Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
Nintendo 
Jack Tretton diz em entrevista que Sony não antecipou o sucesso do Wii
Postado por Allan Rafael Bandini (Neo_Fowl)
01/10/2016 às 12:16

Não é difícil esquecer que a Nintendo não estava na melhor posição após o lançamento do GameCube. O roxinho não teve uma performance de vendas muito boa, então todos os olhos estavam sobre a Nintendo para ver o que eles lançariam em seguida.

A Nintendo prometeu uma revolução com o Wii, e cumpriu sua promessa. Ele se tornou seu console de mesa de maior sucesso, e uma das plataformas mais vendidas. Com a histeria inicial ao redor do Wii, era extremamente difícil encontrar um para comprar por um bom tempo. A Nintendo também teve sucesso em sua missão de atrair os jogadores casuais.

Em retrospecto, muitos não conseguiram prever o sucesso do Wii. O ex-presidente da Sony Computer Entertainment America, Jack Tretton, "com certeza não previu".

Quando questionado pela IGN se ele ou outra pessoa na Sony antecipou esse sucesso do Wii, ele respondeu:

"Acredito que a indústria não seria o que é hoje se não fosse pela Nintendo, então todos respeitam o fato que eles tiveram um papel importante em construir essa ótima indústria na qual trabalhamos, mas a cada geração, você nunca sabe o que a Nintendo iria oferecer. Você só sabia que não poderia descartá-la. E acho que todos desacreditaram o Wii inicialmente, e ele realmente pegou o mundo de surpresa. Eu diria que havia muito mais pessoas surpresas, do que as que diziam que "já esperavam" por isso. Talvez algumas pessoas na Nintendo, mas a grande maioria estava cética quando o Wii foi lançado."


Jack Tretton era o presidente da SCEA e trabalhou na empresa por quase duas décadas. Ele saiu em 2014, e hoje trabalha no quadro de conselheiros da Genotaur.

 

Notícias Relacionadas
COMENTáRIOS • site
Luan351
02/10/2016 às 20:43
ele dizia que o 3ds era uma ferramenta de babá e que ninguém com mais de 20 anos queria ser visto jogando um.
p-junior
02/10/2016 às 18:21
Jack tretton é o cara que falava muita merda sobre o DS e fazia parte da turma do $599 doletas no ps3, de humilde ele não tem nada.

"sem contar a luz vermelha da morte do Xbox 360 que destruiu 70% dos modelos antigos e só veio ser corrigido com o slim, e nem havia troca, incrivelmente o defeito permaneceu no slim."

Caso semelhante ao Ps3, que nos modelos slim continuam com o mesmo defeito.
NewD2Boy
02/10/2016 às 17:36
O Wii foi um sucesso porque ele inovou, diferente do que acontece com um Playstation ou com um Xbox que apostam em funções multimídias e o Wii foi o ponto fora da curva nessa questão, claro que isso teve um preço que foi na questão dos jogos, apesar de ter os exclusivos da Nintendo que fizeram muito sucesso, o mesmo não pode ser dito dos jogos third parties que em sua maioria não venderam bem, sendo poucos que venderam, então a questão foi o fator inovação que fez a diferença e se a Sony e a Microsoft tivessem inovado a situação delas poderiam ter sido diferentes, mas mesmo não gostando do Wii, mas eu admito que ele fez um bem danado quando se tratou de inovação.
Léo
02/10/2016 às 09:35
Pois é, @La Conga. Exatamente isso que você disse. Pior é criticar um quando o outro faz a mesma coisa, ou até pior, como falamos aqui.

Aí o cara da Sony fala algo legal, exaltando a importância da Nintendo para a indústria, e ainda aparece gente pra criticar e deturpar suas palavras.
Moon Presence
02/10/2016 às 09:12
@Léo

Sim, o sofrimento que a Sony teve no início de vida do PS3 a Microsoft teve no início de vida do Xbox One, sentiu vendo que vende menos da metade do que o PS4 vende, sem contar a luz vermelha da morte do Xbox 360 que destruiu 70% dos modelos antigos e só veio ser corrigido com o slim, e nem havia troca, incrivelmente o defeito permaneceu no slim.
Léo
02/10/2016 às 09:01
Defender a M$ é fanatismo puro. A empresa que no início da geração quis empurrar "always online", kinect, DRM... isso só pra mencionar algumas coisas. Tudo coisas que iriam só nos prejudicar, mas que graças a rejeição do mercado falharam miseravelmente. Console frágil, 100 dólares mais caro que o concorrente, mesmo sendo inferior em poder gráfico. E quanto a jogos exclusivos, isso é questão de gosto, mas a Sony tem os melhores na opinião da maioria das pessoas (sem contar a Nintendo, obviamente).
E a cereja no bolo é começar uma nova geração em apenas 4 anos, com o Scorpio. O PS4 Pro não vai iniciar uma nova geração, é apenas uma atualização como o New 3DS foi para o 3DS.
Patolouco
02/10/2016 às 04:43
@centurions

Eu concordo e apoio com sua decisão para termos um mercado melhor.

Dizer que a Sony pensa no consumidor é o mesmo que dizer uma piada. Ela pensa sim. Em roubar o bolso do consumidor com remasterizações, jogos filmes, consoles e controles frágeis, VR caro e fajuto, geração de apenas 3 anos e consequentemente cobrando por melhorias visuais via atualizações.
Moon Presence
01/10/2016 às 23:47
É verdade, de qualquer forma a Nintendo iria dominar a geração passada, ela revolucionou a forma de se jogar, o melhor custo benefício, os melhores e os mais criativos exclusivos, enquanto a Sony e a Microsoft estavam focadas em mostrar resolução, gráficos e um serviço online. A Sony realmente foi uma escrota, um console muito caro, com uma arquitetura escrota, um elefante branco, se aquele dualshock bumerangue viesse com o console com certeza o console iria afundar de vez, o bom é que ela segurou o forninho e o console com o tempo se tornou incrível, mas que deixou marcas, deixou! a indústria é uma montanha russa, sobe e desse, não duvido a Nintendo tirar o PS4 do topo, apesar de eu achar algo bem difícil. Desejo sucesso a Sony, Nintendo e Microsoft, quero o mercado fique equilibrado.
Léo
01/10/2016 às 21:12
Declaração muito lúcida e que mostra grande humildade, ao contrário de representantes da M$ que falaram bastante shit essa semana (acho que a arrogância subiu à cabeça daqueles caras porque o modelo S do Xbox vendeu mais, só que eles esquecem da tapa na cara que deram nos consumidores do modelo obsoleto do One e que estão pulando uma geração daqui a um ano com o Scorpio).

Tretton mais uma vez reconhecendo a importância da Nintendo. Sempre gostei do jeito desse cara. Já não é mais presidente, mas personifica bem a mentalidade que a Sony vem tendo, e que não à toa a deixou no primeiro lugar, pensando no consumidor.
JBB
01/10/2016 às 18:03
Quando vi o wii sport realmente me surpriendeu,mas nesta epoca estava mais focado no zelda tp que saiu pro GC, então demorei um tempo até pegar o wii
Mas nem mesmo a nintendo espera esse sucesso absurdo.
Pena foi o que fizeram com o WiiU tem gente que até hj acha que faz parte do wii
centurions
01/10/2016 às 17:49
@Patolouco

Meu ciclo com a SONY acabou em 2011 com o PSP, só penso agora em consoles da Nintendo.
Patolouco
01/10/2016 às 15:59
Rapaz, o cara resolveu falar, é a metralhadora da semana. Ele mostra o quanto a Sony foi arrogante, alias, continua sendo até hoje.

Agora a surpresa para Sony foi o Slim do One e o Scorpio. Ela estava dona de si e achou que o slim simples do ps4 seria suficiente, agora ela vai pagar caro por essa prepotência, pelo menos parece que irá, haja vista que o mercado tem reagido bem ao produto da concorrente dela. Outra exemplo de prepotência e arrogância é encurtar a geração em 3 anos com o ps4 pro mesmo sendo líder absoluta de vendas com o ps4 beta. Isso só mostra o quanto a forma que essa empresa administra seus negócios e seu mercado é prejudicial para os consumidores e para o restante do mercado. Chegou a hora de dizer não para Sony.
Jaime88
01/10/2016 às 15:21
Boa @Al!
A apresentação do Wiimote foi fantástica!
O Wii foi um triunfo da criatividade sobre a força bruta.
Foi de longe o console que mais aguardei *_*
Deustendo
01/10/2016 às 14:18
Ninguém pode prever os movimentos da Big N
shadowfly
01/10/2016 às 13:07
No início, MS e $ony ridicularizaram o Wii..depois, criaram suas cópias fracassadas do Wii.
shadowfly
01/10/2016 às 13:05
No início, MS e $ony ridicularizaram o Wii..depois, criaram suas cópias fracassadas do Wii.
Al-Rashid
01/10/2016 às 12:50
Por que todas estavam focadas em serviço online e poder de hardware. Para SONY e MS era preciso conquistar um mercado que já existia e que tinha crescimento limitado. A Nintendo deu a volta e foi ver que o mundo era mundo maior e que dava pra buscar um novo publico consumidor. Wii vendeu pouco para o público tradicional, mas despertou o interesse de muita gente. Desde o NES e GB a NINTENDO não tirava um coelho tão grande da cartola. Nunca subestimem a BIG N porque ela só faz isso da vida.
ernanifdx
01/10/2016 às 12:36
A Microsoft também teve um argumento semelhante a este e acho que competiria apenas com a marca PlayStation.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
notícias recentes