Carregando
artigo 
Loucuras, Segredos e Dúvidas
escrito por Adriano Francisco

Estava eu, em um dia normal de jogatina, fazendo o que mais fiz na vida gamer até hoje: Jogar Super Mario Bros 3. Em um dado momento, após pegar a Fire Flower, uma questão foi levantada nessa minha mente à toa: Quem costura as luvas queimadas do Mario? Eu sei que trata-se apenas de um jogo e que esse tipo de pergunta não deveria ocorrer, mas eu prefiro pensar que o jogo esconde mistérios ao invés de simplesmente acreditar que meu cérebro está criando inutilidades a cada segundo. Assim é mais fácil viver com isso. Pensei um pouco sobre o assunto, pouco mesmo, não tinha muito tempo disponível e por fim não cheguei a nenhuma conclusão inteligente. Por isso ao invés de tentar explicar os motivos, eu preferi explorar o assunto usando raciocínio lógico. Será lógico o suficiente para uma pessoa que procura respostas para perguntas desse nível.

É importante deixar claro que não importa se a tecnologia da época era limitada, já que os argumentos se criam no nosso imaginário, um mundo sem limites, e, esse mesmo mundo, é capaz de aceitar coisas que não possuem lógica, apenas com o objetivo único de manter o entretenimento em funcionamento total. Em sumo você aceita que as coisas são assim e segue em frente. Essa qualidade nos faz relevar muitas coisas na vida, você consegue, por exemplo, viver um dia após o outro sem se dar conta da rotina que tomou conta, além do que também evita que você enlouqueça pensando que pode morrer agora, já, a qualquer momento e não há nada que possa ser feito. É só isso, apenas aceitar e seguir em frente, mas as vezes é bom sair dos trilhos e observar o mundo girar. É bom ver as coisas de fora, como que pensando fora da caixa, assistindo situações, tomando decisões mentalmente e aumentando seu senso crítico. Esse artigo fez exatamente isso comigo enquanto eu escrevia e espero que a leitura também te alcance do mesmo modo. Preparado para um pouco de loucura?

 
Fire Flower

O Super Mario sai constantemente jogando bolas de fogo após comer, e não apenas tocar, uma tal Flor de Fogo. É fogo pra todo lado, enquanto saltam pela tela, acertando sem piedade tartarugas desavisadas. A vida seria bela se pensássemos apenas nas vantagens do item, na superioridade que Mario obtém após ingerir tal flor, porém, como não pensar no que acontece depois dessa farra? O fato de a luva se queimar e precisar ser consertada é na verdade apenas o menor dos problemas. Pense um pouco. Tudo que entra, logo precisa sair e uma Flor de Fogo, mesmo que mastigada corretamente, pode fazer um estrago enorme no nosso querido amigo Mario. Provavelmente já na hora de mastigar se inicia o problema, até por que em Super Mario: Verloren in der Zeit (Tradução: Super Mario: Lost in Time) uma revista que foi disponibilizada no Nintendo Club Alemão em Maio de 1993, Mario deixa claro que a Flor de Fogo não tem um gosto muito bom. Ela não agrada o paladar do encanador que precisa enfrentar um Tiranossauro Rex nessa aventura com Joe & Mac. (hein!?)
 
Joe & Mac!? Que Loucura!

O sabor é o de menos, vamos e viemos, afinal é na parte final do processo digestivo que mora nossa maior preocupação, talvez até mesmo na fase gasosa já possa haver sinais de sofrimento no, agora não tão Super, Mario. Essa informação pode ter alcançado os ouvidos de Wario, que nos dá uma bela apresentação de sua atual potência em Super Smash Bros 4. Deixamos os peidos de lado, vamos focar no resultado em que tais atos devem causar no macação azul de Mario. Dá pra imaginar!? Se forem reforçados o suficiente para conter gases de fogo sem rasgos, então, eles devem manter os gases ali dentro por um bom tempo, afinal são macacões bem justos, sem folgas e mesmo gases teriam que se espremer enquanto percorrem o trajeto para a saída mais próxima. Tudo isso serve para “perfumar” nosso querido encanador que já está cheirando a esgoto desde a primeira passagem pelos encanamentos de Mushroom Kingdom. Agora tudo se explica e é claro que a Princesa Peach fica muito grata por ter sido salva, mas o cheiro desse seu bigode deve ser insuportável. A vida não é fácil Mario, não vamos julgar a princesa ok? Sorry.

 
Uma descoberta importante

Após essa não tão cheirosa análise da vida de aventuras do Super Mario eu não fico surpreso por Luigi não demonstrar tanto interesse assim em participar dessa loucura toda. Quem pode culpá-lo? Luigi sempre me pareceu um gentleman, uma pessoa educada, recatada, contendo-se para não criar gafes (falei "gafes", com f) e se preocupando em apoiar Mario. Esse perfil fecha exatamente com o tipo de pessoa que costuraria luvas, macacões queimados, sapatos sem solas e boinas fedendo a esgoto. Luigi poderia muito bem se manter nos bastidores, enquanto carrega as moedas, fazendo todo o serviço de suporte e servindo de ajuda, mas não, ele preferiu colocar sua vida em risco e decidiu ajudar. Sorte a nossa, afinal, Luigi tem muito carisma além de trazer um tom cômico em certos jogos da dupla. Então quem está tratando desses assuntos importantes? Quem auxilia a dupla durante as aventuras?

O último Paper Mario, Sticker Star 3DS, nos deu um dica importante. Ali encontramos itens remendados, literalmente, itens que foram consertados e podem ser utilizados novamente, ou seja, tem alguém realmente fazendo isso! Eu não estou ficando louco! São apenas dois itens, mas são o suficiente para que a imaginação comece a trabalhar novamente. vejam isso:

 

Agora não há dúvidas, existe sim um serviço de recuperação de itens, alguém trabalhando para ajudar os encanadores de uma forma diferente do tradicional. Esses itens estão espalhados por todo o jogo, em diversas fases, sempre disponíveis para que nossos heróis triunfem e alcancem seus objetivos. Eles já são encontrados remendados, ou seja, alguém deixou eles dessa forma, você só precisa usá-los. Um detalhe importante sobre esses itens é que só podem ser encontrados nos 3 mundos iniciais, pois, de acordo com o Sticker Museum’s, lojas respeitáveis tem vergonha de estocar tal itens. Não não encontrado em lojas, você não pode comprar tais itens, ou você os encontra nas fases inicias ou não terá acesso a eles. Isso limita nossas buscas para os três mundos inicias, onde encontramos milhares de Toads pra todo lado. Assim fica difícil dizer quem é o responsável por tudo isso.

Outro detalhe fica por conta do nome relacionado ao item: Worn-Out Jump e Worn-Out Hammer, que significa estarem apenas “desgastados” e não consertados. Apesar da sugestão mental encontrada nos desenhos dos itens, que pode nos fazer pensar em um remendo, algo que foi consertado, a verdade é que eles podem ter sido largados ali, sem utilidade, ou seja, voltei novamente à estaca zero. Foi quase!
 
 
Procura-se

Já que eu não consegui responder essa questão, já que eu não identifiquei o prestador de serviços responsável pela recuperação dos itens, eu decidi anunciar. Procura-se. Talvez seja essa a solução provisória mais adequada, afinal, ainda faltam detalhes pra fechar esse assunto. Alguns podem ir mais direto ao ponto e dizer apenas que Mario troca de roupas quando elas estragam. Realmente poderia ser assim, mas eu não me convenço disso, não após conhecer Mario do jeito que eu conheço, depois de anos de aventura, sei que ele é do tipo que economiza suas moedas, do tipo que não descarta amigos, nem itens e sempre dá uma chance a mais para seus parceiros. Não posso deixar de citar Super Mario 64, quando na Shifting Sand Land, Mario encontra um tal condor chamado de Klepto. Seu nome tem uma relação íntima como o termo grego κλέπτειν que é usado na palavra Kleptomaniac ou em português Cleptomania, um distúrbio mental que impulsiona morbidamente o furto de objetos.

Na primeira aparição o tal Klepto está carregando uma Power Star, que Mario logo avista e tenta recuperá-la. Após esse evento, Klepto, começa a perseguir Mario e o foco se mantém na sua boina, tentando roubá-la insistentemente. O interessante é que Mario certamente possui uma coleção de boinas vermelhas e não teria problema em substiuí-la, ou mesmo deixar para trás esse seu acessório. O jogo te dá essa opção, siga em frente sem a boina se quiser, é só sair da fase e você continuará sem a boina. Parando pra pensar no assunto vemos que Mario se apegou ao objeto, há alguma ligação entre Mario e a boina vermelha. Mario está em uma missão urgente, precisa resgatar a Princesa Peach, precisa recuperar o máximo de Power Star's que conseguir, precisa correr por todo o castelo para realizar tal feito, mas mesmo assim consegue tirar tempo para recuperar sua boina. Não é uma tarefa fácil, pois Klepto fica fugindo pelo cenário e Mario precisa gastar um tempo considerável na busca pelo acessório. Essa cena se repete em Tall, Tall Montain quando o macaquinho Ukiki também rouba a boina de Mario. Uma pessoa com essa personalidade sempre encontra amigos que estão dispostos a ajudar, sempre terá alguém para costurar suas roupas, para passar sua roupa, para não deixar faltar nada. É por isso que ainda mantenho o “Procura-se”. Vou pesquisar em outros mundos para ver se essa pessoa tem alguma ligação com pessoas de Hyrule, afinal ali temos um Goron que conserta espadas, que conserta a Biggoron’s Sword para Link, talvez ele tenha dicas de outros consertadores. Procura-se.


comentários
JhonnWillian
30/04/2015 às 15:01
Simplesmente o melhor artigo que já li no site.

Um colega de trabalho até veio perguntar o que eu estava lendo, disse "um artigo sobre quem conserta as luvas queimadas do Mario" e ele me perguntou se cairia no vestibular.
Visionnaire
30/04/2015 às 08:41
Hahahaha
Valeu pelo feedback aí galera. O Artigo não tinha outra intenção que não fosse entreter, então, pelos comentários eu percebo que foi atingido o objetivo.
Aos que esperavam algo mais sério, lamento, mas esse foi realmente pra fugir do óbvio, surpreender, mesmo que alguns negativamente, mas trazer conteúdo diferente do que estamos acostumados a ler.
Gostei dos comentários!
Virtua_Friend
30/04/2015 às 08:23
Quanta Nintendisse, pena que as boas recordações foi proveniente da era 8 bits, explica a carência, coitados...
N.IGMA
30/04/2015 às 07:20
"...Mario (...) é do tipo que economiza suas moedas, do tipo que não descarta amigos, nem itens e sempre dá uma chance a mais para seus parceiros."

E usa o pobre do Yoshi para evitar a morte ao cair em abismos
Satoshi
30/04/2015 às 01:02
@PELU 21
E se Mario e Luigi são irmãos e eles são os irmãos Super Mario, então o verdeiro nome do Luigi é Luigi Mario? E o Mario é o Mario Luigi?
PS: vou dormir tbm pq isso já tá contagiando mais que o vírus de Resident Evil!!
PELU 21
30/04/2015 às 00:28
Caraca maluko!!! e eu achava q só meu cérebro dava essas viajada lokona assim,kkkk
"eu achava que eu tinha a mente um pouco perturbada, mas depois que li este texto, vi que eu sou o cara mais normal do mundo. " [2]
Bem, mas vc já parou pra pensar que existem milhões de Toad espalhados por Mushroom Kindon e que eles não possuem gênero e que eles devem total devoção a Princesa Peach, que é filha do rei dos toads (WTF , se eles não tem sexo, como o rei toad tem uma filha??? e por que ela não se parece nem um pouco com um toad??? e por que mario e Luigi não são toads também? ) logo, os toads também devem prestar serviços àqueles que trabalham para a segurança da coroa, então conclui-se que os toads são responsáveis por manter a aparência e as roupas do Mario!!!

...bem acho que depois dessa eu vou dormir...
Satoshi
29/04/2015 às 23:58
Eu achava que eu tinha a mente um pouco perturbada, mas depois que li este texto, vi que eu sou o cara mais normal do mundo.
Bandicoot
29/04/2015 às 23:11
Fumou tudo ou sobrou um pouco pra galera? :v
Darkthur
29/04/2015 às 22:12
Que loucura cara kkkkkk
Nunca tinha pensado nisso xD
iCode
29/04/2015 às 21:49
Manoo... economizei dez pilas depois de ler isso tudo...

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

nintendosfera

artigos recentes
Visitamos o Pikachu Outbreak
POR Leandro Eidi    3
Melhores de 2015 (3DS e Wii U)
POR Equipe Wii U Brasil    21
Splatoon 2.0.0
POR Thales Nunes Moreira    12
E3 2015 Index: 3DS
POR Equipe Wii U Brasil    10
E3 2015 Index: Wii U
POR Equipe Wii U Brasil    15
E3 2015 Index
POR Equipe Wii U Brasil    2
Mercado Mobile - Um Novo Mundo Novo
POR Adriano Francisco    21
O Futuro: Seu e dos Jogos
POR Adriano Francisco    22
Os mais esperados de 2015 - Wii U
POR Equipe Wii U Brasil    42
Os mais esperados de 2015 - 3DS
POR Equipe Wii U Brasil    26
Melhores de 2014 (Wii U)
POR Equipe Wii U Brasil    28
Melhores de 2014 (3DS)
POR Equipe Wii U Brasil    20
Personagens que queremos ver em Hyrule Warriors
POR Equipe Wii U Brasil    6
Impressões da demo de Super Smash Bros. for 3DS
POR Equipe Wii U Brasil    34