Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
artigo 
E3 2013 - Como a Nintendo se saiu?
Postado por Thales Nunes Moreira

No momento da publicação desse artigo, quase três semanas se passaram desde que a Nintendo fez a sua transmissão da E3. É conveniente, porque as conferências ou transmissões da Nintendo, em geral, seguem o caminho oposto das conferências de outras companhias. A Nintendo não é uma empresa que quer ou sabe criar empolgação, hype, ou qualquer nome que queiram dar. Em vez disso, os seus anúncios tendem a ser quietos, sem cerimônia e honestos. Por conta disso, demora um certo tempo para o "meh" se transformar em um "ei, isso é legal" (ou mesmo em um "é, isso foi ruim mesmo").

Enfim: há quase três semanas atrás, a Nintendo transmitia a sua Nintendo Direct especial da E3. Ou tentava. Nas três regiões, o stream foi marcado por travadas e quedas. Na transmissão americana, estava praticamente impossível de assistir. A Nintendo subestimou o tamanho da sua audiência, mas, francamente, quem não pensa o mesmo sobre a Nintendo hoje?
 
Bem, o caso é que a Nintendo mostrou jogos e, apesar de, em um primeiro momento, a Nintendo Direct ter soado decepcionante, donos de Wii U só têm o que comemorar. Não houve um jogo que, sozinho, vendesse o console, mas o fato é que são pouquíssimos jogos que têm essa capacidade - especialmente para a audiência americana e europeia -, de forma que uma biblioteca cada vez maior, com jogos cada vez mais interessantes, é uma garantia muito maior de vendas. E foi exatamente isso que a Nintendo começou a construir na terça, onze de junho.
 
Um começo tardio, mas um começo. O 3DS mostrou que a Nintendo aprendeu a espaçar bem os seus lançamentos e isso se reflete no segundo semestre do Wii U: de agosto em diante, há pelo menos um grande lançamento por mês para o console. Ainda que as bombas tenham sido guardadas para o próximo ano, os títulos desse segundo semestre devem ser mais do que suficientes para manter os donos atuais do Wii U felizes (ou ocupados) e para manter o console vivo no radar daqueles que não o tem.
 
 

Houve decepções, obviamente. Ninguém pediu um Super Mario 3D World ou um novo Donkey Kong pela Retro. Todos queriam a próxima evolução de Super Mario 64/Sunshine/Galaxy e qualquer outra coisa da Retro. Eram expectativas plausíveis e talvez se tornem realidade algum dia, contudo, quando as maiores decepções são dois jogos potencialmente excelentes, a situação pode estar melhor do que pensamos.
 
É só uma pena que não houve um único título que realmente mostrase por que o GamePad existe e por que ele existe em detrimento de outros atributos do hardware. O console ainda está no início da sua vida e coisas como menus simplificados são bem legais, contudo seria interessante - especialmente do ponto de vista mercadológico - haver um software desenvolvido especialmente para os céticos. Tal software não está em lugar algum na lineup atual do Wii U. ZombiU não será argumento para sempre.
 
 
Se "a Nintendo segue um caminho diferente das suas competidoras" já foi um argumento de fãs xiitas (ou de executivos tentando acalmar investidores), hoje é uma afirmação inquestionável. A apresentação da Nintendo na E3 não poderia ser mais diferente das concorrentes, bem como seus efeitos no público. Mas a Nintendo mostrou um grande número de jogos e, independentemente do interesse de cada um por cada jogo, a plataforma naturalmente fica muito mais competitiva a partir de agora. Poderia o Wii U, então, vencer a "guerra"? Não importa. Não para nós. O que realmente importa é termos uma indústria saudável e produtiva, com plataformas fortes e estáveis. 
 
Já era hora: o Wii U saiu do berço e começou a engatinhar. Onde irá chegar?
COMENTáRIOS • site
marcos_calvet
11/07/2013 às 09:45
@Chuck Uroz

Isso mesmo:
"Twilight Princess para GC em 2004"
"samsh - ele veio muito com a cara do Wii"

"Viva Donkey Kong na Retro!!"
Não concordo o jogo está mil anos luz atrasado se comparado com o antigo!
marcos_calvet
11/07/2013 às 09:39
@raereu Vc arrazou!!! Acho que vc está na mesma vibe que eu.


"comprei o NSMB U e os gráficos são HORRÍVEIS!!! O MARIO É TODO MAL FEITO... parece o NSMBW com filtros... "
marcos_calvet
11/07/2013 às 09:36
@Ferber

1 - Errei no meu texto, queria dizer que sunshine era difícil!

2 - Sim, mario anda dentro de canos, mato, entra na água e caga na tua cabeça! Acho digno umas texturas de pano, rasgos de leve e sujeira, mesmo que isso seja estilo cartoon. Um mario nesse nível iria fazer os fãs chorarem de alegria e isso eu te garanto!

obs. Vai ter fã defendendo o mario fofinho e liso, mas no fundo do coração deles eu sei! Isso se chama recalque p q o wii-u está 1 geracão atrás em hardware!
Ferber
05/07/2013 às 08:44
"Aguardo o LANÇAMENTO (apesar de aparentemente alguém já ter jogado e achado "decepcionante") e, principalmente, as análises de quem JOGOU. Aí eu vejo comprarei ou não. Caso compre, aí sim, eu JOGO e JULGO."

Disse tudo
File Not Found
04/07/2013 às 19:51
É tudo frescura no rabo de nintendista tentando ditar os rumos que a empresa tem que tomar.

Se empolgar por um comercial? Isso é coisa da Polishop!

Aguardo o LANÇAMENTO (apesar de aparentemente alguém já ter jogado e achado "decepcionante") e, principalmente, as análises de quem JOGOU. Aí eu vejo comprarei ou não. Caso compre, aí sim, eu JOGO e JULGO.
Aristarkh
04/07/2013 às 11:11
"Ganhar a guerra? que guerra? Estamos em guerra?"

Esse termo é usado desde a época do SNES...
Chuck Uroz
03/07/2013 às 12:45
Descordo do artigo completamente.

Primeiro, dizer que a Nintendo não sabe criar hipe é um erro; um dos momentos mais marcantes da história da E3 foi protagonizado pela própria com a apresentação da Twilight Princess para GC em 2004, cujo o trailer foi propositalmente editado para surpreender e obviamente gerar hipe...sem contar outros momentos como o video de anúncio do Wii. Ela escolheu esse modelo de apresentação justamente pra se posicionar a parte do concorrentes, o que particularmente não me agrada e acho bem sem graça, entretanto entendo que eventos como Nintendo Direct durante o ano são abordagem interessante, mas uma apresentação convencional na E3 faz falta sim!

Segundo, foi decepcionante sim. Mario Kart era uma obrigação, e veio muito bonito alias, entretanto gerou uma impressão negativa por praticamente 'matar' uma versão de F-Zero. Smash Bros era outra obrigação e ele veio muito com a cara do Wii, não está tão bonito quanto realmente deveria estar e até então não tivemos nenhuma novidade relevante. Super Mario 3D World é uma opção bacana, mas realmente não era necessário no momento. Por fim, Donkey Kong Country foi uma grata surpresa sim, e veio pra salvar essa apresentação. Agora...um novo Zelda, ou Metroid, ou Star Fox, ou F-Zero? Nada! Títulos relevantes de thirds? Nada praticamente! Melhorias no sistema online? Nada! Sem contar com o descaso das produtoras com o Wii U.

Terceiro. No geral acho as pessoas muito injustas com Donkey e com a Retro. A série Country no Super Nes foi uma das trilogias mais bem produzidas e recebidas da história dos consoles, com diversão de alto nível e gráficos e trilha sonora memoráveis, chegou até mesmo mudar a história do console. Desde até mesmo antes da Rare ser vendida pela Nintendo, não tínhamos uma atenção verdadeira para a série. isso é um tanto injusto com Tropical Freeze, já que a Nintendo percebeu que a série poderia voltar a proporcionar experiencias épicas e merecidas como a do auge da série, principalmente se observamos de que a qualidade do produto que pode sair deve ser de alto nível, já que David Wise mestre compositor da série no SNES volta a criar trilha sonora do Game. Sem contar no tanto de melhorias que deve ter, pois em Returns vimos bastante falhas. Apoio total a série e digo mais, que venha mais outro Donkey depois de TF. A Nintendo tem competencia suficiente para produzir um Metroid internamente. Viva Donkey Kong na Retro!!
Super FOG
03/07/2013 às 12:43
@raereu, obrigado por manifestar seu arrependimento em comprar um console da Nintendo, anotei aqui no meu caderno, chame o próximo por favor.

Eu acho que comprar hardware da Nintendo esperando poderio é MUITA, MUITA INOCÊNCIA! Eu inclusive acho o Wii U bem mais potente do que eu esperava, que era algo não muito distante do poderio do Xbox 360, hoje sabemos que ele é bem além disso (inclusive, até antes de mostrarem o PS4 e Xbox One, o Wii U era dado como o console mais poderoso da atualidade). E o que muita gente não sabe é que o Wii U tem sim potencial para gerar gráficos bem próximos do PS4 e Xbox One, o problema é que a Nintendo ainda trabalha com arquiteturas proprietárias, o que dificulta a programação.

Sabe por que tanta gente achou a apresentação da Nintendo ruim? Porque em algum momento as pessoas pensaram que ela era obrigada a fazer melhor que a Sony ou a Microsoft (se bem que conseguiu ser melhor que a da Microsoft, convenhamos ), as pessoas tem que entender que numa apresentação da Nintendo vão ter em sua maioria jogos da Nintendo, e de novo, é inocência pensar o contrário.
Ferber
03/07/2013 às 08:31
@ redfield: concordo sobre Rayman Origins. Não sei porque esqueci desse jogaço. Até hoje tenho a música da fase da água em minha cabeça. Rayman Origins, na minha opinião, é melhor do que todos os citados. E pensar que eu o comprei por R$ 79,90.

Não concordo sobre LittleBigPlanet ser melhor que NSMB. Acho a jogabilidade de LBP, em que os personagens quase planam durante o pulo, prejudicial a jogatina. Isso deixou o jogo lento. Não há aquela coisa meio frenética que existe no multiplayer de NSMB. Aquela sensação de urgência. Desconfio que boa parte da graça de LBP vem do apelo visual do jogo. Visual que eu nem acho tão bonito assim. Prefiro o que vi em DKCTF. Mas aí entramos em subjetividades.

Agora, apenas para ser justo: LBP tem editor de fases, que podem ser compartilhadas. Eu não me ligo muito nisso, mas reconheço que é interessante.

O meu comentário também foi muito baseado no que o pessoal tava falando. Tipo, a Nintendo tá muito mais do mesmo. Aí eu quis mostrar que a indústria toda age dessa forma. Quis mostrar que a concorrência (falei de PS3 porque nunca nem joguei Xbox360), muitas vezes, é ainda mais repetitiva.

Sério, quando joguei Uncharted 2 pela primeira vez estava com 4 amigos em casa. Depois daquela cena inicial do trem eu dei pausa e nós APLAUDIMOS O JOGO. Entretanto, se analisarmos os 3 jogos vamos perceber que se trata do mesmo jogo com gráficos melhores e história diferente. Quando lançarem o 4 para PS4 eu acho que será o mesmo jogo, com gráficos melhores e uma história diferente. Você não?

Sei lá, muitas vezes, eu nem me importo em ter mais do mesmo. Quem me dera que Final Fantasy XIII (blasfêmia), Resident Evil 4, 5 (blasfêmia) e 6 (blasfêmia) e Dead Space 3 (blasfêmia) fossem mais do mesmo.

Mas os que estão desiludidos com a Nintendo por conta dos hardwares que ela lança não conseguem enxergar que o mundo fora da Nintendo, na maioria das vezes, é muito mais repetitivo.

Compare a variação que Mario (franquia principal) teve ao longo de sua vida com a que GoW teve.

E outra, se tem uma empresa que é copiada descaradamente na indústria, essa empresa é a Nintendo. A Sony que o diga.
raereu
02/07/2013 às 20:59
Foi uma merda essa E3... desculpem o linguajar, mas é a melhor definição! Quando chegou no final da transmissão 90% do pessoal pensou - já?...cadê o resto? e o metroid? conferência de 30 minutos? Bixo, sinceramente, acho que a situação do Wii U não vai mudar, pq diferente do 3ds e VITA ele tem concorrência ... e se o pessoal reluta até hoje em comprar o "video game de criança com esses gráficos toscos" (3ds) imagina o super underpowered console de mesa! Esses dias vi MAIS UMA entrevista do Reggie falando que hardware não importa... e lembrei da entrevista passada falando que o Wii U seria muito próximo de PS4 e Xbox1... cara, Regie vc é o maior PILANTRA!!! Me arrependi demais de comprar esse Wii U... comprei o NSMB U e os gráficos são HORRÍVEIS!!! O MARIO É TODO MAL FEITO... parece o NSMBW com filtros... VSF Nintendo! (Só X pode me fazer mudar de ideia)
redfield
02/07/2013 às 19:20
@Ferber: LittleBigPlanet, como jogo, ganha fácil dos New Super Mario Bros.

Mas concordo contigo que perde para Donkey Kong Country Returns. E até citaria Rayman Origins que simplesmente humilha seus concorrentes em termos de level design e aspectos técnicos (arte e trilha sonora principalmente).
Gvitor
02/07/2013 às 18:14
Eu gostei de Sunshine. Mais do que de 3DLand. Prontofalei.
Super FOG
02/07/2013 às 14:36
"E não curti sunshine, mas esta a mil anos luz que 3D world aparenta ser."

Está livre pra não gostar do jogo, mas não vou suportar ver NENHUM jogo colocado como inferior a Sunshine. Sem forçar a barra, pelamor.
Ferber
02/07/2013 às 12:59
Esse aqui tá bom demais, temos que ir por partes

"O MARIO GALAXY SÓ FOI CONSIDERADO RUIM POR QUE AS CRIANÇAS NÃO CONSEGUIAM ZERAR. kkkk Aquilo sim tinha um nível de difículdade bom!!!!"

Quem considerou Galaxy ruim? Quem, em nome de Deus? Quem meu Pai? O jogo colecionou 10 em tudo quanto é canto. E outra, no dia que Galaxy for considerado um jogo difícil o negócio vai estar feio. Muito feio...

"quero mario com sujeira, bordas quebradas, mato, arvores, pedras, canteiro com flores variadas, texturas mais bem feitas, detalhes, riqueza no cenário!!!!"

Mario com sujeira...? É sério? Eu li isso? Bordas quebradas? Texturas mais bem feitas? As texturas boas seriam as de pano? Sou eu que tô ficando doido ou eu li isso mesmo. Taí, Mario com sujeira é uma frase que eu vou guardar comigo. Tipo, passar para os netos...

"Durante anos ele salva a princesa peach, puta que pariu, história ZERO."

Ahhhh conta tudo para sua mãe Nhonho.
marcos_calvet
02/07/2013 às 12:42
hahahah Detestei esse Mario novo, só gostei da roupa nova. O MARIO GALAXY SÓ FOI CONSIDERADO RUIM POR QUE AS CRIANÇAS NÃO CONSEGUIAM ZERAR. kkkk Aquilo sim tinha um nível de difículdade bom!!!! Super criativo e lindo d + pra época. Esse mario novo tá super mal feito pra realidade atual dos consoles. Tudo liso com brilhinho e efeitinho de luz pra deixar fofinho. Vai trabalhar bando de caça niqueis!!!! quero mario com sujeira, bordas quebradas, mato, arvores, pedras, canteiro com flores variadas, texturas mais bem feitas, detalhes, riqueza no cenário!!!! To FORA. Já basta a história idiota dos marios e agora gráfico podre. O que restou? Só a jogabilidade boa??? p q eu nem acho mais o mario engraçado. Difícil eu rir em alguma cena do jogo. Durante anos ele salva a princesa peach, puta que pariu, história ZERO. Ao menos o sunshine teve suspense no início. Todos os outros marios são a mesmisse. Saudades do sunshine e mario rpg. Kd a evolução da franquia? Só jogabilidade não funciona hoje em dia. Quero enredo bem estruturado, mesmo que focado no mundo do mario. Quero gráficos mais detalhados, mesmo que sejam em cartoon. Quero Jogabilidade. AFF....
Thales
02/07/2013 às 12:16
Vou confessar que também não sou o maior fã de 3D Land. Ele repete várias ideias, tanto suas quanto dos Galaxy, com uma frequência não muito agradável, especialmente por causa do time que fez o jogo. Além disso, tem a já citada questão do balanceamento. Tendo dito isso, eu ainda assim considero um dos melhores jogos de 3DS, por... Bem... Todo o resto.
Ferber
02/07/2013 às 12:04
"Achonque todos podemos concordar que Crash Team Racing foi muito mais interessante que Mario Kart 64"

Crash o quê? Ainda assim, tem que ir no calcanhar de aquiles de Mario Kart, que, diga-se, embora possa não estar à altura do resto, ainda assim é muito bom.
WTF Ivysaur
02/07/2013 às 11:07
Sim, zerei 3D land 100%, sei o que esto falando. Tirando a última fase (que não tem level design, só dificuldade artificial), só umas 3 outras fases me deram problemas.


E não achei esse jogo wow porque não tem nada de mais. E não curti sunshine, mas esta a mil anos luz que 3D world aparenta ser.
Ledig
02/07/2013 às 10:12
"- Qualquer uma das IMITAÇÕES!!!! de Mario Kart não é Mario Kart. Triste, mas verdadeiro."

Achonque todos podemos concordar que Crash Team Racing foi muito mais interessante que Mario Kart 64
Super FOG
02/07/2013 às 09:54
"E está animado com o power up gato? Como se não bastasse o Tanokii suit no 3D land deixar o jogo retardadamente fácil, agora temos isso. Já to vendo fases fáceis sendo ainda mais fáceis só escalando paredes."

Já jogou os Special Worlds? Com certeza que não.

3D Land já era fácil sem a Tanooki Suit, mas era um jogo melhor que Sunshine, isso é que é o importante. Agora que raios de contradição é essa de você preferir um Sunshine 2 sendo que no post anterior você deixou bem claro que queria um Mario novo?

Admita, você não gostou desse jogo por ser SEQUÊNCIA do 3D Land, e o mesmo vale para todo mundo que não curtiu o jogo, porque só isso explica a "viuvagem" de querer transformar Sunshine em um jogo top class da noite para o dia sendo que todo mundo que tem o jogo sabe exatamente como ele é, conhece os seus muitos defeitos e seus poucos positivos. Eu entendo querer um Galaxy 3 ao 3D World, mas Sunshine 2... É o meu segundo Mario menos favorito só perdendo para o odioso SMB The Lost Levels.

Só pra constar, SMG2 foi visto com o mesmo desdém e no final das contas conseguiu ser superior ao primeiro em todos os aspectos, é o meu Mario 3D favorito.
Ród
02/07/2013 às 09:38
A Nintendo não costuma criar hype, mas criou a maior máquina de hype na geração passada: Smash Bros. Dojo.

Nada supera aquilo, cara. Embora tenham entregado muito do conteúdo do jogo, né. Só que não reclamo. Acompanhava quem queria.
Ferber
02/07/2013 às 08:48
"o wii só teve porcaria"

O bom da internet é que ela nos permite ter acesso a momentos de genialidade como este, em tempo real. Será que alguém viu a hora em que a maçã caiu na cabeça do Newton?

Às vezes acho que as pessoas exigem demais da Nintendo. Isso é até bom. Mas, se, por um lado, devemos ser exigentes, por outro, devemos ser justos.

Vejamos à concorrência. Mais especificamente PS3, que é um videogame que eu tenho desde 2009.

- God of War é o mesmo jogo, com gráficos melhores, desde o primeiro, sendo que Ascencion, o último que saiu, foi o menos bom. Muitos acham o God of War 2, de PS2, o melhor da franquia.

- Uncharted. Franquia maravilhosa. Primeiro jogo bom. O segundo é o ápice, de fato, marco na indústria. O terceiro, excelente jogo, mas mera expansão. Os três juntos? Mesmíssima fórmula. Ou, em outras palavras: Mais do mesmo.

- Call of Duty? Mais do mesmo.

- Little Big Planet. Textura de Pano! Oooohhhhhhhhh... Tédio. Como já disse antes, tem que comer muito, muito, muito arroz com feijão para se igualar em level design ao que vimos em DKCR ou a nossa tão odiada/amada série NSMB.

- Qualquer uma das IMITAÇÕES!!!! de Mario Kart não é Mario Kart. Triste, mas verdadeiro.

- Playstation All Star Batle Royale (acho que é assim que escreve). Blasfêmia. Ele me lembra algum título da Nintendo, não? MAIS DO MESMO DOS OUTROS!!!

- Heavy Rain? Palmas. Excelente jogo. Sucessor espiritual de Indigo Profice sem ser mais do mesmo.

- Final Fantasy XIII. Não vale o catarro verde de Xenoblade Chronicles. Antes fosse mais do mesmo...

WTF Ivysaur
02/07/2013 às 04:16
Falo que é uma piada porque não é nada de mais. É algo bacana, mas nada HOLY SHIT CANOS TRANSPARENTES. De boa, não sei como você parece tão empolgado com algo não banal.

E eu iria preferir um Sunshine 2. Não curti o 1, mas prefiro um Mario 3D de verdade do que isso. O jogo vai ter que impressionar muito mais para me fazer mudar de ideia, porque o que foi mostrado até agora não foi nada de mais.

E está animado com o power up gato? Como se não bastasse o Tanokii suit no 3D land deixar o jogo retardadamente fácil, agora temos isso. Já to vendo fases fáceis sendo ainda mais fáceis só escalando paredes.
Skhazy
02/07/2013 às 01:26
Eu já estava me segurando para não comprar um Wii U por causa do Monster Hunter Tri. Com Zelda Windwaker e Mario 3D World (adorei o multiplayer 3d) vai ficar ainda pior.
Acho que quando sair Mario Kart 8 (que fico maravilhado sempre que vejo os cenários incríveis e enormes) não vai ter mais jeito. Dinheiro indo embora.
Super FOG
02/07/2013 às 01:18
"Super Mario Sunshine 2 seria melhor que Super Mario 3D World."

MY ASS!

Estranho, por que do nada começaram a surgir pessoas se lembrando de Mario Sunshine? Pensei que era uma convenção que era o "pior" Mario 3D já feito, eu pelo menos o considero um jogo OK, tem coisas somente boas e outras coisas que eu absolutamente detesto (como ser obrigado a pegar a sétima estrela de cada fase pra entrar no último chefe), a única coisa que eu gosto totalmente naquele jogo são as fases secretas de plataforma, são bem desenhadas e o desafio é ótimo.
E mais uma coisa, o Ivysaur disse uma coisa certa, as pessoas queriam um Mario 3D inédito, não uma sequência.

Agora eu, como o único que se empolgou 100% com 3D World, devo perguntar: O que há de errado com a idéia dos canos transparentes? Por que todo mundo fala que são uma piada? É uma idéia tão cool, curti demais, é o tipo de idéia que você se pergunta por que não puseram antes.
Ah e Cat Suit é apelona as fuck, você pode escalar paredes, spammear spin attack feito louco e dar homing attack nos inimigos, é o power-up que mais me lembrou a capa do SMW em termos de poder.
Ledig
02/07/2013 às 00:07
"Bem pra mim os melhores jogos do Wii U anunciados foram MK8 e Smash. Infelizmente só saem ano que vem, portanto só vou comprar ano que vem. " [2]

Esse ano vou de Watchdogs pro WiiU , Pokemon pro 3DS e só pq a grana ta apertada xD
dns
01/07/2013 às 23:03
Essa E3 da Nintendo foi meio morna. Poderia ter pelo menos uma grande revelação. Na verdade teve e foi DKCTF, porém não é algo que tudo mundo queria.

E esse Mario 3D foi um decepção pra mim. Tudo bem deve ser divertido e tals, mas eu gosto de jogos de plataforma com mais elementos de exploração, como Mario 64, Banjo-Kazooe e um que joguei atualmente Psychonauts. Inclusive prefiro Mario Galaxy ao Mario Galaxy 2 por possuir mais fases de exploração e menos de plataforma puro (embora ambos sejam excelentes). Queria que fizessem um Mario 3D mais puxado pra exploração, mas não uma continuação de Galaxy nem de Sunshine. Bem quem sabe no futuro??

Bem pra mim os melhores jogos do Wii U anunciados foram MK8 e Smash. Infelizmente só saem ano que vem, portanto só vou comprar ano que vem.
Arus
01/07/2013 às 20:30
Pois é, tudo questão de marketing
Se esses jogos inovam mais do que ser um 3d land com multiplayer e um contry returns com uma camera de se mexe, pode que não mostraram nos trailers da e3 onde eles tinham o foco todo pra eles? vão deixar pra mostrar isso em trailers avulsos que podem não chamar tanta atenção quanto na exposição?
Thales
01/07/2013 às 20:28
@Gryphon

Por isso as aspas. E leia o resto do parágrafo, onde falo sobre quão fútil é essa preocupação com a "guerra". Acredite, me preocupo com isso. Aliás, obrigado por ter pontuado isso, vou tentar ser mais claro da próxima vez.
Gryphon
01/07/2013 às 20:14
Ganhar a guerra? que guerra? Estamos em guerra? ... Esse tipo de comentário que ajuda a fomentar atitudes de alguns fã boy`s.

é o mesmo que dizer que o MC donalds estaria em guerra com o Burger King, nada haver isso dai. só quero dizer que, como esses textos ajudam a formar a opinião de todos nós, algumas coisas poderiam ter mais cuidado na hr de serem expostas.

Pelo menos é só uma dica, da maneira que vejo. Não uma cobrança. entendem?!

No restante, muito boa a matéria, e estou torcendo para o WIIU ganhar grandes títulos a partir de 2014, porq esse ano, só que me interessa é novo SONIC e W.Dogs
D2Boy
01/07/2013 às 18:48
O principal foco de qualquer console são os jogos,eles tem que possui uma boa variedade de jogos que fazem com que as pessoas se interesse em comprar o console e isso é fundamental, a Nintendo apresentou vários títulos de tudo quer tipo e era isso que estava faltando para o console uma boa variedade de jogos para os próximos meses coisa que não estava acontecendo que agora irá acontecer nesse meses que virão e até mesmo no ano que vem.
Angel
01/07/2013 às 18:30
O Wii só teve porcaria, pessoal.
marcos_calvet
01/07/2013 às 18:19
Realmente não me importa essa Guerra porque quem sai ganhando sou eu. Vou pegar o PS4 e o wii-u (só pra ter os clássicos zelda e smash p q n to gostando de quase nada). Só acho triste ter que ver meus personagens favoritos muito mais mal feitos que na concorrência. Afinal, to acostumado mesmo, o wii só teve porcaria.
Thales
01/07/2013 às 17:56
Mas aí que tá: isso é só marketing. Não deveríamos valorizar tanto o marketing. Atualmente, parece que jogos são julgados apenas pelo seu marketing e não pela sua qualidade real. The Last of Us ganhou GOTY no momento em que foi anunciado.
WTF Ivysaur
01/07/2013 às 17:44
O problema é que não é olhar um vídeo de gameplay qualquer e falar mais do mesmo. É avaliar o trailer da E3, feito para impressionar o máximo possível, de jogos que vai ser lançados em poucos meses, e não ficar boquiaberto de franquias top na Nintendo.

Se não é mais do mesmo, o time de marketing poderia ter feito um trabalho bem melhor.
Thales
01/07/2013 às 17:22
Acho melhor irmos com calma nessas acusações de "mais do mesmo". Ainda que existam várias evidências que apontem nesse sentido tanto para 3D World quanto para Tropical Freeze, é bom lembrar: só porque algo é provável, não significa que é inevitável.
Arus
01/07/2013 às 17:11
Engraçado falarem que 3D World "é mais do mesmo" e estar endeusando donkey kong que esse sim, é simplesmente mais do mesmo.
A maior evolução é a camera que se move e parece 3D
Ledig
01/07/2013 às 15:56
Considerando as GIGANTESCAS EVOLUÇÕES MAGNIFICAS que houveram entre a série New Super Mario Bros, e considerando as "não tantas mudanças" entre Galaxy 1 e 2, e considerando o tempo de duração e facilidade e a deveras "falta de criatividade" do 3D Land, é facil dizer como será o 3D World.

Achava os jogos 3D do Mario interessantes por trazerem algo que você não via em NENHUM outro jogo, isso era a diferença, agora dizer que tem 4 players num jogo 3D do Mario? Pode ser uma mudança em relaçao aos outros jogos do Mario, mas não significa NADA no genero de plataformas 3D, dizer que a Cat Suit é algo inovador também é besteira, ja que o jogo pode ser totalmente passado sem ela. Interações do cenário com o GamePad? Como ja citaram, Galaxy fazia algo com o pointer, e no NSMBU ja tivemos um modo assistencia meia boca, vão juntar isso no 3D World agora, uau.

E pior que vejo gente se impressionando falando que o GamePad pode ser usado pra movimentar a camera no 3D World ¬¬


Existe uma certa diferença de sair uma continuação igual no MESMO console (dois galaxy no wii) e sair uma expansão portatil prum console de mesa muito poderoso da proxima geração.
WTF Ivysaur
01/07/2013 às 14:34
Percebo que certo usuários estão com sérios problemas em compreender porque pessoas com senso comum estão de certa forma decepcionadas com Mario 3D Land e DK.

Eu, como simpatizante de pessoas com dificuldade cognitiva, estou disposto a ajudá-las. Acabei de rever três trailers: Mario Galaxy 2, Mario 3D World e DKCTF.

Trailer de Mario Galaxy 2:

- Música Epica
- Varios novos powerups.
- Varias novas mecânicas (poderia expandir isso e fazer 20 items novos, mas não quero parecer sensacionalista).
- Fases escrotas e impressionantes
- Vários bosses escrotos
- Jogo comparável aos dois abaixo, sendo que está uma geração atrás.

Trailer de 3D World

- Peach (que deveria existir a 4 anos atrás, em NSMBW)
- Powerup gato (que não é literalmente nada de mais)
- Nenhuma fase impressionante.
- 4 jogadores (algo bom pelo menos)
- Música sem graça nenhuma.
- Nenhuma fase impressionante (preciso reforçar essa ideia, já que level design é tudo em Mario).
- Canos transparentes (créditos para Super FOG pela piada).
- Gamepad revela blocos invisíveis (surpresa: Galaxy já tinha uma interação entre o pointer do Wiimote com o jogo, nada novo aqui).

DKCTF

- Literalmente nada de mais. Mais do mesmo.
- A GRANDE NOVIDADE: câmera dinâmicas em sequencias de barris.
- Ah sim, fases aquáticas. Pena que todo mundo odeia fase aquáticas.

Sim, vou comprar DK e 3D World no lançamento. Vão ser bons jogos. Mas não tom bons quanto um Mario tão caprichado quanto Galaxy ou um novo projeto da Retro.

E mais, a maioria dos caras que estão reclamando do Mario 3D World não querem um Galaxy 3. Querem um Mario 3D épico, 10 em todos os reviews, não algo para mediano para os padrões Mario.
Al-Rashid
01/07/2013 às 14:26
O futuro da Nintendo jaz com a gataria...
Ferber
01/07/2013 às 13:38
Sem contar que acusam Super Mario 3D World de ser mais do mesmo (o que eu discordo). Mas, quer algo que seja mais "mais do mesmo" do que SUPER MARIO GALAXY 3! Tipo, os jogos foram muito bons e tal, mas, chega, né?
Ferber
01/07/2013 às 13:35
Continuo achando que o Super Mario 3D World pode ser um excelente jogo e surpreender geral. Da mesma forma que o DKCTF.

Todo mundo tem direito a não simpatizar com este ou aquele jogo, mas nestes casos tá meio que me cheirando a papo de viúva.

No caso as viúvas de Galaxy e as viúvas "queria outra coisa da Retro"

Vamos esperar os jogos, ver os reviews saírem, por as mãos neles e, aí sim, formar uma opinião.
WTF Ivysaur
01/07/2013 às 13:22
"Não houve um jogo que, sozinho, vendesse o console"

Sério isso, Wii brasil?
Vitor-Cratinguy
01/07/2013 às 13:03
X
nicolasacmf
01/07/2013 às 11:40
@Super FOG

Super Mario Sunshine 2 seria melhor que Super Mario 3D World.

Não estou achando que o 3D World vá ser um jogo ruim, mas concordo com o @Tokii que foi a maior decepção desse E3 Direct. Não sou muito fã do Super Mario 3D Land, e não acreditava que a Nintendo teria coragem de fazer um Mario 3D de console de mesa uma versão expandida de um Mario 3D portátil.

E tem mais: não adianta defender o 3D World falando dos outros personagens novos com mecânicas diferentes ou Multiplayer. 3D Land/3D World é um New Super Mario Bros em super glorificado e em 3D. E apesar de ser em 3D, ele tem as mesmas limitações que um Mario 2D tem.

Eu adoro a Nintendo, e como disse, não acho que 3D World vá ser um jogo ruim, mas pra quem acabou de sair de 2 Galaxys, jogos que são o melhor do melhor do melhor em termos de platforming, principalmente em 3D, Super Mario 3D World fica parecendo um Mario Party (que aliás, foi o que eu achei que seria quando foi anunciado naquele Direct lagado).

Mas sem problemas, Super Smash Bros. é O jogo que transforma qualquer desapontamento em algo épico, então esse E3 Direct foi ótimo MESMO com 3D World.
Super FOG
01/07/2013 às 11:08
Sobre a E3 em si, eu interpreto que a Nintendo apenas fez a parte dela, e no fim não fazer uma conferência foi a melhor decisão que ela fez porque como todo mundo deve saber, a E3 foi um campo de batalha entre Sony e Microsoft aonde a Microsoft foi massacrada sem dó nem piedade pela Sony não só pela quantidade massiva de jogos mas por ter esfregado na cara que o PS4 não vai aderir à idiotices contra jogos usados. Foi uma coisa que eu adorei e odiei ao mesmo tempo, embora eu tenha curtido muito ver o Jack Tretton falando sobre o PS4 respeitar a liberdade do jogador como no PS3, foi um saco essa informação se fazer necessária numa coletiva de imprensa, combater a venda de usados é uma estupidez e é só a indústria dos jogos que cisma com isso.

Voltando à Nintendo, eu não me decepcionei com Super Mario 3D World, eu só esperava por um Galaxy 3 porque era a única coisa que eu conseguia imaginar, mas 3D World está o máximo e eu não vejo a hora de jogar; Mario Kart 8 me impressionou mais pelos gráficos bonitões do que pela mecânica de anti-gravidade; Jogos Third Party, estou contente com o que foi mostrado, mas poderia ser muito maior esse apoio aí, a Ubisoft falava sério quando disse que amava o Wii U; Jogos indies, o Wii U é a melhor plataforma para indies, tem muitos projetos à caminho e só está melhorando; Wind Waker HD, bonito e foda; The Wonderful 101, foi o primeiro jogo que joguei no Wii U lá na BGS, faço questão de comprá-lo; Bayonetta 2, sua gostosa ; DKC Tropical Freeze, eu confesso que queria muito que o jogo da Retro fosse um Star Fox mas não vou negar que esse jogo está ótimo, fases aquáticas, Dixie Kong e David Wise estão de volta, tem como ser melhor que isso? X da Monolith, gosto de como esse jogo está sendo bem apresentado no ocidente, sinal de que sairá sim nas Américas à menos que a Nintendo não tema outra Operation Rainfall; E agora, o jogo que selou a compra do meu Wii U, SUPER SMASH BROS.! Em dose dupla! Em 2014! Como um fanboy roxo de Smash Bros. pode deixar esses jogos passarem!?

A Nintendo apenas mostrou o que os fãs queriam ver, ela cumpriu seu objetivo e não se prendeu a detalhes que não eram de interesse de ninguém.
Ferber
01/07/2013 às 11:05
Somente o fato de ter multiplayer para 04 pessoas com personagens com habilidade próprias em jogatina 3D já é um bom argumento para o jogo.

Quantos jogos de plataforma 3D vimos fazer isso?

E adorei DKCTF. Espero apenas que eles melhorem a jogabilidade, pois havia problemas em DKCR. Principalmente por causa da implementação dos comandos por movimento.
Super FOG
01/07/2013 às 10:37
"Super Mario 3D Land maior, não inova em nada e nem tenta ser diferente. Dessa vez a Nintendo realmente fez mais do mesmo."

Claro que não inova em nada, o jogo nem tem multiplayer para 4 pessoas, não tem a Peach jogável, não tem canos transparentes (que enquanto uma caralhada de gente faz piada sobre isso, eu achei uma ideia tremendamente genial), não tem power-ups novos, não tem interações com o cenário atráves do Game Pad. JESUS CRISTO! QUE REHASH!!!

Sério caras, o ÚNICO motivo pelo qual as pessoas não gostaram de 3D World é porque não foi um Galaxy 3 (e nem um, urgh, Sunshine 2), sabe, estão reclamando que a Nintendo mostrou "mais do mesmo" mas queriam que ela mostrasse mais do mesmo sem aspas. Eu simplesmente adorei Super Mario 3D World, muito melhor do que repetir pela terceira vez a fórmula de Galaxy.
Tokii
01/07/2013 às 09:52
Entendo que todos esperavam da Retro um novo Metroid, mas um novo Donkey Kong Country me animou muito durante o Nintendo Direct!
A maior decepção ficou por conta do Super Mario 3D World, que não passa de um Super Mario 3D Land maior, não inova em nada e nem tenta ser diferente. Dessa vez a Nintendo realmente fez mais do mesmo.

Alias, pela primeira vez desde que eu me lembro, um jogo do Sonic está me parecendo melhor que um jogo do Mario

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
artigos recentes