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Impressões da demo de Super Smash Bros. for 3DS
escrito por Equipe Wii U Brasil

Super Smash Bros. vem testando a paciência de milhões de jogadores desde seu anúncio, com as diversas "imagens do dia", que de cinco rapidamente escalaram pra semanas com quase dez; e as diversas participações do jogo em Nintendo Directs. Semana passada, finalmente, diversos membros Platinum do Club Nintendo pelo mundo conseguiram uma demonstração da versão de 3DS, agora acessível para todos pelo eShop. Após esse período de experimentação, alguns membros da equipe decidiram dar uma opinião sobre o jogo, seja pelo lado "party" ou pelo lado competitivo.

Agradecimentos a Lamartine Barbosa por um dos códigos da versão demo.

 



Por Caio Teixeira Brandão

Quando a Nintendo anunciou que o próximo Super Smash Bros. teria duas versões, uma para Wii U e outra para 3DS, acredito que muitos ficaram receosos de como seria a transição da franquia de luta para o portátil. Uma decisão com razões certamente econômicas, já que o portátil é um dos consoles mais vendidos da atual geração (principalmente no Japão). Restava saber se a equipe liderada por Masahiro Sakurai e formada por membros da Nintendo e da Bandai Namco daria conta de cumprir a proposta do título, criando algo ao mesmo tempo acessível e complexo, capaz de agradar ao público novato e veterano da franquia.


Após o anúncio de uma demo da versão de 3DS e a notícia de que ela estaria disponível antecipadamente para os membros Platinum do Club Nintendo, pela primeira vez me senti privilegiado por ser um consumidor assíduo dos produtos da Big N (esclarecendo que não faço parte do programa de Embaixadores). Recebi quatro códigos para download e pude compartilhar com alguns amigos para testarmos o multiplayer, pois era necessário que todos tivéssemos a demo instalada no portátil, indicativo da ausência de download play na versão completa. Após um período de treino e adaptação aos controles, pude desfrutar das poucas opções disponíveis. São apenas um modo de jogo, um estágio e cinco personagens, dentre os quais três são veteranos (Mario, Link e Pikachu) e dois novatos (Megaman e Villager).

A tela do 3DS (mesmo no modelo XL) é um pouco pequena para os combates, o que pode dificultar a identificação dos lutadores em determinadas situações, motivo pelo qual haverá uma opção de contornos pretos na versão final, mas ainda é cedo para dizer se essa opção trará alguma melhora. A velocidade de jogo está dentro do esperado, algo intermediário entre o ritmo lento de Brawl e o frenético de Melee. Não notei travamentos durante os combates, espero que o jogo se mantenha no ritmo constante de 60 quadros por segundo, mesmo com quatro personagens.


Organizar uma partida no multiplayer local é fácil, basta que um dos jogadores crie uma sala e os demais a escolham, e o tempo de espera para início do combate é pequeno se comparado a outros jogos de 3DS. Todos podem escolher o estágio onde ocorrerá a partida, como há apenas um na demo, não foi possível saber se haverá sorteio na versão completa. Quanto aos personagens, os veteranos sofreram poucas alterações e os novatos apresentam um bom moveset, com destaque para a criatividade dos desenvolvedores na inclusão do Villager, que apresenta um variado repertório de ataques, que incluem desde fogos de artifício até plantar uma árvore.

Já foi anunciado que todos os personagens terão oito modelos ou cores, além da possibilidade da customização do moveset, mas nada disso está disponível na demo, que inclui além dos combates, apenas a área de dicas do Vault. As possibilidades de conectividade entre as versões ainda não foram divulgadas, mas já se sabe que será possível utilizar o 3DS como controle, embora eu duvide que alguém vá preferir o portátil, ainda mais com os relatos de que o Circle Pad não tem aguentado muito bem as partidas. Os boatos a respeito da versão de Wii U ainda permanecem (como a possibilidade de desbloquear personagens ao conectar a versão portátil ao console), mas uma coisa é certa, Super Smash Bros. for 3DS é um jogo que se sustenta por si só e servirá de aquecimento para muitos que estão à espera da versão para o Wii U.

 



Por André Silva Brandi

Dadas as características da Demo de Super Smash Bros. for 3DS (apenas cinco personagens, uma única fase e partidas de apenas 2 minutos), seria injusto da minha parte tentar prever a real qualidade da versão final visto que lá encontraremos uma quantidade bem mais expressiva de conteúdo. Por isso, ao jogá-lo, eu (e muita gente) tentei dar atenção a algo mais fácil de ser medido e que gera preocupação entre boa parte dos fãs de Smash. Seu valor competitivo.

Mas o que torna algo competitivo? Para mim e para maioria dos organizadores de eventos de jogos desse tipo, como a Evo, a viabilidade de um jogo de luta é determinada, de maneira simples, por dois fatores. O primeiro é se ele será popular, algo que normalmente depende de quão divertido e recompensador ele é para as pessoas que decidem jogá-lo. O segundo e mais importante fator também procura popularidade e diversão, mas dessa vez durante o ato de assistir outros jogadores competindo.


Super Smash Bros. Brawl, que é um jogo extremamente criticado quando avaliado por esse aspecto, cumpre bem o primeiro quesito. É difícil não se divertir com um controle na mão, mesmo o sistema sendo mais casual e pouco profundo se comparado com seus dois predecessores, em especial Super Smash Bros. Melee. O problema é que, em alto nível, o espectador sofre com embates longos e carregados de opções defensivas que geram poucos momentos empolgantes e memoráveis. Ao jogar a demo para 3DS entre amigos, meu maior medo era o de achá-lo parecido com Brawl. A boa notícia é que ele não é. O novo Smash é seu próprio sistema e tem uma singularidade notável. A má notícia? Pelo menos por enquanto, ele ainda não parece muito agradável de assistir.

Para começar, as Blastzones (áreas onde deve-se arremessar o adversário para que ele morra) estão muito distantes e todos sobrevivem mais tempo, o que talvez sinalize o retorno de partidas longas e maçantes. Algumas das ferramentas de defesa que prejudicam o jogo de Wii foram claramente pioradas, mas o problema é que elas continuam bem superiores a como elas funcionavam em versões mais atraentes de Smash. Mesmo assim, a intenção clara dos desenvolvedores de reduzir sua efetividade, nem que seja um pouco, já é uma coisa boa. Eu não vou discutir velocidade (até porque é um quesito muito relativo), mas personagens com golpes aéreos rápidos e de pouco atraso ao aterrissar, como Pikachu e Mario, parecem bem mais ágeis e muito capazes de cumprir papéis ofensivos. Não espere jogadas agressivas como as de Melee, repletas de combos extremos e movimentação frenética, mas também não ache que veremos os Air Dodges (ato de desviar no ar) e escudos frustrando tanto aqueles que tentarem, como ocorre em Brawl.

Mario, em especial, é um personagem que eu conheço e utilizei bastante em campeonatos de todas as modalidades de Smash. Sua nova versão me lembra muito mais o encanador cheio de combos do GameCube que o atirador de água que inspira pouco respeito no Wii. O F.L.U.D.D ainda está lá e não parece melhor, mas seus Tilts (qualquer direção + A, no chão), arremessos e aéreos, em especial o Up Air e o Down Air (Cima + A e Baixo + A no ar, respectivamente) parecem perfeitos para manter oponentes em pouca porcentagem apanhando. Em compensação, ele ainda sofre para matar e sua recuperação parece pior (Cima + B levemente mais curto e a Capa não o ajuda mais a manter altura), ficando à mercê do novo jeito como as beiradas dos cenários se comportam. É esquisito explicar, mas se antes era muito fácil e seguro e se pendurar na fase, agora parece que você poderá ser punido fortemente se tentar.


Por causa disso, na minha opinião, Villager é o melhor personagem da demo e forte candidato a ser um dos tops do jogo. Seu Cima + B é uma das coisas mais exageradas que eu já vi e permite que ele retorne para o campo de batalha de praticamente qualquer lugar, sem precisar subir pelas beiradas. Ele também possui boa variedade de golpes de longe e de perto e projéteis que somados com sua recuperação, talvez signifiquem que ele possa impedir, fora da fase, seus oponentes de se recuperar sem ter que se arriscar muito no processo. Megaman é um lutador “diferenciado” e Pikachu e Link parecem melhor do que suas versões no Wii, mas tudo que eu disser agora está sujeito a mudança já que o sistema que opera por trás deles mudou de forma significante.

Tendo finalmente jogado, mesmo a versão reduzida, eu posso afirmar com certeza que Super Smash Bros. for 3DS não é o jogo competitivo que todos estavam esperando. Não foi dessa vez que Sakurai escutou os apelos da comunidade e sanou seus maiores medos. Mas isso não quer dizer que o novo Smash não possa se tornar algo que agrade bastante, mesmo que por acidente. É um mundo inédito cheio de regras novas e eu posso dizer que estou oficialmente animado para conhecê-lo.

 



Por Ivan Nikolai Barkow Castilho

Desde o momento que soube que Super Smash Bros. for 3DS seria lançado antes da versão de Wii U, considerei o jogo do portátil como uma demo para o que estava por vir. Portanto, o que tenho em mãos é a "demo da demo". Como o Caio descreveu, o conteúdo é bem pequeno, mas dá um gostinho do que iremos conferir no jogo completo.


Dos cinco personagens disponíveis na demo, posso comentar fortemente de Link. Ele é, sem dúvida, uma das melhores versões desde o Melee. O seu Spin Attack (B+cima) continua ruim como era no Brawl e seu dash attack mudou para pior (está mais lento, mas mais forte). Mas o Dair (baixo+A no ar) ser Meteor foi uma adição interessante. O dano da flecha também diminuiu, mas parece que causa mais impacto no ataque. O bumerangue possui o efeito de vento como no Brawl, e continua sendo um projétil bom, mas parece que o início da animação aumentou. O U-Tilt (cima+A) está forte, assim como o Up-Smash. Mas o mais complicado de Link é o seu Smash Attack: o segundo ataque é forte como sempre foi, mas o primeiro parece que possui um sweetspot agora (pense no Smash de Marth - se não pega na ponta, não é a mesma coisa). Ou seja, se você está colado no oponente, ele pode ter uma porcentagem de dano alta que não vai nem sentir o golpe.

Já com Mario, sempre fui um jogador básico com ele e por isso não posso comentar com precisão. Mas sinto que ele está forte, pois parece estar rápido, considerando a velocidade geral do título. Sobre Pikachu, digo a mesma coisa, e o mais legal dele é que muitas animações foram refeitas para o personagem. Joguei muito pouco com o Villager e serei sincero quanto a isso: não vou com a cara do personagem. Seu Smash normal parece ser forte, porém acertá-lo não será fácil. Por fim, Mega Man: infelizmente, ele será um personagem fraco. Ele tem no máximo 3 ou 4 golpes que são usáveis e o resto é dispensável. É possível que na versão de Wii U, com um controle de GameCube, ele seja um pouco melhor, mas no 3DS é praticamente impossível, pois a primeira coisa que você precisa ter em mente com o personagem é que seus tiros aéreos são melhores que os no chão e, por isso, precisa pular (de forma curta, via short jump) e atirar o tempo todo. No 3DS isso é muito ruim de se fazer. O "Bair" e "Smash" normal, assim como o Rush com cima+B, são outros golpes bons do personagem para serem usados. Mas o resto é de se dar risada, o que é uma pena (não se engane pelas animações dos golpes, as prioridades e forças são fracas).


É inegável que Super Smash Bros. é um título com conteúdo e que agradará praticamente qualquer jogador que busca diversão descompromissada. Mas há uma parcela relativamente grande de jogadores que busca torná-lo competitivo e eu me encontro nela. Melee está aí para provar isso, e Brawl infelizmente falhou nesse aspecto, a ponto de surgir o Project M que é um trabalho impressionante e assunto para um outro dia. Super Smash Bros. for 3DS está nas mãos da Bandai Namco e notícias como o tropeço ter sido removido e todas as arenas oferecerem um layout "Final Destination" nos davam esperanças de que veríamos um novo Smash digno de destronar Melee.

Mas parece que, infelizmente, enquanto Sakurai for o diretor, isso não acontecerá. Pela demo, Super Smash Bros. for 3DS é um jogo lento, com mortes demoradas (em 2 minutos não dá para fazer mais que 2 mortes), desvios infinitos no ar não abrem possibilidade para muitos combos e nenhuma técnica conhecida de Melee está presente. Nem mesmo coisas como dash dance é possível (pelo menos com Link e na demo), ou edge-hogging - coisas que eram possíveis no Brawl. Inclusive esse último é bizarro - o jogador que está indo para a beirada tira o outro de lá. Não existe mais toda a competição de tentar impedir o oponente de agarrar na beirada.

Em outras palavras, Super Smash Bros. for 3DS (e provavelmente o de Wii U) não deverá vingar competitivamente falando. Eu realmente torço para que o jogo evolua e suas próprias técnicas sejam descobertas e que abram possibilidades para treinamento. Eu amo Melee e fui um dos que mais deu chances ao Brawl até dizer chega. Vou fazer o mesmo com este novo, e espero que todos também o façam. Se vermos que nada vai surgir, paciência e vamos torcer para que o próximo Smash não seja dirigido pelo Sakurai. Mas pelo pouco que pude testar nesta demo, tudo indica que estamos indo nessa direção...



As impressões da demo deixaram bastante polêmica no ar, mas não falta muito para que a versão de 3DS seja lançada no ocidente e possamos conferir o produto completo. E você, teve oportunidade de jogar a versão demo? O que achou? Deixe nos comentários e até a próxima!



comentários
Mr Wong
22/09/2014 às 18:15
Analisar demo querendo q o jogo fosse completo soou como algo bem tenso, se a demo tem 2 minutos e 5 personagens é pq é uma DEMO!
Razor Ramon
22/09/2014 às 16:14
Super Fog falou bem...


Puta merda. deu vergonha alheia do que eu li...

"Se vermos que nada vai surgir, paciência e vamos torcer para que o próximo Smash não seja dirigido pelo Sakurai. "

Essa frase é a sintese da tosqueira toda que li na analise..

Quem diabos disse ou deu a entender que Smash Bros. é um jogo voltado a competição?

Smash Bros. só tem 1 compromisso, SER DIVERTIDO AO EXTREMO! E pela demo deu pra notar que o jogo está num rítimo mais rápido que Brawl, mas ainda com os seus hitstuns, não tem os impactos fodásticos do 64, mas os golpes te dão a segunda melhor sensação de "smashar" da série. Ou seja, soma-se a isso os itens, que tem adiçoes muito divertidas, os maior e mais variado rost, com presenças ilustríssimas com gameplays fodásticos (megaman)... e temos o que pra mim é o Smash mais divertido desde 64.
Ro.G.er_Silver
22/09/2014 às 16:04
Do pouco que eu joguei a demo me diverti bastante! Sem dúvidas estou ansioso para comprar, mas meu Pokémon Alpha Sapphire será a prioridade para este fim de ano.
Wiivern
22/09/2014 às 13:00
Joguei já muitas vezes no multiplayer local com 4 players. Algumas delas, especialmente quando tem pikachu lançando aquele raio que vem de cima e o pessoal tá usando itens, dá um lag violento. Mas tirando isso, no mais o jogo se mantém muito, muito bom mesmo. Vale 100% a pena. É divertido demais. A mecânica de jogo está muito melhor do que nos smash anteriores e os novos itens são bem divertidos também.
Tux
21/09/2014 às 21:27
Só achei que quando você está jogando com 4 na tela e eles se espalham, os personagens ficam muito pequenos... e em certos momentos fica meio confuso saber o que está acontecendo com tantos combos na tela...

E olha que a minha versão é XL...

Fora isso o jogo está muito bom no 3DS... Que venha a versão do Wii U... essa sim eu vou comprar!
GerusBlade
20/09/2014 às 23:03
Eu curti demais esse Smash de 3DS, achei as mecânicas muito melhor que a do Brawl e o Melee pq estão mais equilibrados, e ainda bem que tiraram o edge hogging, achei mais interessante assim pois dá pra arriscar uns Meteor Smash (como o Mago Vaati disse) e se pega é morte na certa. Eu sempre usei o Mario e percebi que ele está bem mais forte que nos anteriores, já fiz vários combos com ele e finalizo na maioria das vezes com o Meteor Smash dele. E mais uma coisa, apesar do FLUDD ter sido inútil no Brawl, neste jogo ele não é tão inútil assim, visto que tiraram o edge hogging, então, você tem duas alternativas: ou ataca o adversário pra manda-lo mais longe ou empurre adversário para não se segurar na beirada com o FLUDD e cair.

O jogo flui muito bem, não é lento igual o Brawl, mas não é frenético igual o Melee (que particularmente eu não gosto muito), acho que fizeram a coisa certa em "fundirem" Melee e Brawl e colocarem algumas mecânicas novas. Está bem agradável assistir as lutas que tem no YouTube de torneios como esta luta entre Zero Suit Samus (que está SUPER apelona ) e o Ness: https://www.youtube.com/watch?v=Tdj-0viZ9-0&list=PLFXOgPi6_N5QGmgr2kUW3Uj2EDsfhvfhY&index=2
Mago Vaati
20/09/2014 às 19:15
Eu gostei do fim do edge hogging, era algo que me irritava um pouco nos outro jogos, e assim até dá pra arriscar melhor uns meteor smashes sem que um terceiro tente te ferrar se segurando na beirada.
Pedro Magalhães da S
20/09/2014 às 18:51
Só espero que tenha uma atualização em que vc possa jogar com o d-pad! De resto, o jogo está maravilhoso.
NicMDS
20/09/2014 às 18:37
Acho que não faz sentido isso que estão falando de ser demo/aperitivo pra versão de WiiU.

A versão para 3DS é Smash PORTÁTIL, e a versão para WiiU é SMASH BROS de mesa, como sempre foi.

Não é uma demo, é uma versão nova do jogo para um console portátil. É um Smash Bros que você pode jogar em filas de banco, no trêm indo pra faculdade, na faculdade com a galera da sala que tiver 3DS também.

É um Smash Portátil, e eu entro junto com o Fog; SEMPRE sonhei com isso. Bater nas CPUs é um dos meus passa-tempo favoritos, e poder fazer isso em qualquer lugar vai ser muito melhor do que jogar games como Mario Kart 7. Sempre achei o conceito do Smash perfeito pra handheld.

E, os controles não indicam nada; Se quer jogar Smash Bros num console portátil vai ter que jogar nos controles do console portátil, oras. Isso não é motivo pra fazer ele uma demo do outro ou até mesmo pior que o outro, e ambos nem devem ser comparados pois possuem propostas diferentes; Um é um jogo para console portátil e outro é um jogo para console de mesa, simples assim.

Ninguém sai por aí chamando Mario Kart 7 de demo do Mario Kart 8 ou Aperitivo ou até mesmo achando que o jogo é indispensável pois agora existe Mario Kart 8. É um Mario Kart portátil, assim como agora finalmente temos nosso Smash Bros Portátil porra! Que mané demo, não é por que os jogos estão saindo em prazos próximos que um é demo do outro/aperitivo do outro, pelo amor de deus, isso é ridículo. Devíamos estar pulando de alegria, isso foi meu sonho durante a época do DS, cansei de baixar aqueles homebrews toscos Smash Bros Clash só pra sentir um gostinho. E não ficar comparando como ele é pior em relação à versão de console de mesa por causa dos controles/gráficos.
Jomon
20/09/2014 às 12:38
@Super FOG O conteúdo é diferente, mas acho que a proposta não é tanto não, no final ambos servem para jogar Smash Bros. Os modos a mais (de ambos, porque não sabemos nada do Wii U, como o WTF Ivysaur falou) são legais mas nunca são o modo principal. Esse lugar é do multiplayer vs. e nesse quesito o do Wii U vai continuar sendo melhor para jogar pelos "n" motivos já citados...

E digo "demo" pelo sentido da versão de 3DS ser um "aperitivo" para a versão de Wii U, não por ser um jogo incompleto ou sem conteúdo.
WTF Ivysaur
20/09/2014 às 12:22
"O que a versão de WiiU tem de TÃO diferente da versão de 3DS?"

- Tela maior e gráficos muito melhores
- Melhor controle (sei que não é culpa do jogo, mas fazer o que se é melhor?)
- MUITO Mais fases (como você mesmo sugeriu)
- Provavelmente um online melhor (falam que no 3DS não está 100% com 4 pessoas)
- Muito mais tranquilo de jogar com 4 amigos (apenas um console e um jogo necessário)

E olha que a gente não sabe NADA das features da versão de WiiU ainda.

Sim, os dois jogos são bons por si só, e comparar é meio chato. Vou comprar a versão do 3DS dia 3 e devo jogar por anos (também exagero chamar-la de uma demo). Mas não tem como discutir, a versão do WiiU é a definitiva, principalmente para aqueles que vão jogar sério.
Super FOG
20/09/2014 às 12:20
Ainda assim, chamar de demo é incrivelmente impreciso, porque os dois jogos são bem diferentes um do outro, não só em conteúdo mas em proposta também.

E se querem saber, há bem mais chances de o Smash 3DS ter um cenário mais amplo que a versão de Wii U por conta da base instalada.
Hector Bonilhas
20/09/2014 às 11:48
Tsk, demo da demo (2)
Jomon
20/09/2014 às 10:19
Eu também sinto o Smash 3DS como uma demo do Smash de Wii U. Muito provavelmente eu vou jogar mais o do 3DS por causa dos eventos que rolam por aí, mas ainda considero uma demo de Wii U.

Ele é um jogo completo? É (apesar de sentir falta de um adventure/subspace da vida). Independente do Wii U? Claro. Mas mesmo assim não vejo como uma experiência de um Smash em sua totalidade. Poder jogar com um controle no Smash e em uma tela maior é algo indispensável. Ele foi bem transportado para o 3DS mas ainda assim fica aquém do que vai ser a versão de Wii U em questão de gráficos, jogabilidade e conforto. Vai ser no esquema "vou jogar a versão do 3DS... Opa! A TV ta livre? Vamos jogar do Wii U então".

Entendam, não é um jogo ruim, mas é de se esperar que a versão de Wii U seja mais completa.
A.L Freire
20/09/2014 às 08:13
Pra mim eles fizeram de propósito para manter os 60hz fixos, mas no wiiU, acredito que será mais próximo do melee sendo que é possível que exista uma opção de controle de velocidade. OBS: Ainda não joguei a demo do portátil, é só um palpite. .

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