Carregando
prévia › wiiu 
Super Smash Bros. for Wii U & 3DS
escrita por Guilherme Brito (Jango)

E que se esprema a laranja chamada Masahiro Sakurai, foi dito. O desenvolvedor da formula mágica Super Smash Bros. tenta novamente eternizar sua obra em mais um geração de videogames. A Nintendo tende a implementar uma curiosa cultura da inovação no modo de se jogar a cada geração, destacando-se, por vezes, no argumento da criação entre as concorrentes para conquistar seus suados adeptos. Entretanto, no fim das contas, o marco forte da empresa japonesa está em suas velhas laranjas de ouro tão inteligentemente espremidas e reespremidas e Masahiro Sakurai, sem sombra de dúvidas, é uma das principais delas. Super Smash Bros. já assopra suas velinhas de quinze anos de vida no ano de 2014, e vem em sua quarta versão (sem nome específico) com a difícil missão de erguer as vendas do Wii U no inverno desse mesmo ano. Já com a bagagem de ter feito um desacreditado Super Smash Bros.64 transformar-se em umas das principais franquias de umas das principais empresas de games do mundo até sua consolidação na vida de uma nova geração de jogadores com a era Brawl, Sakurai, dessa vez aliado com a Namco Bandai, vem para tentar provar que nenhuma missão é difícil demais para ele.

Super Smash Bros. ultrapassa as definições de ser apenas um estupendo jogo de luta. O fato da série ser uma compilação de quase toda a obra da Nintendo em um título só acrescenta um status surreal à franquia, transformando o que deveria ser apenas um jogo de luta em uma enciclopédia da história da Nintendo cada vez mais profunda e extensa. Que outra fórmula existe na indústria de jogos para valorizar tanto os personagens de uma empresa, bem como as músicas, os cenários, as histórias de qualquer época, conquistando milhares de fãs de tudo que envolve a marca daquela companhia em um simples game? Super Smash Bros. dá a sensação de ser uma ideia genial demais para ser verdade, com o detalhe que é. Os frutos econômicos, publicitários e culturais para a Nintendo trazidos pela obra são imensuráveis, e, com a adesão dos newcomers, tudo tende a sempre multiplicar-se. Por essa razão, Sakurai promete uma experiência ainda mais completa nesse sentido para fortalecer ainda mais a série no conceito: um jogo da Nintendo, sobre a Nintendo. Porém, a pergunta é: “até quando essa galinha dará ovos de ouro?”. Sakurai renova os detalhes de sua formula mágica mais uma vez para tentar finalmente responder: “até quando quisermos.”

Um dos grandes charmes da série está na grande variedade de personagens de uma grande variedade de franquias diferentes. Nessa versão, vinte e três dos trinta e nove personagens de Brawl já estão confirmados, bem como seis novatos de franquias consagradas. Já foi confirmado que o roster de personagens não possuirá variações entre as versões de Wii U e 3DS. Desse modo, as novas estrelas de ambas as versões até agora confirmadas são:

  • Villager: Personagem da franquia de sucesso Animal Crossing. Um curioso personagem que usa e abusa de técnicas estranhas e alternativas para pegar seus oponentes de surpresa.
  • Mega Man: Personagem da famosa franquia da Capcom já tão desejado pelos fãs desde a primeira versão de Super Smash Bros. Aparenta ser um personagem veloz que beneficia-se de sua capacidade de causar dano à distância.
  • Wii Fit Trainer: Personagem da franquia que lhe dá o nome, talvez um dos mais controversos entre os fãs, caracteriza-se por ser rápido, forte, e com bom controle aéreo.
  • Rosalina & Luma: Personagem do épico Mario Galaxy, que já vinha fazendo aparições em outras franquias da Nintendo como Mario Kart e Super Mario 3D World. Talvez um dos mais curiosos para se jogar, pois tem a capacidade de utilizar a Rosalina para controlar a Luma à distancia aumentando as possibilidades de combos e golpes especiais.
  • Little Mac: Personagem da antiga franquia da Nintendo: Punch Out!!, caracteriza-se por ser extremamente forte e rápido no jogo terrestre, perdendo poder drásticamente nas jogadas áreas.
  • Greninja: A ultima evolução de um dos pokémon iniciais da nova geração X & Y e uma das grandes surpresas de Sakurai no jogo veio para provar que ainda é conveniente aproveitar-se do poder que a franquia Pokémon possui no mundo para valorizar a marca Super Smash Bros. ainda mais. Greninja demonstra ser extremamente rápido e versátil em seus ataques;

 


Além disso já foram anunciadas diversas mudanças em velhos conhecidos da série. As de mais destaque são:

 

  • Sheik, Zero Suit Samus e Charizard: Agora esses três personagens são independentes de Zelda, Samus e Pokémon Trainer respectivamente, possuindo novos ataques e provando que Sakurai não irá mais desenvolver personagens acoplados nessa franquia, como já confirmado.
  • Pit: O arqueiro alado agora possui um novo set de Special Moves baseado em seu jogo para Nintendo 3DS, Kid Icarus: Uprising.
  • Bowser e Yoshi: O mais clássico vilão da história dos games e o conhecido dinossauro montaria, dessa vez, assumem posturas mais eretas e ganham mais velocidade em seus ataques, recebendo um upgrade em sua capacidade ofensiva nessa versão.
  • Pikmin & Olimar: Olimar talvez seja o personagem que sofreu uma mudança mais drástica em sua jogabilidade. Agora, o capitão de Hocotate diminuiu sua frota de pikmin para três, tendo que se preocupar mais com o planejamento de sua tropa, traço familiar de sua franquia natal, perdendo capaciade ofensiva. Entretanto, seu especial de recuperação está mais eficiente com a chamada de um Pikmin Voador de sua nova série do Wii U para carregar o capitão de volta à fase, evitando os frustrantes momentos em que Olimar era facilmente impedido de voltar ao stage com um Edge Hog (técnica em que ocupa-se a ponta da fase para impedir que o personagem retorne para ela).
  • Luigi: Já foi anunciado que irmão mais novo de Mário terá novos ataques dessa vez, inclusive sua arma Poltergust 3000 está confirmada para a alegria dos fãs da série Luigi’s Mansion.


Em Super Smash Bros., mais do que em muitos outros jogos de luta, os cenários são quase tão importantes quanto os personagens. A grande variedade de situações impostas pelas fases é o que torna, por vezes, o jogo tão divertido. Os mais distintos cenários de luta já vem sendo apresentados ao público demonstrando que o poder criativo por trás do game ainda não foi esgotado depois de quinze anos. Os stages são diferentes nas versões de 3DS e Wii U, sendo os do console mais relacionados com as franquias do console, e os do portátil mais relacionados com as franquias do portátil. Segue album de fotos com cenários já confirmados.

 


Além disso, foi anunciado que em alguns cenários, chefes das respectivas franquias da casa poderão aparecer para causar dificuldades aos jogadores, como é o exemplo de Ridley na Pyrosphere e Yellow Devil na Wily Castle, não se sabe porém quais as fases escolhidas para a novidade, nem a frequência das aparições.

Os itens, grande alma da confusão e pancadaria sem limites que marca a série, já vêm ganhando espaço nas notícias sobre o jogo há um tempo. Alguns novos itens foram anunciados como Back Shield, Beehive, Beetle, Blue Shell, Bombchu, Boomerang, Bullet Bill, Cuccos, Drill Arm, Fairy Bottle, Fire Bar, Galagan Bugs, Gust Bellows, Hocotate Bomb, Killer Eye, Lightning Bolt, Ore Club, Master Ball, Pow Block, Rally-X Flag, Steel Diver, Super Leaf, Team Healer, Treasure Chest, X Bomb. Além disso, novas caras também surgirão como Assists Trophies, a novidade de sucesso estabelecida em Super Smash Bros Brawl., são elas: Ashley (Wario Ware), Chain Chomp (Super Mario), Color TV Game 15 (Pong) Dark Samus (Metroid Prime), Elec Man (Mega Man), Isabelle (Animal Crossing), Midna (The Legend of Zelda: Twillight Princess), Mother Brain (Metroid) e Skull Kid (The Legend of Zelda: Majoras Mask).

As novas informações reveladas sobre o modo Online do jogo são talvez as mais interessantes. Sakurai está bastante interessado em reviver a aura competitiva que o jogo perdeu na transição para o Brawl, revoltando milhares de praticantes do dito Pro Smash pelo globo (outra prova dessa ressurreição é a confirmada ausência do Tripping, ação aleatória onde um jogador tropeçava por azar durante a partida). O Online se divide em dois modos: o With Friends (modo em que é possível ter partidas com os amigos presentes na sua Friend Roster) e o With Anyone.

Este segundo modo é dividido em mais dois: o For Fun e o For Glory. No primeiro, itens são liberados e os estágios, aleatórios - um modo casual, onde predomina a clássica pancadaria da série sem regras e onde, também, apenas as vitórias contam. Já no For Glory partidas um contra um são permitidas, e as fases são disponibilizadas em uma versão Final Destination, onde são planas e sem aleatoriedades que venham dar um grau de acaso a luta (esse modo simplista das fases ainda não foi confirmado no modo Offline). Ainda no modo For Glory, existe um ranking em que mostra seu nível em relação a todos os outros usuários do jogo chamado de Global Smash Power. Trata-se de um Ranking inverso que mostra sua distância para o ultimo colocado, aumentando a numeração de acordo com seu bom desempenho, simulando uma espécie de poder de luta que constrói sua carreira online de Super Smash Bros. Sakurai também revelou um esforço extra em reduzir os obstáculos da diversão online, banindo jogadores que foquem em apenas um personagem durante as lutas, que tenham problemas de rede no meio da partida e que tentem de alguma forma trapacear no jogo. Já foi informado também que não será possível combates entre as versões de Wii U e 3DS.

Um modo especial para a versão de Nintendo 3DS, o Smash Run, baseado no City Trial de Kirby’s Air Ride, também foi anunciado. A brincadeira começa com uma contagem de tempo de cinco minutos, onde os participantes terão que enfrentar inimigos, superar desafios, coletar power ups, e, no fim, se enfrentarem em um aleatório modo de batalha para definir o vencedor. Ainda não dá para prever com certeza o potencial de replay que a modalidade oferece ao jogo, entretanto, a modalidade foi motivo de grande entusiasmo e otimismo por partes dos portadores de Nintendo 3DS.

Super Smash Bros. sempre foi marcado por bons gráficos, mas essa versão aparenta conter uma grande evoução na história da franquia. Os gráficos das duas versões cada vez parecem mais refinados. A versão de Wii U vem com um bonito e colorido estilo em alta definição, enquanto a versão de 3DS é marcada por um artístico cel-shaded com linhas negras fortes (opcionais), que servem para visualizar melhor os personagens em uma tela pequena.

Há, também, uma novidade no gameplay. Foi anunciada uma forma de customizar os Special Moves dos personagens de acordo com a vontade do jogador. A ideia foi apresentada superficialmente no ultimo Smash Direct e mais detalhes não foram revelados. Entretanto as possibilidades são infinitas, dividindo opiniões entre os fãs de longa data da série.

Por fim, em uma vertente, a Nintendo tenta emplacar a série no ilimitado mundo dos videogames portáteis e, em outra, tenta estrear o sucesso do título no mundo da alta definição. Entretanto, independente da vertente, Sakurai tem a difícil missão de resgatar os valores que tanto agradaram os fãs nos quinze anos de Super Smash Bros. (tanto no sentido de diversão quanto de competição), criando, desse modo, a obra-prima da franquia, a verdadeira prova de que se pode encantar novamente a indústria de jogos com o desenvolvimento do mesmo sucesso que consagrou sua carreira quinze anos atrás.

Como fã, dificilmente pode-se definir com total certeza o que se esperar desse jogo. É com razão um dos jogos mais aguardados de toda a nova geração por uma sedenta parcela de gamers ansiosos para reviver todas as épicas batalhas que já foram vividas com o atraente adendo da alta definição. Entretanto há outra parcela de gamers, pode-se dizer, pessimista com o desenvolvimento de apenas mais do mesmo Super Smash Bros. de sempre com o insuficiente alento da alta definição. Atualmente, não é possível responder quem está certo ou quem está errado, as perguntas ficam. Que Super Smash Bros. será visto nessa geração? Uma série repetida ou uma série renovada? Uma franquia estagnada ou uma franquia em crescimento? Mais um Super Smash Bros., ou um verdadeiro novo Super Smash Bros.? Conseguirá Masahiro Sakurai ultrapassar as expectativas e consolidar de vez a série na criteriosa nova geração de jogadores? Só o tempo responderá.



expectativa:



comentários
Aristarkh
29/04/2014 às 20:49
For Glory é sem itens, e em vários videos das versões Final Destination mostra itens.
Super FOG
29/04/2014 às 19:50
Na seção da Rosalina no SSB Direct, é mostrado o Final Smash dela na Mario Galaxy em modo FD.
Jango
29/04/2014 às 14:13
É verdade @Super FOG, errei!

Aquele apenas já está retirado

Já sobre utilizar o Flat Stage no modo offline ele ainda não deixou claro, eu até acredito pessoalmente que será possível, mas ainda não havia confirmação oficial até a publicação da prévia. Mas acredito que na E3 todos esses pequenos detalhes serão confirmados e teremos notícias mais sólidas. Valeu
Super FOG
29/04/2014 às 14:03
"Já no For Glory apenas partidas um contra um são permitidas"

Dá pra fazer free-for-alls no For Glory também, assim como é possível usar a forma Final Destination das fases nos modos offline e online com amigos também.

E o GSP vale para o jogo todo, nao só para o For Glory.
Aristarkh
29/04/2014 às 13:08
Tá na hora de consertar o bug que faz deslogar se o link tiver "www" ou não.
daniel neves
29/04/2014 às 11:48
Simples FOG.
Estão exigindo o máximo dele. Hype ao máximo, todos. E ele com todas suas dores está fazendo o máximo para conseguir entregar os dois jogos
Janeazeas
29/04/2014 às 00:08
Tem uma diferença GRANDE dos anuncios desse Smash Bros para seu antecessor o Brawl..
no Brawl (eu me lembro) os anuncios eram mais simplórios (apesar de emocionantes)
já no nosso novo, temos anuncios bombásticos e mudanças drásticas e eu acredito
que será o MELHOR Smash Bros de TODOS!
e com a adição do 3DS, tenho CERTEZA que campeonatos serão criados em VÁAAAAAAARIAS cidades, por causa da quantidade de pessoas com o portátil
Que venha!
McWolf
28/04/2014 às 22:29
"E que se esprema a laranja chamada Masahiro Sakurai, foi dito"

Foi dito?
Quem disse essa asneira?
Jango
28/04/2014 às 22:08
@Super FOG

Hahaha, velho, meu jeito de escrever as vezes é meio doido mesmo, mas vai na fé que você se acostuma.
Ledig
28/04/2014 às 22:05
Achei que foi um pouco exagerado o modo Flor Glory aceitar apenas Final Destination, acho que podiam por Battlefield também, afinal plataformas não é nada de "ai meu deus elementos do cenario que vão atrapalhar a partida mimimi", alias só a presença de plataformas vai mudar sua forma de jogar.
Super FOG
28/04/2014 às 21:02
Só uma coisa:

"E que se esprema a laranja chamada Masahiro Sakurai"

QUE RAIOS ME PARTAM DE FRASE É ESSA???
Arus
28/04/2014 às 20:46
Realmente não sei o porquê, mas não consegui me empolgar pra versão de 3DS. Pagarei as duas, é óbvio, mas minha espera é pela de Wii U

"Espero que de pra personalizar o tempo limite no modo Smash Run do 3DS. 5 Minutos pra mim parece muito pouco pra andar e explorar e derrotar inimigos naquele cenario gigante!"

Talvez de pra personalizar, mas acho que o objetivo mesmo é que cada um acabe com status diferentes, se colocar 15 minutos vai acabar que todos vão ficar com o máximo de status, perde a graça
Visionnaire
28/04/2014 às 20:03
Só o Megaman já faz desse um jogo must buy! =D
Fujiro nakombi
28/04/2014 às 16:30
Nunca contei os personagens separados! o.o
Vlw @Rodrigoguii!
Ledig
28/04/2014 às 15:29
Espero que de pra personalizar o tempo limite no modo Smash Run do 3DS. 5 Minutos pra mim parece muito pouco pra andar e explorar e derrotar inimigos naquele cenario gigante!

Smash Bros pra mim é de longe o jogo (todos os 3) mais bem feito da Nintendo, se não o melhor jogo que ja joguei. Não tenho nem o que falar sobre. Só estou no aguardo da versão de 3DS :3


Agora eles devem guardar o máximo de novidades possíveis da versão de WiiU e esperar. Ja que, com o lançamento da versão do 3DS, saberemos ja a lista de todos os personagens, vão precisar de novidades fortes diferentes pra chamar a atenção para a versão de WiiU de volta, quando for perto do lançamento.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

nintendosfera

prévias recentes
FAST Racing NEO
eshop    11
Star Fox Zero
wiiu    17
Super Mario Maker
wiiu    7
Splatoon
wiiu    11
Hyrule Warriors
wiiu    7
Mario Kart 8
wiiu    5
Sonic Lost World
wiiu    13
Wii Party U
wiiu    8