 de junho (DLC)


Risque o Bros. Luigi ganhou (outra) chance nos holofotes esse ano, e não bastasse ser o protagonista, é "roubando" o jogo do irmão. Dessa forma, New Super Luigi U pega muito emprestado de New Super Mario Bros. U, do World Map aos inimigos. É claro, alguns novos debutam e cada uma das mais de 80 fases foram retrabalhadas, algumas em prol destes.

O irmão de Mario pula mais alto, corre mais rápido e tem maior dificuldade de desacelerar, aumentando o desafio. A cereja do bolo daqueles que acharam New Super Mario Bros. U fácil é o contador de tempo reduzido pra 100 segundos. Um pacote completo da aventura 2D dos encadores (perdão, do encanador) distribuído digitalmente por 20 dólares e futuramente no formato físico é uma proposta e tanto. New Super Luigi U lança ainda este mês no eShop do Wii U.


Lançamento: Outubro de 2013


Reclamações à parte direcionadas à onda casual que infestou os videogames da Nintendo nos últimos anos, alguns destes jogos, mesmo que limitados, propiciaram momentos de diversão, principalmente entre amigos em diversas partes do mundo. Wii Party apareceu e conseguiu arrebatar milhões de adeptos se tornando um sucesso comercial a longo prazo com seus minigames que faziam uso intenso do Wii Remote numa atmosfera que nos remetia aos Mario Party, porém encarnada na figura dos Miis. Agora, em seu novo console, com Wii Party U, a Nintendo focará na mesma diversão, porém com um uso da jogabilidade por meio do Wii U GamePad. O inventivo controle poderá trabalhar em companhia de vários jogadores portando um Wii Remote ou, ainda, sozinho, sem a necessidade do uso de uma televisão, mediante minigames que proporcionarão, inclusive, um multiplayer, por meio de seus analógicos, como num jogo de pebolim, por exemplo. Integração ao Miiverse também marcará Wii Party U, que chegará às prateleiras em outubro deste ano.


Lançamento: 4 de agosto


Pikmin 3 aparece em outra E3. O tão antecipado terceiro título das criaturas de Miyamoto finalmente tem data marcada no calendário e a presença do título na feira apenas serve pra reconfirmar antigas informações e rumores. Os novos tipos de Pikmin, Rock e Flying, estavam jogáveis, e houve a confirmação de um modo multiplayer, embora ainda sem detalhes sobre a existência ou não de um componente online.

O multiplayer aparenta ser competitivo e uma disputa de tempo objetivando adquirir o máximo possível de itens em uma cartela disponível na tela. Split-screen local foi confirmado e o restante dos detalhes devem ser revelados em breve. Pikmin 3 lança em agosto deste ano.


Lançamento: Início de 2014


Cabeças vão rolar. Bem, não literalmente, mas você pode se sentir um pouco tonto, já que uma das grandes novidades de Mario Kart 8 são os veículos anti-gravidade. Quando você se aproximar de uma parede ou de um parte da pista com uma grande inclinação (ou mesmo quando estiver derrapando), as rodas irão se transformar e o veículo irá ser atraído para a superfície. De Mario Kart 7, o jogo herda, entre outras coisas, as possibilidades de planar e de dirigir na água. De Mario Kart Wii, o jogo herda as motos e os quatro jogadores extras, 12 no total. Além dos veículos anti-gravidade, é prometido um ambiente online maior do que qualquer outro na série, inclusive com gravação e compartilhamento de vídeos.

Apesar de termos poucas informações sobre o mais importante - o design das pistas -, esses ingredientes podem resultar numa refeição farta e saborosa.


Lançamento: Dezembro de 2013


Isso não era o que estávamos esperando. Super Mario 3D World não lembra em nada Sunshine, Galaxy ou mesmo Mario 64. Mas, ei, vamos dar o benefício da dúvida, afinal.

Super Mario 3D World é claramente inspirado em Super Mario Bros. 2, com quatro personagens jogáveis, sendo que cada um possui características e habilidades próprias. O multiplayer, de fato, parece ser um grande foco do jogo, embora ainda exista um modo solo completamente funcional. A câmera acompanha os personagens de uma forma que nunca havíamos visto em um Mario, embora seja provavelmente descendente de Super Mario 3D Land. Por fim, temos o novo power-up: Mario (ou Peach, ou Toad, ou Luigi) se transforma em um gato e ganha habilidades como escalar paredes e arranhar com as unhas.

Esse não é o Mario que imaginávamos, mas ainda é cedo para julgamentos. Super Mario 3D World será lançado em dezembro.


Lançamento: Outubro de 2013


Como que um pedido de desculpas adiantado pela já esperada demora do The Legend of Zelda original do Wii U, Aonuma anunciou Wind Waker HD em um passado Nintendo Direct, como uma evolução do Zelda Experience da E3 2012. Ainda assombrado pela parte gráfica, essa remasterização do odiado-amado estilo cartunesco do jogo de 2010 tem como maior alvo de discussões a adição de blur aos cenários e modelos originais. Melhorias no processamento devido ao hardware mais avançado também ocorrerão; agora o oceano é renderizado por completo ao mesmo tempo, por exemplo.

O diretor executivo ainda mostra novidades como controlar a Wind Waker através da touch screen do GamePad; mapeamento de até 8 itens em botões; nova velocidade de transporte para o barco; off-tv play; a utilização do giroscópio para a luneta e, provavelmente, a PictoBox. A última mudança anunciada está no antigo Tingle Tuner, antes parte de uma integração do GameCube com o GameBoy Advance e agora um sistema de mensagens ligado ao Miiverse. Aonuma ainda promete mudanças no pacing do segmento final do jogo, a caça às partes da Triforce, mas deixa no ar o que será feito, assim como as desejadas novas dungeons. Mais novidades sobre o título devem aparecer nos próximos meses, até seu lançamento ainda este ano.


Lançamento: 2014


Anunciado antes da hora, a espera pelo novo título dessa franquia de luta da Nintendo consumiu muitos. A hora finalmente chegou, e o novo Super Smash Bros., ainda sem subtítulo, virá para o Wii U e debutará em portáteis, no 3DS. Não existem muitas revelações, principalmente quanto à participação da Namco Bandai na produção e da evolução da parte competitiva do título, mas já tivemos confirmação do retorno dos Final Smashes, e alguns personagens e cenários inéditos.

Estreando, o Villager de Animal Crossing entra com a rede de insetos, pás e as traiçoeiras pitfall traps, balões, e mais. Já a maior surpresa do anúncio, o tão desejado MegaMan finalmente entra na pancadaria. O arsenal deste ícone da Capcom é robusto e conta com diversos poderes que o mascote adquiriu em suas inúmeras jornadas. A enorme gama sugere customização dos ataques ou, provavelmente, um slot que funcione à la Mr. Game & Watch. A última personagem anunciada até agora é a treinadora de Wii Fit, parte da história da Nintendo nessas últimas gerações. Entre as arenas, é possível visualizar Skyloft, os trilhos de Spirit Tracks e a vila dos Animal Crossing. Mais personagens devem ser revelados ainda nesta feira, e até seu eventual lançamento, apenas em 2014.


Lançamento: 25 de outubro


Bruce Wayne teve trabalho dentro de Arkham. Primeiro, em Asylum, depois em City - este presente no Wii U desde o lançamento. Neste ano, ele retornará aos videogames em uma história que conta os fatos que antecederam os dois jogos da franquia. Em Origins, o Batman terá que sobreviver o Natal em Gotham, já que Black Mask, um dos vilões do universo dos quadrinhos, colocou um preço pela cabeça do morcego e convocou seus "colegas" para irem atrás dele.

Com lançamento previsto para o próximo dia 25 de outubro, Batman: Arkham Origins deverá trazer um Batman dotado de menos gadgets, mas aproveitar o primoroso combate freeflow introduzido no primeiro jogo da franquia em 2009. Joker, Penguin, Bane e Deadshot estarão entre os inimigos que o herói terá que encarar no inverno da metrópole. Do seu lado, o morcego terá apoio do capitão James Gordon e de seu mordomo Alfred.

A Rocksteady Studios, responsável pelos dois primeiros jogos da série Batman: Arkham, não está envolvida com o projeto, que está sob as mãos da Warner Bros. Montreal. Espera-se que o alto padrão de qualidade seja mantido. Se existe alguma garantia para tranquilizar os fãs, é bom lembrar que Batman: Arkham City Armored Edition foi portado para o Wii U por este estúdio.


Lançamento: Novembro de 2013


Parecia óbvio, mas ninguém viu isso chegando. O tão antecipado novo título da Retro Studios não é tão novo assim, sendo uma sequência do aclamado Donkey Kong Country Returns, candidato a melhor platformer do Wii. Visuais em alta definição e o retorno dos segmentos subaquáticos são os maiores chamarizes de Tropical Freeze, mas não são as únicas novidades. Também temos confirmados dois novos personagens jogáveis, Dixie Kong e um misterioso quarto, além do retorno dos 3 corações na vida dos personagens inserido na versão de 3DS do anterior. Ainda não há uma palavra oficial na função do GamePad no jogo ou se o multiplayer presente desta vez conterá um modo online, perguntas frequentes e que devem ser respondidas logo, para este que é um dos grande lançamentos da Nintendo no segundo semestre de 2013.


Lançamento: 2014


Considerado pelos fãs como uma sequência espiritual de Xenoblade, jogo aclamado pela crítica como um dos melhores RPGs da última geração, o título da Monolith Soft almeja criar um mundo aberto tão convincente quanto o antecessor. As semelhanças nos cenários e no design dos personagens é inegável, porém a existência de robôs pilotados pelo personagem (aparentemente denominados Dolls) remetem a outras franquias da empresa.

Os detalhes sobre o jogo ainda são escassos, porém os trailers despertaram uma grande expectativa dos jogadores. Esperamos que dessa vez não seja necessário uma mobilização em massa como a Operation Rainfall para trazer o jogo ao ocidente. O X do logo é sinônimo de um enredo de qualidade e a promessa de muitas horas de gameplay.


Lançamento: 3 de setembro


É um assunto passível de discussões, mas Rayman Origins é, provavelmente, o melhor jogo de plataforma 2D da última geração. Legends era para ser seu sucessor na nova geração de consoles, mas a Ubisoft mudou de ideia e decidiu adiar, adiar, adiar e anunciar o jogo, antes exclusivo de Wii U, para PlayStation Vita, PS3 e Xbox 360. O que era para ser um título da janela de lançamentos da plataforma da Nintendo, acabou atrasado em quase um ano até ter confirmado o dia 3 de setembro como data para os jogadores das Américas finalmente desfrutarem dos aprimoramentos sobre a excelente fórmula de Origins.

Os donos de Wii U já tiveram o gostinho do que será Rayman Legends, pois um demo e o Challenge App saíram para o console quase como um pedido de desculpas pelos repetidos atrasos. A espera, ao que tudo indica, deve ser recompensada com um jogo de plataforma 2D superior ao excelente Origins. Novos inimigos, fases rítmicas baseadas em remixes de Eye Of the Tiger, entre outras músicas, fazem parte do cardápio de novidades.

Se isto não for o suficiente, resta aos donos de Wii U comemorar o fato do GamePad permitir um co-op divertidíssimo e exlusivo à plataforma da Nintendo, que terá fases exclusivas em relação às versões de Xbox 360 e PS3. A questão é a seguinte: estariam os fãs dispostos a perdoar a Ubisoft pelos atrasos recorrentes? Esperemos até setembro pela resposta.


Lançamento: 2014


Mesmo com o primeiro jogo da série tendo sido lançado apenas para PlayStation 3 e Xbox 360, a Nintendo resolveu bancar o desenvolvimento da continuação do aclamado beat-them-up criado pela Platinum Games.

São poucos os detalhes divulgados até o momento, mas com os poucos vídeos mostrados nota-se que o jogo permanece com sua jogabilidade de combate rápida, set pieces exageradas e que ainda conta com algumas novidades como o recém-anunciado multiplayer para dois jogadores. Espera-se que o jogo seja lançado em 2014 exclusivamente para o WiiU e que seja tão bom quanto seu predecessor, senão melhor.


Lançamento: 20 de agosto


Splinter Cell: Blacklist é certamente, em termos de conteúdo, o maior Splinter Cell já criado. Temos a campanha solo, um modo cooperativo e um modo competitivo. Mas seria o melhor?

Embora o desejo de compreender todos os estilos de jogo seja ousado, Blacklist parece caminhar por uma estrada segura, já que não vimos - até o momento - grandes inovações nos sistemas criados para Conviction. Entretanto, talvez isso seja o suficiente, já que a fórmula do último jogo é impecável - só precisa de níveis e pequenas correções para que possa exercer o seu potencial completo. Em relação à versão de Wii U, vários dos apetrechos de Sam Fisher poderão ser controlados com o GamePad e esperamos um uso interessante no modo Spies vs. Mercs.

O primeiro jogo da Ubisoft Toronto carrega um grande legado nas costas, mas tem tudo para corresponder a ele.


Lançamento: 13 de outubro


Sonic and The Dark Knight talvez tenha sido o estopim que evidenciava uma fragilidade da SEGA em desenvolver jogos protagonizados pelo ouriço e tentar voltar aos bons tempos que se encerraram, até então, na era Dreamcast. Entretanto, diante de diversas tentativas, Sonic Colors e Sonic Generations foram amostras de que ainda há esperanças de vermos títulos de boa qualidade do ouriço com uma boa frequência. Sonic Lost World tem como objetivo aperfeiçoar essa diretriz positiva para a franquia.

A nova ameaça que atende pelo nome de Deadly Six junto a um velho conhecido inimigo rondarão Sonic em Lost Hex e seus belos cenários, em sequências 2D e 3D. No Wii U, o acesso aos Color Powers será mais dinâmico devido ao GamePad. Integração ao Miiverse e possibilidade de jogar somente via GamePad, sem a necessidade de TV são algumas das novidades exclusivas para o console de mesa da Nintendo, assim como, no modo multiplayer, ser possível conciliar a disputa entre dois jogadores somente pela TV e GamePad, sem tela dividida. Para se unir ao acervo de jogos de plataforma que vai se formando no Wii U, Sonic Lost World será lançado ainda neste ano.


Lançamento: 15 de setembro


Fruto da parceria da Nintendo com a Platinum Games e um dos primeiros jogos third-party a ser anunciado para o Wii U, The Wonderful 101 é um jogo de estratégia em tempo real exclusivo para o Wii U e possui o ritmo frenético característico da empresa. Controlando um grupo de 100 super-heróis, o jogador (o 101º personagem) deve salvar o mundo de uma invasão alienígina.

O principal diferencial é a habilidade dos heróis de juntos se transformarem em armas gigantescas, a partir de símbolos desenhados na tela do Gamepad. Com um visual cartunesco e gráficos coloridos, o jogo aparenta ser uma viagem quase psicodélica. Com o lançamento previsto para setembro deste ano, em breve será possível conferir se a experiência é digna do título.
COMENTáRIOS • site
X4TO
09/07/2013 às 20:42
lembro de fikar jogando mario kart no meu snes, alias foi meu primeiro video game.
jogava muito com o meu primo o multiplayer tipo mata-mata altos cascos vermelhos hasuahsuashu meu wii u chega quinta feira e to loko pra jogar o super mario bros wii u e com certeza pegarei a expansão com o luigi u :D
GerusBlade
30/06/2013 às 17:47
Super Mario 3D World, Zelda Wind Waker, Bayonetta 2, X, Sonic Lost World, Splinter Cell Blacklist, Watch Dogs e Assassin's Creed IV Black Fag.

Estes são os jogos que são obrigatoriedade pegar pro meu Wii U.

Ahh e na descrição do Sonic, é Sonic and the BLACK KNIGHT e não DARK KNIGHT, corrige aí!
D2Boy
28/06/2013 às 21:40
A lista de lançamentos para o Wii U presentes na E3 foi muito boa jogo para todos os gostos mostra que a Nintendo está disposta a recuperar o Wii U e com certeza irá recuperar o console e como já falei antes vou comprar o Wii U,já está decidido.Essa Index tem tanto jogo bom que alguns ficaram de fora,mas a lista de jogos para Wii U que serão lançados em breve é espetacular.
Caiotbran
17/06/2013 às 16:31
@marcoslm
O INDEX ainda não está completo, mas estamos trabalhando para finalizar e ainda temos as prévias de alguns jogos...
Marcoslm
16/06/2013 às 03:45
Bem feito, mas pecou gravemente ao simplesmente ignorar The Wonderful 101, Oddworld: Stranger's Wrath HD, Call of duty Ghosts, Watch dogs, Assassin's creed IV, Deus-Ex, Sonic olympic games, Scribblenauts, Just dance 4, Disney infinity e Planes, todos jogos citados inclusive pela própria Nintendo. Esse index acaba não servindo pra nada, pois mostra apenas metade dos games mostrados para WiiU, não tem como eu nem usá-lo para mostrar pros meus colegas os jogos legais que serão lançados
nicolasacmf
13/06/2013 às 20:55
@Gvitor

Tudo bem, eu fiquei meio animado na hora de escrever.
Gvitor
13/06/2013 às 16:59
"e o novo Super Smash Bros., ainda sem subtítulo, virá para o Wii U e debutará em portáteis, no 3DS."

Além disso, ele está na INDEX do 3DS também.
Super FOG
13/06/2013 às 16:57
Faltou mencionar que Super Smash Bros. também sairá para 3DS.
Gvitor
13/06/2013 às 14:00
Não dá pra dizer tudo sobre o jogo nesses textos, @nicolasacmf. Eles são resumos onde tentamos dizer basicamente o que o jogo é, as novidades, e o lançamento. Informações completas virão nas eventuais prévias e análises que publicarmos.

E sim, Watch_Dogs e CoD Ghosts devem aparecer por aqui ainda, a INDEX vai ser atualizada ao longo da semana.
raereu
13/06/2013 às 13:09
Parabéns pela organização que é vista todo ano nessa seção!!
nicolasacmf
13/06/2013 às 13:04
Vale notar também que foi confirmado que Mario Kart 8 vai rodar em 60fps, e parece que estão trabalhando pra manter isso durante o Multiplayer online também. New Super Luigi U também tem assets novos. Super Mario 3D World também mostrou um chefe que parece ser baseado em um chefe cobra de várias cabeças de Super Mario Bros 2. No Smash Bros de 3DS também tem a Arena Ferox, de Fire Emblem Awakening.
nicolasacmf
13/06/2013 às 13:04
Vale notar também que foi confirmado que Mario Kart 8 vai rodar em 60fps, e parece que estão trabalhando pra manter isso durante o Multiplayer online também. New Super Luigi U também tem assets novos. Super Mario 3D World também mostrou um chefe que parece ser baseado em um chefe cobra de várias cabeças de Super Mario Bros 2. No Smash Bros de 3DS também tem a Arena Ferox, de Fire Emblem Awakening.
nicolasacmf
13/06/2013 às 12:50
Vocês só vão colocar os jogos que foram mostrados no Direct? Por que se não, ficou faltando Watch_Dogs, CoD: Ghosts (sim, foi confirmado que sairá pro Wii U) e Assassin's Creed: Black Flag.
Gvitor
13/06/2013 às 02:46
Eu vi o Developer Direct e mesmo assim está inconclusivo. Ele tem muitos ataques e os do vídeo talvez não sejam os únicos. Coloquei isso apenas como sugestão mesmo, já que ainda não há confirmação 100%. Se aparecer alguma coisa mais concreta nos próximos dias, mudamos. :)
Aristarkh
13/06/2013 às 02:41
"A enorme gama sugere customização dos ataques ou, provavelmente, um slot que funcione à la Mr. Game & Watch."


Pelo Developer Direct, parece mais que os golpes baseados nos Robot Masters fazem parde de golpes normais, smashes, etc.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
artigos recentes