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Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Escrita por Luis Guilherme Machado Camargo

Antes da E3 começar, um dos títulos que todos aguardavam para obter informações era “O próximo jogo da Retro Studios”. Especulações e teorias foram feitas: Um novo Metroid Prime, Metroid Dread, uma nova IP ou até mesmo a reimaginação de outra antiga IP da Nintendo. A expectativa criada antes do show chegava a ser palpável.



Quando Donkey Kong Country Tropical Freeze foi revelado, não foi exatamente o anúncio que todos esperávamos. Portanto, DKCTF já começa a vida de maneira difícil, pois terá que impressionar jogadores para justificar sua existência e corresponder as expectativas criadas antes mesmo de ter sido revelado ao público.

Essa expectativa antecipada produzida e o “desapontamento” coletivo resultante são testamentos para o pedigree do estúdio e de seu último jogo, Donkey Kong Country Returns no Wii. DKCR foi um dos melhores platformers 2D da geração, portanto DKCTF é a continuação que ninguém esperava, mas que tem potencial de superar seu predecessor em todos os quesitos.



Tropical Freeze, possui uma jogabilidade muito similar à DKCR e ainda possibilita o co-op para até dois jogadores, além de possuir várias salas e coletáveis muito bem escondidos como é padrão da série. Algumas poucas novidades foram divulgadas até o momento, TF adiciona Dixie Kong como personagem jogável e a Retro afirmou que existirá um quarto Kong jogável.

Fases aquáticas retornam e animais Vikings, como pinguins e leões marinhos, são os novos inimigos a serem combatidos. TF ainda terá suporte ao Off-TV Play, sendo possível jogá-lo apenas utilizando o Game Pad, mas ainda não foi confirmado suporte ao Pro Controller do Wii U.



Donkey Kong Country Tropical Freeze será lançado em novembro e possivelmente será um dos melhores jogos do Wii U este ano e um dos melhores platformers 2D do ano juntamente com Rayman Legends e Puppeteer. TF está incrível graficamente e sua trilha sonora está sendo composta por David Wise, compostior dos jogos originais de SNES. Apesar de TF não surpreender quando foi revelado, acredito que será um dos melhores jogos a ser lançado nesse final de ano e em relação a qualidade, ninguém tem dúvidas sobre a competência da Retro Studios.

COMENTáRIOS • site
kylebr
07/02/2014 s 18:53
Pra mim, a expectativa é mil!
O Hobbit
03/02/2014 s 11:54
Hoje já dá para mudar para pelos menos 4.5 a expectativa, ou até 5, não?
Seph_luis
01/07/2013 s 12:40
@Edu

Sei que essas mecânicas devem ser muito bem exploradas pela Retro, adorei DKCR, mas as fases apresentadas pela Retro ainda deixaram em aberto como essas mecânicas serão melhor utilizadas. Concordo e muito que mostraram mais novidades que SM3DW, mas esses jogos não chamaram muito a atenção durante a E3.

Mas provavelmente quando o jogo sair ou estiver mais próximo da data, a Nintendo fará um marketing mais agressivo, ainda falta tempo até lançar.
Edu
01/07/2013 s 01:16
@Seph_luis

Como o @SuperFog disse...o fato de ela ter apresentado desde o início novidades como Dixie Kong jogável, fases aquáticas/gelo, câmera dinâmica e o multi melhorado, já é sinal de que estão focando nas novidades e melhorias. O próprio nome do jogo já mostra isso: Tropical (fases aquáticas)/ Freeze (fases no Gelo).

Considerando o pouco que mostraram até agora (e foi muito pouco), são várias melhorias...e até mais que SM3D: World.

Mas só para esclarecer...a crítica do meu post anterior não se referia ao autor do preview (que descobri somente agora que é você, lol)pois o artigo está bom, e sim em relação aos comentários anteriores.
Seph_luis
30/06/2013 s 17:18
@SuperFOG

Quotando meu post anterior:
"Mas pelas fases apresentadas pela Retro no evento,"

Infelizmente, a demo trazida pela Retro não mostrou quase nada de substancial dessas mecânicas novas. Como disse, agora só podemos aguardar o jogo final ou novas informações para sabermos como essas mecânicas novas serão exploradas.
Super FOG
30/06/2013 s 17:00
Não há nada de superficial em Dixie Kong jogável, fases aquáticas e câmera dinâmica. São mecânicas completamente novas.
Seph_luis
30/06/2013 s 02:07
@Edu

Qualidade e Expectativa são duas coisas muito diferentes. Independente de todas os avanços feitos pela Retro nesse jogo, o fato é que o jogo foi praticamente esquecido durante a E3. Se comparado a outros jogos, a quantidade de previews e informações foi mínima.

Se o jogo vai ser apenas uma melhora superficial em relação ao DKC:R ou um título que vai expandir todos os conceitos apresentados, teremos que esperar o jogo lançar. Mas pelas fases apresentadas pela Retro no evento, só foram notadas melhorias superficiais até o momento.


Edu
30/06/2013 s 01:31
O @Super Fog já disse tudo.

Engraçado que os DKC de SNES foram lançados em uma diferença de tempo ainda menor que DKC: R e DKC: TF, mas ao invés de fazer uma análise imparcial, mostram o ódiozinho só pq a Retro optou por DK ao invés de outra coisa.

E dizer que é a mesma coisa de DKC: R é assinar o atestado de hater e/ou cego: As fases na agua/gelo, OST do Wise, câmera dinânica nas partes com o barril, novos inimigos (e que parecem melhores que os tikis) e multi ampliado é bastante mudança.

A impressão é que esse será o verdadeiro DK que a Retro queria fazer, enquanto DKC: R foi apenas "um teste", mas sem menosprezar a qualidade desse
Super FOG
29/06/2013 s 13:00
Verdade, chacoalhar o Wiimote era uma chatice, exceto claro, na parte de espancar o bichinho que saia dos chefes que era uma verdadeira terapia

E outra, como é que o pessoal pode falar que esse jogo ficaria melhor no Wii? Olhem esses gráficos! Eu não sou de fagar gráficos, mas os jogos que a Nintendo vem anunciando pra Wii U estão jus ao potencial do console. Adorei o visual de Super Mario 3D World, DKC Tropical Freeze e principalmente Mario Kart 8.
Aristarkh
29/06/2013 s 10:18
"E insisto, o Game Pad pode muito mais com a segunda tela do que só servir de off-tv."


Não sei se cairia bem ter muita coisa no gamepad num jogo tão frenético como esse, que nem a chatice de ficar chacoalhando o Wii remote no Returns.
Super FOG
28/06/2013 s 22:36
Os DKC de SNES também são parecidíssimos uns com os outros.

E quando eu vejo pessoas querendo uso do Game Pad, o que vocês tanto querem que seja usado? Será que só eu acho grande o uso do Game Pad como um mapa ou inventário rápido ou para limpar o excesso de informações na tela? Eu gosto do Game Pad em primeiro lugar porque você o empunha como um controle normal, eu odeio o uso frescurento e exagerado de gimmicks, ainda mais em um platformer 2,5D como DKC Tropical Freeze que não está quebrado e não precisa ser consertado, ainda mais com picuinhas que ninguém quer. Eu inclusive torço bastante para o jogo suportar o Pro Controller, lembrem-se que além de ser o principal meio de multiplayer do console, foi concebido originalmente para favorecer experiências tradicionais, perfeito para jogos que dispensam gimmicks.

O que eu vejo aqui são pessoas criticando o jogo por ser uma sequência (quando isso nos anos 90 era comemorado a lot) e reclamando da falta de uso do Game Pad sendo que nem os jogadores em si tem idéias melhores.
Ledig
28/06/2013 s 17:33
Considerar Off-Play TV um super new feature de um jogo novo é meio tosco, uma das propostas do WiiU é justamente essa, é praticamente obrigatório em quase todo jogo.

É a mesma coisa que chegar no Wii falando "ó meu deus o jogo tem sensor de movimento" sendo QUE TODO JOGO DO WII usa sensor de movimento!
G.P.C
28/06/2013 s 16:46
Super FOG, o que digo é que essa "sequencia" cairia bem no 3DS ou no próprio Wii, porque cá entre nós, o jogo está parecido demais com o DKCR. Ou tirasse a preguiça de lado e fizesse um DK com uma aparência que diferenciasse o jogo do Wii pra do Wii U.

E insisto, o Game Pad pode muito mais com a segunda tela do que só servir de off-tv.
Ferber
28/06/2013 s 16:20
O problema da Nintendo é que algumas vezes (quando o jogo não é das franquias mais rentáveis) ela precisa descobrir a pólvora para poder lançar o jogo novamente.

O Miyamoto deu uma declaração recentemente dizendo que não tinha ideia para lançar um novo F-Zero.

Pô, tipo, bota 60 carros irados que planam para disputar corridas em circuitos psicodélicos com um multiplayer on-line e local fodão, embala e põe na prateleira para eu comprar.
Super FOG
28/06/2013 s 15:50
@GPC, um DKC não é pouco, e 3 anos desde o DKCR definitivamente não é pouco tempo, os DKC de SNES foram lançados anualmente (94, 95 e 96).

É triste que os gamers de hoje já não sintam a mesma ansiedade por sequências que existia antigamente, eu simplesmente amei DKCTF mesmo preferindo que o trabalho da Retro fosse um novo Star Fox.

E pra mim, o melhor uso do Game Pad é permitir que o jogo seja jogado com seus botões, acho que é uma convenção que todo o jogo que se joga no Game Pad suporta o Pro Controller.

Metroid no Wii U é uma questão de tempo, sairam 2 para Wii e eu não creio que a Nintendo cometa a mesma dronada que cometeu com F-Zero.
Ferber
28/06/2013 s 14:52
Ah sei lá @ Ledig... é muita emoção. A de escanear
Ledig
28/06/2013 s 14:20
"O Gamepad pede um Metroid. Todo mundo já se imaginou escaneando os ambientes com o Gamepad."

Não quero ser chato, mas sou o unico que odeia escanear as coisas? Isso praticamente te força a ficar escaneando cada objeto de cada sala/lugar que você vai, pra completar 100% de um jogo, não aguentava mais sair escaneando coisas nos 3 Metroid Prime, agora quando pego o WiiU temos REvelations usando Gamepad para escanear, Batman Arkham City usando Gamepad para escanear, ZombiU usando gamepad para escanear.

Sério, qual a grande emoção em escanear? '-'
Ferber
28/06/2013 s 14:15
Gente, calma. O WiiU está apenas no começo. Muita coisa boa ainda virá. E Vamos esperar o DK ser lançado. É da Retro, que nunca fez um jogo menos que bom.

Na verdade, nós temos que torcer é para que a Nintendo expanda a Retro pra ver se pelo menos a gente ganha uns 3 jogos dela por console, ao invés de 2.

Quanto a Metroid, acho difícil o WiiU passar em branco.

O Gamepad pede um Metroid. Todo mundo já se imaginou escaneando os ambientes com o Gamepad. Aliás, o WiiU como um todo é um videogame muito mais apropriado para Metroid que o Wii, tendo em vista a franquia tender para gráficos mais realistas, que ficam estupidamente melhores em HD.
raereu
28/06/2013 s 13:42
Nota 2 na expectativa... Definitivamente não empolgou! Ficou aquela sensação comum em todos os games mostrados (com exceção do 20 estrelas X e do 10 bayonetta) de que são apenas jogos do Wii reciclados. Olhando os vídeos dá até vontade de comprar, mas definitivamente não no lançamento. Ó meu querido X, venha logo...... Comprar-te-ei até na ante-pré-venda se for necessário kkk
Ledig
28/06/2013 s 11:59
"este ano e um dos melhores platformers 2D do ano juntamente com Rayman Legends e Puppeteer"

Thanks God não citaram New Super Mario Bros.U


E vamos a MAIS UM jogo de "vamos trazer de volta as coisas dos anos 90 que o povo vai ficar babando ovo"
Aristarkh
28/06/2013 s 11:32
Esse eu vou comprar de certeza, adorei o Returns, um dos jogos mais bonitos de Wii.
Só espero que eles dêem uma melhorada nos gráficos, até agora tudo o que vi foi o Returns com filtros no Dolphin.

E com ele jogo praticamente pronto, a Retro vai estar livre pra fazer outra coisa. Espero que revivam outra franquia da mesma forma que reviveram Metroid e DK.
Think
28/06/2013 s 11:22
Po, pode botar 5 bolinhas na expectativa!!!

É claro que esperavamos algo diferente da Retro nesse momento (eu particularmente esperava um Star Fox), mas uma sequencia para DKCR era mais que obrigatória e muito esperada tbm!
Adorei cada segundo desse jogo e tenho certeza que vou gostar muito mais de Tropical Freeze! Ainda mais depois da noticia da trilha sonora estar sendo composta por David Wise!
G.P.C
28/06/2013 s 10:49
DK não era um jogo que precisava ser lançado desse jeito pro Wii U, tem uma versão recente no Wii, um port (desnecessário) no 3DS...

O Wii U deveria receber da Retro algo mais impactante, na minha opinião algo como um Metroid, o Game Pad merece também algo mais bem elaborado do que um simples off-tv.
Não vou entrar no âmbito fútil de gráficos...

Enfim... tem gente que se contenta com pouco mesmo.
Ferber
28/06/2013 s 10:05
@ Marcos Calvet

Discordo completamente.

Textura? Para quem acha que texturas de pano são a última bolacha do pacote...

Quanto a iluminação ser melhor, discordo mesmo.

Além disso, já joguei LBP, com amigos, inclusive, para aproveitar o jogo da melhor forma. O jogo é legalzinho até, mas falta MUITO, MUITO, MUITO arroz com feijão para o jogo se igualar em level design com o que vimos em DKCReturns por exemplo.

Agora opinião, cada um tem a sua realmente.
marcos_calvet
28/06/2013 s 09:41
Não achei o jogo bonito! Esperava muito mais pra um jogo desse tipo. Little Big Planet 2 tem texturas muitos melhores e iluminação superior. Lembro do DK antigo que era a coisa mais linda de se ver!!! Até o DK do 64 me impressionou!!! Esse DK é um fiasco total.
Ferber
28/06/2013 s 09:33
Este é um jogo que precisa ser visto.

É claro que TODOS nós esperávamos algo diferente da Retro, afinal a espera é longa para jogar um título deles.

Mas bastou eu ver um vídeo deste jogo para que o meu "desapontamento" acabasse. O jogo tá lindíssimo.

Espero só que eles melhorem um pouco a jogabilidade, que apresentava alguns problemas no Wii.

No mais, é Donkey. Comprarei.
Marcelinks
28/06/2013 s 07:48
@ WTF Ivysaur

Veja um video do gameplay que você vai mudar um pouco a visão sobre os gráficos
WTF Ivysaur
28/06/2013 s 04:54
Porque esse jogo não impressionou:

- Nome incrivelmente tosco e genérico.
- O video da E3 esta com gráficos toscos (pelo banner que vocês colocaram, parece jogo de 3DS).
- Nada impressionante.

Sei que vai se um bom jogo porque é da retro e o primeiro foi AAA. Mas se for analisar APENAS o que mostraram na E3, nem da vontade de jogar.
Visionnaire
28/06/2013 s 04:21
Tem tudo pra ser um jogaço! A versão do Wii é muito boa, boa MESMO. Agora, se essa usar melhor os antagonistas juntamente com a inclusão de fases aquaticas será imbativel!

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