Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
artigo 
Melhores de 2013 (3DS)
Postado por Equipe Wii U Brasil

Bem-vindos a 2014! Esperamos que tenham passado bem a virada do ano e que 2014 reserve muitas coisas boas para todos. Aqui no Wii U Brasil, começamos o ano elegendo os nossos favoritos para Wii U e 3DS.

Primeiramente, o 3DS, porque, bem, 2013 foi o ano do 3DS. Se 2012 consolidou o lugar da plataforma no mercado, o impressionante ritmo de lançamentos first-party de 2013 a tornou obrigatória para qualquer fã de jogos. Misturando franquias extremamente populares, como The Legend of Zelda e Pokémon, a outras até então de nicho ou esquecidas, como Luigi's Mansion e Fire Emblem, a biblioteca do console se tornou tão boa quanto versátil.

Sem mais delongas, vamos à lista!



O ano do Luigi trouxe de volta dos mortos um dos jogos de lançamento do GameCube. Dark Moon é a sequência de uma IP com potencial enorme esquecida no tempo, e que felizmente recebeu uma segunda chance. Repleto de carisma, Luigi é o protagonista perfeito para as mansões assombradas do jogo, tremendo de frio e medo a cada canto, cantarolando o hipnotizador tema do jogo, e se assustando com os mais mundanos objetos antecipando um fantasma à espreita em cada abajur, armário ou lustre.

O jogo apresenta temas bem mais variados que o Luigi's Mansion original, com suas múltiplas mansões indo de torres do relógio a cabines em montanhas gélidas. Temas que acabam se tornando intrínsecos aos diversos quebra-cabeças do jogo, sempre criativos e desafiadores, baseados no aspirador de pó fantasmagórico do herói. A segmentação em missões, quebrando os benefícios que poderiam existir com um mundo aberto assim como foi o primeiro jogo, é praticamente os único problema de Dark Moon, mas o jogo coloca um sorriso em cada jogador seja enquanto este desvenda seus quebra-cabeças ou suga os mais bizarros fantasmas numa espécie de cabo-de-guerra frenético, compensando isso. A Next-Level Games vem de uma sequência de jogos incríveis, com a franquia Mario Strikers, o remake de Punch-Out!! pra Wii e agora Dark Moon, provando que assim como Luigi merece mais chances de brilhar, também merecem seus desenvolvedores.

Escrito por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim.



Animal Crossing é praticamente sinônimo de escapismo. Ninguém vai ficar zangado se você fizer bobagem, ninguém vai reclamar se a sua casa estiver toda desorganizada, ninguém vai pedir para você fazer algum trabalho chato caso você não queira. É um ambiente para relaxar e que te trata com toda a simpatia possível.

Com esse charme natural da série, com as novas opções de customização e a meticulosa atenção aos pequenos momentos do dia-a-dia, New Leaf cativa a todos que jogam. Não busca revolucionar a série, coisa que tampouco precisa. Animal Crossing: New Leaf não é só um ótimo jogo, mas também uma lembrança daquilo que a vida (real) tem de bom.

Escrito por Thales Nunes Moreira.



Com The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, Eiji Aonuma e o time responsável por cuidar da franquia encontraram um formato agradável para renovar uma franquia que começava a ficar desgastada. A ousadia em criar uma sequência direta àquele considerado por muitos um dos melhores jogos de todos os tempos gerou desconfiança inicialmente, mas quando o produto final chegou às lojas já estava claro que o pedigree de A Link to the Past havia sido respeitado - se não superado.

Fazendo excelente uso da principal função do 3DS, o efeito 3D, a aventura em Hyrule e Lorule se destacou pela liberdade, fantástica trilha sonora e seus dungeons elaborados, feitos na medida para uma plataforma portátil. Resta agora esperar pela revelação do próximo título da série para o Wii U. Depois de A Link Between Worlds, a responsabilidade de criar um mundo aberto memorável ficou ainda maior.

Escrito por Rodrigo de Sousa Trindade.



Pokémon é sempre lugar-comum na lista de melhores jogos dos portáteis Nintendo, e Pokémon X/Y não são diferentes. Melhorando os jogos anteriores em quase todos os sentidos, X/Y são a primeira tentativa da série num mundo 3D, com um mundo totalmente tridimensional, movimentação diagonal e batalhas à lá Stadium, o jogo sem dúvidas será lembrado como um marco na franquia.

Melhorando os gráficos, o online, os controles, o competitivo e tantos outros aspectos, X/Y já era presença certa nessa lista desde que foi anunciado. A região de Kalos traz muitas novidades esperadas, assim como algumas que nós nem sabíamos que queríamos, e por isso o jogo é tão especial. É um motivo por si só para se comprar um 3DS, caso você ainda não tenha um, e mesmo que o faça apenas por Pokémon, ainda assim será uma boa compra. Se bem que, visto os demais jogos dessa lista, não há motivos para se restringir...

Escrito por Matheus Falqueiro Bertolasi.



Fire Emblem: Awakening foi um jogo muito importante não apenas para a série, como para o 3DS. Não apenas mostrando que a série podia atingir o mainstream sem perder a sua identidade, como também evidenciando os benefícios que valores de produção elevados podem ter no 3DS, a última iteração da franquia é tudo que a mesma precisava para ter suas qualidades devidamente reconhecidas nesse lado do globo.

Para os fãs da série, todos os ingredientes estão lá: profundidade de estratégias, personagens interessantes, mortes permanentes e uma história excelente. Para os novatos, os diversos níveis de dificuldade e o modo casual proporcionam uma brilhante porta de entrada a uma série e a um gênero muito intimidadores. Além disso, a interface é cuidadosamente organizada, a dublagem já é referência para todos os projetos da Nintendo no futuro e as belíssimas cenas pré-renderizadas só decepcionam por não estarem em maior quantidade. 

Fire Emblem: Awakening é um jogo completo, coeso e instigante e, portanto, merecedor do nosso prêmio de jogo do ano do 3DS.

Escrito por Thales Nunes Moreira.


Menções Honrosas: Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies, Shin Megami Tensei IV, Project X Zone.


Esperamos que tenham gostado dessa lista que preparamos com tanto carinho. A lista referente ao Wii U será publicada no sábado. 

-Equipe Wii U Brasil

PS: Não é necessário, mas não custa lembrar: sejam legais uns com os outros nos comentários e respeitem as diferentes opiniões. 

COMENTáRIOS • site
marcos_calvet
14/01/2014 às 18:19
Zelda reciclado??? Vc tá maluco? Esse Zelda não foi reciclado porque é um lixo! kkkkk mentira, lixo não é, mas eu colocaria em último, joguinho fácil, estilinho artistico tosco, etc
Aristarkh
09/01/2014 às 12:14
"Aham! Um jogo reciclado ficar na frente de um jogo cheio de novidades e inovações!"


Cale a boca porque você não jogou nenhum dos dois.
Liz
06/01/2014 às 21:15
O único que joguei 100% nessa lista foi o Luigi's Mansion, que eu amei!
Zelda eu ainda estou na metade, haha
E falta começar meu Pokemon Y...
O Hobbit
06/01/2014 às 20:27
Lucaswater, joga a demo de Awakening e vê se você acha interessante
lucaswater
05/01/2014 às 19:22
meu top 3 seria:
1º) Pokemon X/Y -> n jogava nd da franquia pkmn desde o emerald, pois tava achando muito ruim a forma com q os jogos seguintes estavam sendo feitos, mas assim q vi o PRIMEIRO TRAILER do Pokemon X/Y eu soube q precisaria comprar um 3ds (e acabei pegando o 2ds kkk)... fiz a pré-venda do jogo antes mesmo de ter o portátil em mãos kkk n me arrependi de forma alguma por ter comprado o portátil por causa desse jogo

2º) The Legend of Zelda: A Link Between Worlds -> n joguei ainda, mas o coloquei em 2º pq gosto da franquia, porém prefiro uma camêra no estilo do Ocarina of Time 3D... e pq o pkmn x/y ta simplesmente incrível

3º) Luigi's Mansion 2: Dark Moon -> é um jogo beeeem divertido, só n coloquei acima de zelda pq zelda é zelda (áva...) kkkkk

os outros 2 jogos dessa lista eu nem cheguei a jogar pq n me interessei nem mesmo pelos trailers q costumam ter as melhores partes dos jogos/filmes/etc, então quem dirá do jogo em si kkk
D2Boy
05/01/2014 às 10:46
O 3DS teve um ano fantástico em termos de lançamento apesar de ter caído um pouco nas vendas de hardware o console foi a plataforma mais vendida de 2013, superado os badalados PS4 e Xbox One que causaram muita expectativa e no fim não foram o esperado isso foi muito bom para a Nintendo que fez com que o portátil fosse o melhor do ano e nesse ano de 2014 os consoles da Nintendo irão brilhar.
O Hobbit
04/01/2014 às 21:36
Limão, Paper Mario é do final de 2012 . Tem suas falhas, mas é animal. É bastante inovador e divertido. Eu gosto bastante da série Paper Mario por fugir da mesmice, se renovando a cada título.
Minguado, eu acho que o Zelda foi reciclado. A Nintendo se usou do nome de ALTTP para ter uma base segura para tentar algo novo. Não que a reciclagem tenha sido ruim. Muito pelo contrário, adorei o jogo e foi o segundo melhor que joguei em 2013. Tiveram várias inovações e ideias interessantes, mas o jogo se prende bastante ao universo de ALTTP. Repito: não que isso seja algo ruim, mas é possível chama-lo de reciclado. Eu provavelmente diria que é merecedor do 2º lugar se tivesse jogado todos os jogos dessa lista.
Minguado
04/01/2014 às 20:31
@Ro.G.er_Silver Jogou o novo zelda pra estar falando que é um jogo reciclado ? Pq se jogou por vídeo de youtube já perdeu credibilidade...e outra, estou falando do começo ao fim...se não então não pode opinar. E falar que é reciclado por que tem o mesmo mapa e monstros é pq não jogou mesmo...o novo esquema de alugueis de itens, as mecânicas de virar pintura, o efeito 3D que é um dos melhores, puzzles ainda difíceis e muitas outras coisas e vc vem me dizer que é um jogo reciclado porque tem o mesmo mapa ? Pode não ter as mesma evolução que pokemon teve, mas reciclado ele não é.
Ro.G.er_Silver
04/01/2014 às 17:29
"Discordo de X/Y a frente de Zelda. O resto está ok."

Aham! Um jogo reciclado ficar na frente de um jogo cheio de novidades e inovações!
Limão
04/01/2014 às 15:45
Em pleno ano de lançamento de consoles da próxima geração, o final da vida dos consoles HD e o estabelecimento do Wii U, o 3DS conseguiu ser o melhor de todos. Eu até casaria com o meu, tipo aquele japonês que casou com a mina do Love Plus.

Enfim, ainda tenho que jogar muito lançamento bom do 3DS de 2013. Zelda, Fire Emblem, Shin Megami Tensei e ainda estou jogando Paper Mario e Ace Attorney.

Dos que eu joguei, Luigi's Mansion Dark Moon foi o meu favorito. Foi o Kid Icarus Uprising de 2013, um jogo cheio de detalhe e carinho que deixou o resto no chinelo. É divertido, charmoso, com uma ótima jogabilidade e provavelmente o jogo mais bonito do 3DS. Não pelos gráficos nem nada (parece uma serraria com o 3D ligado), mas ele é perfeito para o console, as mansões parecem maquetes entupidas de coisas. Adorei.

Tivemos dois RPGs do Mario nesse ano que se passou, e eu acho que isso merecia mais destaque. SMRPG, a série Paper Mario e Mario & Luigi são séries praticamente perfeitas, com alguns dos melhores RPGs de todos os tempos.
Dream Team e Sticker Star são todos ótimos, apesar de terem suas falhas.

Animal Crossing eu larguei rapidinho. É um jogo muito bom, e o melhor Animal Crossing, mas acho que depois de ter jogado Wild World e City Folk já não tem taaanta graça.
GerusBlade
04/01/2014 às 02:36
Fire Emblem Awakening mereceu ser primeirão aí, mas Animal Crossing eu discartava desse TOP 5 e colocava outro, tipo Mario e Luigi DT. Só pra deixar bem claro, eu não curto Animal Crossing...
Rhapsody
04/01/2014 às 01:54
Eu não gostei de FE, do resto eu concordo.
Ferber
03/01/2014 às 17:06
Naun tinha como fugir destes cinco. Foram os melhores mesmo. Soh trocaria de lugar o Pokemon e o Zelda. O resto assino em baixo.
Tokii
03/01/2014 às 01:20
Só me lembraram de que ainda não joguei Luigi's Mansion, nem A Link Between Worlds...
Mas ótima lista! Animal Crossing: New Leaf e Pokémon Y são os dois jogos mais jogados do meu 3DS; Pokémon totalizando quase 200 horas de jogo já! Mario & Luigi: Dream Team que estou quase fechando e Ace Attorney: Dual Destinies, que foi uma ótima ressurreição à série também marcaram meu 2013.
Se esse ano foi o do 3DS(e do Luigi), que ano que vem seja do Wii U(e de mais Luigi)!
Escroticeiloveyou
02/01/2014 às 23:24
Concordo com a escolha dos títulos mas de forma alguma com as posições.
Fire Emblem com ctz merece 1º, mas pokémon podia facilmente ir pro 5º e Animal Crossing e Luigi's Mansion saltar para 2º e 4º respectivamente.
Animal Crossing é um jogo obrigatório pros donos do 3ds e o pokémon tem falhas demais (por enquanto pode ficar só pros fãs). AC só n frente de Zelda pq em todos os aspectos empatam mas em design o novo Zelda não foi completamente feliz.
O Hobbit
02/01/2014 às 19:26
Por nada
Naito
02/01/2014 às 19:25
Thanks.

O Hobbit
02/01/2014 às 19:13
Paralogues ocorrem em locais diferentes, tem vários níveis de dificuldade e, se eu não me engano, em todo paralogue é possível recrutar algum soldado. São bem divertidos e ajudam a treinar o exército
Naito
02/01/2014 às 19:06
Alguém que jogou Fire Emblem Awakening, pode me tirar uma dúvida?
Vi aqui que o jogo tem 25 capítulos e vários paralogues. Esses paralogues ocorrem nos mesmos mapas dos chapters ou possuem cenários próprios? Eles são bons?
Emissario
02/01/2014 às 13:23
Fire Emblem em 1º não podia está mais de acordo.
Tenho 270 horas nesse game e ainda não enjoei.
ito
02/01/2014 às 12:58
X & Y só trouxe mudanças significativas no metagame e com os sprites dos bichos que ficaram lindos, de resto deixou a desejar, com o pior enredo da franquia, poucos bichos novos e quase sem late game.

Fire Emblem Awakening melhor jogo do 3DS disparado e um dos melhores de 2013, com enredo épico que todo FE precisa ter além de possuir a melhor mecânica da franquia, dando a liberdade de alterar as classes dos personagens fazendo com que um time nunca seja igual a outro, espero que mantenham isso de agora em diante.
WTF Ivysaur
02/01/2014 às 12:36
Esperava a menção de Mario e Luigi 4. Discordo de X/Y a frente de Zelda. O resto está ok.
dns
02/01/2014 às 12:32
Esse ano foi muito bom pro 3DS. Ótimos lançamentos da Nintendo e bons jogos third party (só senti falta de um grande jogo third party, como Resident Evil Revelations foi ano passado). Sem contar bons jogos do eshop e alguns clássicos de VC (Mario Tennis!)

Agora dessa lista só joguei pokemon. Ainda quero pegar outros 3: Fire Emblem, Luigi's Mansion e Zelda. Mas o problema é que a fila é grande, tenho Spirit Camera, Metal Gear 3D, Tales of Abyss e Paper Mario que nem comecei a jogar, sem contar que eu comprei Mirror of Fate e Batman recentemente e estou esperando chegar. (Isso só de 3DS, sem contar uns 3 jogos de DS e toda a lista de jogos no Steam...)

2014 promete ser um bom ano pro 3DS também. Professor Layton, Bravely Default, Layton vs Phoenix Wright, Mario Golf, Kirby, Yoshi Island, Smash são só os jogos que já sabemos que vai sair ano que vem.
Mr. Veve
02/01/2014 às 08:30
Voltei a jogar pokemon depois do fire red, confesso que não estou gostando muito, estou com 20h de jogo, e já tenho um bom tempo que não gosto. Não sei o que é, acho que não consegui entender a essência.
O Hobbit
01/01/2014 às 22:42
Para dizer a verdade, só joguei dois jogos dessa lista. Esse ano não deu para jogar muito pois estou na maldita época de vestibular, mas eu to com muita vontade de jogar Luigi's Mansion. Animal Crossing eu nunca joguei, mas acho que o jogo deve ser bom, por ser diferente/relaxante, algo para se jogar de tempos em tempos. O Zelda ficou muito bom. Apesar de fácil, o jogo é criativo, tem uma trilha sonora animal e dá para ficar colocando a Majora's Mask na casa do Link =). Pokémon eu ainda vou esperar um pouco para pegar (ainda não terminei o Black 2, hehe). Fire Emblem é, para mim, o GOTY. Não joguei muito esse ano, como disse anteriormente, mas é o melhor jogo que eu jogo desde Xenoblade, se é que não chega a supera-lo. É disparado o jogo mais jogado no meu 3DS Enfim, só queria deixar registrada a minha opinião.
Um ótimo 2014 a todos.
Edu
01/01/2014 às 20:52
"E é engraçado isso vir de um que sempre gosta de apimentar as discussões."

Pois é...bela ironia.

-------------------------------------------------------------------------------------------

A lista ficou ótima, dois primeiros são merecidos.

FE: Awakening ficou impecável, caprichado e continua o game mais jogado no meu 3DS. Pokémon X/Y foi uma perfeita evolução da franquia e é tão bom quanto os anteriores.
Jomon
01/01/2014 às 20:46
Excelente a lista, FE:Awakening, na minha opinião, é o melhor jogo do 3DS até agora. Realmente muito bem caprichado.
kylebr
01/01/2014 às 20:28
"É triste quando se chega num nível que a galera discute tanto que tem que deixar um lembrete desses u.u"

E é engraçado isso vir de um que sempre gosta de apimentar as discussões.

Ano passado dei preferência ao WiiU, mas esse ano tem boas chances de eu pegar um 3DS. Só espero que ele tenha uma vida útil tão longa quanto a que o DS teve.
Naito
01/01/2014 às 19:20
Eu já tô doido pra jogar o FE e vocês me deixam com mais vontade ainda.

No mais, Pokémon e ALBW no top 3, não tenho objeções. =)
Thales
01/01/2014 às 19:02
Considerem esse lembrete como um extintor de incêndio. Você pode ter um na parede a vida inteira e nunca usar, mas é bom sentir a segurança que ele traz.
Ledig
01/01/2014 às 17:39
"PS: Não é necessário, mas não custa lembrar: sejam legais uns com os outros nos comentários e respeitem as diferentes opiniões. "

É triste quando se chega num nível que a galera discute tanto que tem que deixar um lembrete desses u.u


Anyway, não cheguei a jogar o Fire Emblem Awakening (só a demo, que gostei bastante), realmente me parece um bom jogo. No geral concordo com a lista.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
artigos recentes