Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
artigo 
Melhores de 2013 (Wii U)
Postado por Equipe Wii U Brasil

Bem-vindos à segunda parte das nossas escolhas dos melhores de 2013! Hoje, vamos tratar do Wii U.

O console de mesa da Nintendo teve um ano difícil, para dizer o mínimo. O Wii U amargou não apenas vendas a níveis abissais, como também (e por conta de) uma seca de lançamentos que durou praticamente seis meses. Março viu o lançamento de jogos como Need for Speed: Most Wanted U, Monster Hunter 3 Ultimate e LEGO City Undercover, mas o resto do primeiro semestre do ano de 2013 não viu lançamentos de expressão no Wii U. O adiamento de jogos como Pikmin 3, The Wonderful 101 e Rayman Legends prejudicou significativamente não só a estratégia da Nintendo, como também a percepção do público frente ao console.

Felizmente, o segundo semestre foi muito, muito, muito melhor. A partir de agosto, lançamentos mensais de grandes jogos para o Wii U garantiram que, mesmo sem as vendas darem o salto que a Nintendo precisava - ao menos fora do Japão -, os donos do console ficassem felizes pela sua aquisição. É possível ver isso só por esse top: todos os jogos presentes nele foram lançados nesse período.

Então, vamos a eles!


O primeiro jogo da Platinum Games no Wii U contém todos os ingredientes que nos fazem amar os jogos do estúdio: situações absurdas, ação de qualidade, personagens estilosos e humor na medida certa.

Além disso, The Wonderful 101 também merece aplausos por usar o GamePad sem diminuir o ritmo da ação e ao mesmo tempo em que torna os comandos mais intuitivos. Em vários pontos da aventura, o controle também é utilizado de formas inusitadas, como quando os heróis estão presos em um cubo e precisam guiá-lo batendo nas faces certas - o interior é exibido no GamePad e o exterior na televisão.

Esbanjando personalidade e estilo, esse é um jogo que não poderia ter vindo de outro estúdio (ou de outro diretor) e não poderia ter sido feito em outro console sem perdas significativas. Porque, claro, você pode usar o analógico direito para realizar os comandos, mas isso não tem a menor graça.

Escrito por Thales Nunes Moreira.



Zelda Wind Waker, no seu lançamento original, foi um jogo a frente de sua época. Tanto que estamos aqui, 10 anos depois, jogando praticamente o mesmo jogo e ainda entra na nossa lista de melhores jogos do ano.

Wind Waker deu liberdade para o jogador navegar e explorar um imenso oceano e com vários aspectos no combate que foram sendo refinados em futuros jogos da série. A versão de Wii U traz o jogo para a era da alta-definição e introduz algumas pequenas mudanças para deixar o jogo ainda melhor. O Wii U ainda não tem seu próprio Zelda, mas ainda assim recebeu a versão HD de um dos melhores.

Escrito por Luis Guilherme Machado Camargo.




Pikmin 3 ficou no forno um bom tempo. A sequência da IP originada no GameCube foi originalmente planejada para o Wii, mas o antigo console da Nintendo só viu versões com novos controles do primeiro jogo e sua sequência - um aperitivo. Anunciado enfim para o Wii U, previsto para a lista de jogos de lançamento do console, Pikmin 3 foi adiado de novo e de novo - mas enfim chegou, em 2013, e como forte concorrente.
 
Pikmin 3 é extremamente intuitivo, com comandos fáceis de dominar, interface amigável e objetivos claros com quebra-cabeças inteligentes. O objetivo inicial de Miyamoto - individualizar cada uma das criaturinhas enfim foi possível com o console em alta definição, e Pikmin 3 faz mais que isso - o jogo é lindo, com paisagens vívidas e imagens - em especial folhagens e água - surreais.
 
É triste ter que se despedir de cada pikmin que sucumbe a erros seus, mas mais triste ainda é se despedir do jogo ao terminar todos os objetivos. Felizmente o modo Missão vem sendo alimentado com diversos DLCs e recentemente com direito a novos mapas, mantendo Pikmin 3 não só nos jogos ainda rodando no Wii U, mesmo meses após seu lançamento, mas também como um dos melhores do ano.
 
Escrito por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim.



Rayman Legends pegou a excelente estrutura de Origins e tornou-a melhor, o que resultou em fases com um design muito bem elaborado e repletas de criatividade. Em um ano no qual a maioria das plataformas teve como destaques jogos com uma temática sombria, sejam indies como Papers, Please ou AAA como The Last of Us, Legends se destaca pela sua alegria e pela incrível paleta de cores aproveitada ao longo do jogo.

Além disso, o game do mascote da Ubisoft foi um dos que melhor utilizou músicas licenciadas em seus estágios musicais, ponto alto de cada "mundo" de Legends e maior atrativo do jogo. Estes combinam tudo que o jogo traz de melhor: design de fases preciso, ritmo alucinante, trilha sonora excelente e muitos sorrisos.

Escrito por Rodrigo de Sousa Trindade.



Após dois magníficos jogos no Wii, era muito difícil imaginar qual seria o próximo passo para o time da EAD Tokyo. O que poderia ser maior que o espaço? Como criar novas ideias após ter explorado o infinito, onde tudo pode acontecer, duas vezes? Ora, faça isso com outra pessoa.

Claro, 3D World não se passa no espaço, mas o "infinito", nesse caso, parece ser o poço de ideias desse time. Eles foram não apenas capazes de adaptar um jogo com a complexidade de um Mario 3D para vários jogadores, como o foram ao mesmo tempo em que nos apresentam, desenvolvem e encerram conceitos ou situações completamente novas a cada nível.

3D World é simplesmente... Divertido. Não há dilemas morais ou temas complexos, personagens problemáticos ou situações desesperadoras... Há apenas a pura alegria de jogar. E não há nada de errado nisso.

Escrito por Thales Nunes Moreira.


Menções Honrosas: Sonic Lost World, Monster Hunter 3 Ultimate, Runner2: Future Legend of Rhythm Alien, New Super Luigi U, Assassin's Creed IV: Black Flag, Splinter Cell: Blacklist.


Então é isso! Assim, terminamos a apresentação dos melhores do ano de 2013 escolhidos pela equipe Wii U Brasil. Esperamos que a leitura tenha sido prazerosa. Por favor, conte-nos a sua opinião na seção de comentários abaixo.

Desejamos a todos muita felicidade nesse ano de 2014! (O que inclui, claro, grandes jogos)

- Equipe Wii U Brasil

COMENTáRIOS • site
Aldneo
14/02/2014 às 17:10
Se forem fazer uma lista dos piores, meu voto vai direto para Batman: Arkhan Origins.

Por um unico motivo:

Only in WiiU: it not is in portuguese, not even the subtitles!!!
La Conga
14/01/2014 às 22:28
Infelizmente não teve jogo suficiente pra fazer um top 10.
Aristarkh
08/01/2014 às 01:58
As figuras que ele está falando é de dar fotos pro cara fazer uma estatueta de cada personagem do jogo.
Liz
07/01/2014 às 18:12
@Vatto
As figuras que voce fala são aquelas pra encaixar, de enfeite?
Não me diga que existe uma pra cada 'encaixe' daquele!
Liz
07/01/2014 às 18:08
Poxa, vocês me desanimaram agora huahuahua

Por enquanto to fazendo tudo sem olhar na internet, porque me sinto até mal quando tenho que recorrer a detonados hahaha
E é ainda um pouco mais complicado porque é a primeira vez que to jogando WW...
O Hobbit
07/01/2014 às 09:35
Ledig Kyoma, tem que ter paciência de mais, por isso que eu disse praticamente impossível XD Quando eu joguei no GC, eu devo ter zerado com uns 16 corações, isso porque eu explorava bastante o mapa. Mas sei lá, eu era muito novinho. Quando eu comprar o WWHD vou tentar de novo
Emissario
07/01/2014 às 07:56
O sujeito que zerar W101 com 100% é um Heroi.
vatto
06/01/2014 às 23:27
W101 é muito bom. Quem tiver dúvidas do gameplay procura por "saur system breakdown wonderfull 101" no youtube. O cara mostra como fazer os air combos e como usar todas as armas contra todos os monstros. Os air combos são lindos. Trocar de arma no meio do combo e fazer o inimigo pular infinitamente é fantástico (e muito difícil)!

WW 100% é insano mesmo. Eu me dei por satisfeito com todos items e hearts. Colecionar as figuras exige muito mais paciência do que eu estou disposto a ter com algo tão sem valor. Para pegar todos os corações eu já tive que usar guia. Eu nunca teria a paciência de anotar todas as informações necessárias para pegar alguns dos pedaços (como o das árvores e o dos mercantes).
Ledig
06/01/2014 às 22:34
"Zerar WW 100%? Se você não olha na internet, isso é praticamente impossível"

Com mapas te avisando onde tem todos os pedaços de coração e mapas que te levam a mais pedaços fica até zeravel, se dedicar a anotar quais plataforms e submarinos vc passou, e lembrar de pegar todos os baus em todas as dungeons.

É dificil pra caramba e tem que ter MUITO PACIENCIA, mas rola xD
O Hobbit
06/01/2014 às 21:58
Zerar WW 100%? Se você não olha na internet, isso é praticamente impossível
Liz
06/01/2014 às 21:11
Louca pra começar a jogar meu TW101, mas só depois de completar Wind Waker 100%
Juspion
06/01/2014 às 19:24
verdade, saiu em novembro de 2012
Tokii
06/01/2014 às 09:59
Ótima lista, e acho que não vai ser diferente para as outras pessoas.
A minha só fica diferente porque ainda não joguei W101(a demo me deixou com um pé atrás) e Pikmin 3. Mas independente desses jogos, Sonic Lost World foi o que mais brilhou para mim.
Adorei as mudanças na série e sua aproximação dos jogos clássicos. O novo gameplay é a perfeita transição para o 3D dos jogos de Mega Drive, mas com um botão de correr.
Aristarkh
06/01/2014 às 00:53
Ninja Gaiden 3 é de 2012.
Juspion
05/01/2014 às 23:03
assassins creed black flag, ninja gaiden 3 tambem sao otimos jogos.
GerusBlade
05/01/2014 às 19:17
A DEMO do W101 é ruim mesmo (igual do MH3U, como disseram aí), depois fui ver gameplays e achei bem diferente do que estava na demo. Eu tinha gostado um pouco do jogo e só pegaria se fosse emprestado mas agora quero na minha coleção pois é um jogo obrigatório no Wii U, muito frenético e engraçado!

Acho que já me decidi, The Wonderful 101 é melhor que o Mario 3D World...
O Hobbit
05/01/2014 às 18:14
Caraca, depois de alguns comentários e reviews, acho que vou comprar Wonderful 101 (quando eu tiver um WiiU). Parece ser um jogo diferente e criativo.

Ainda não joguei nenhum Monster Hunter, só a demo. A demo, de fato, não me interessou muito. Mas ao ver alguns Gameplays o jogo parece ser bastante interessante, vou pegar quando eu tiver a oportunidade
Ledig
05/01/2014 às 17:31
Só eu achei que a demo do Monster Hunter não foi tão ruim? Foi o suficiente pra fazer eu gostar do jogo, lhe deram 2 monstros e varias armas para experimentar, simplesmente duas caçadas, que é a unica coisa que você faz no jogo.

De resto tem coletar itens coletar itens coletar itens, fazenda, peixes, harvest, gathering, coletar itens coletar itens coletar itens, e depois fazer armaduras, armas e mais itens, não tem como colocar essa parte do jogo em uma demo '-'
kylebr
05/01/2014 às 14:21
O problema da demo de Wonderful é que não tem nenhum tutorial, você simplesmente tem que ficar esmagando os botões pra descobrir alguma coisa. Você perde a paciência e acaba ficando com uma impressão ruim do jogo.
Tony Montana
05/01/2014 às 11:28
"Como fazer o Top 5 dos jogos lançados para o Wii U em 2014:
-Pegue os únicos cinco jogos bons que saíram para o console"

Deixe-me ver se entendi: se o sujeito colocar NFS Most Wanted U ou Splinter Cell em seu Wii U, vai aparecer "Erro: insira um jogo exclusivo e tente novamente"?

Que fodida essa geração "mamãe quero exclusivo".
Aristarkh
05/01/2014 às 10:43
Eu inverteria as posições de Wind Waker e Wonderful, mas boa lista de qualquer forma.


"Pessoal tem orgasmos enquanto joga W101. Mas a demo foi tão tosca, e não vejo como pode ser melhor que aquilo."


A demo é uma bosta, assim como a demo do Monster Hunter 3 Ultimate, só faz a galera se afastar do jogo.

E @ito, nunca prometeram um jogo estratégia, sempre falaram que era um jogo de ação onde se controla centenas de personagens. Mas pela metade do jogo, começam a aparecer inimigos que não dá pra derrotar só esmagando botões, aí sim há estratégias de combate e o jogo fica cada vez melhor. Acho que é o jogo com o último capítulo mais épico e exagerado que já joguei.

FINAL ULTIMATE LEGENDARY EARTH POWER SUPER MAX JUSTICE FUTURE MIRACLE DREAM BEAUTIFUL GALAXY BIG BANG LITTLE BANG SUNRISE STARLIGHT INFINITE FABULOUS TOTALLY FINAL WONDERFUL ARROW... FIRE!!

Comprem sem medo (a não ser que não goste de Hack n" Slashers), é um jogo que merece vender mais que um Gay of Duty da vida.
D2Boy
05/01/2014 às 10:32
O console teve um começo complicado e teve um mês de março muito bom com tudo deixou a desejar por culpa das produtoras Third Parties não terem aproveitado ele mas felizmente ele fechou bem o ano com crescimento nas vendas de hardware e de software. Infelizmente ainda não comprei o videogame por causa de alguns inconvenientes mas vou comprar logo. Esse ano de 2014 e o ano que o console vai deslanchar porque tem vários grandes títulos que serão lançados para o console tanto da Nintendo como de Third Parties então estou muito ansioso de tá com o meu console logo.
Super FOG
05/01/2014 às 01:11
O problema da demo é que ela não mostra absolutamente nada do jogo, ela simplesmente te taca na ação tentando demonstrar a gameplay mas sem dar as devidas explicações.

O jogo é gigantesco em termos de duração da campanha principal, e tem uma dificuldade que te castiga, mas uma análise meticulosa e verá que boa parte dos desafios que o jogo joga em você possuem uma dificuldade justa e o domínio nos controles facilita absurdamente as coisas. Além, claro, de equipar seu panteão de heróis coma habilidades e técnicas especiais, coisas que a demo nunca mostra.
WTF Ivysaur
04/01/2014 às 23:18
Detesto ver vídeos de gameplay (tirando trailers oficiais). Spoila tudo.

Eu acredito que é bom. Só não imagino como.
Amauri Jr
04/01/2014 às 21:13
Haha vejo muita gente reclamando de W101, mas esse jogo é fácil um dos melhores jogos que joguei em 23 anos de video game. Mas entendo a galera que não gosta, ainda mais se o julgamento veio pela demo. Esse artigo aqui é excelente, e mostra bem porque esse game é uma obra-prima mal compreendida: http://nintendoenthusiast.com/article/the-wonderful-101-underrated/
Super FOG
04/01/2014 às 20:56
Excelente ranking. Mas minha ordem seria:

1-The Wonderful 101
2-Super Mario 3D World
3-Rayman Legends
4-Sonic Lost World
5-Ducktales Remastered

"Pessoal tem orgasmos enquanto joga W101. Mas a demo foi tão tosca, e não vejo como pode ser melhor que aquilo."

Uma dica pra evitar discussões, YouTube é o seu melhor amigo :)

lel de gente pensando que W101 era sobre estratégia (tem o lance de equipar custom blocks e ligar/desligar certos Unite Morphs). Preferi ele ao Pikmin por um reles motivo, a ação frenética! W101 é um jogo que me surpreendeu em muitos sentidos, eu absolutamente amo ele e não abro mão, já tou perto de terminar minha quarta playthrough.
ito
04/01/2014 às 20:46
Isso explica porque não gostei.
Thales
04/01/2014 às 20:09
The Wonderful 101 não parece hack and slash, ele é hack and slash (e um ótimo hack and slash). O número de personagens lembra Pikmin e... a semelhança com jogos de estratégia para aí.
ito
04/01/2014 às 19:59
Peguei emprestado por uma semana o WiiU de um amigo e tive a oportunidade de jogar W101 e me decepcionei bastante, esperava que fosse mais estratégico, mas é muito mais focado na açao parecendo até hack and slash em certos momentos.
kylebr
04/01/2014 às 19:23
De promoção eu não espero nada da Nintendo, exceto Virtual Console e olhe lá.

Esse mês vou pegar Mario e Zelda, e mês que vem DK, esse eu estou até mais ansioso pra jogar do que os outros dois.
WTF Ivysaur
04/01/2014 às 18:12
É que eu tenho outras prioridades como Pikmin e Wind Waker.

E bem, até que as promoções na e-shop foram até que generosas para os padrões Nintendo (tirando é claro jogos first party, que quase nunca entram em promoção).
Thales
04/01/2014 às 17:48
Tu sabe que isso não vai acontecer tão cedo, Ivysaur. E não seja tão rígido em relação a demos.
WTF Ivysaur
04/01/2014 às 16:29
Pessoal tem orgasmos enquanto joga W101. Mas a demo foi tão tosca, e não vejo como pode ser melhor que aquilo.

Bem, quando tiver promo na e-shop eu compro, prometo que juro.
O Hobbit
04/01/2014 às 16:22
Zeldas clássicos não envelhecem
GerusBlade
04/01/2014 às 16:07
Sabia que Mario entraria na lista em 1º lugar, merecido, mas peguei emprestado The Wonderful 101 e cara...QUE JOGO! QUE JOGO! Cada vez mais me surpreendo com ele e estou quase mudando minha opinião se ele fica na frente do Mario 3D World.

Pra MIM, Pikmin 3 nem entrava na lista, achei muito ruim o game, só tem gráfico. Que bom ver Splinter Cell: Blacklist na menção honrosa, um dos meus jogos favoritos.
Limão
04/01/2014 às 15:37
Como fazer o Top 5 dos jogos lançados para o Wii U em 2014:
-Pegue os únicos cinco jogos bons que saíram para o console
-Deixe 3D World em primeiro
-????
-PROFIT

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
artigos recentes