Carregando
prévia › wiiu 
Splatoon
escrita por Adriano Benedito Pasquini

 "De cor em cor, vou pintando minha diversão, atirando para todos os lados e te domino". Eis a forma que Splatoon se revelou ao mundo gamer, por meio da E3 2014. Conceitos inventivos, mas impressão de não ser tão complexo? Dúvidas foram pintando na cabeça dos que viram a revelação desta nova empreitada da Nintendo. Contudo, Splatoon por si só, já seduz e nos faz imaginar as possibilidades que podem expandir essa experiência que ambiciona ser dotada de diversão instantânea, marca registrada da empresa.

Já tivemos outras experiências passadas da Big N com jogos de tiro (não necessariamente em terceira pessoa). GoldenEye e Perfect Dark foram sólidos e pioneiros. Geist fora inusitado e irregular. E Splatoon tem tudo para se unir a este grupo, se diferenciando deles e com potencial para proporcionar uma ótima experiência focada no multiplayer online para até oito jogadores em batalhas de até 4x4.

Nesta nova empreitada da Nintendo, arenas adentro, não basta somente eliminar os oponentes. Tal ação se tornará apenas um elemento subalterno ao objetivo principal, que é a tomada de território por meio de jatos de tinta que são atirados por cada um dos participantes das partidas online, preenchendo os cenários com as cores de seus respectivos times. 

Para tornar esta reinvenção de paintball mais sólida e complexa, dando maiores possibilidades, os personagens foram construídos de forma a alternarem entre a aparência humana e de lula. Este animal provavelmente fora escolhido como base para Splatoon exatamente por suas características biológicas que o faz ser ágil, ter grande velocidade quando estão nadando, além de mecânismos de defesa bem apurados, como a camuflagem, se adequando a diferentes ambientes. Algumas dessas características prometem ser bem exploradas em Splatoon.

Em formato humano, os personagens, de maneira cooperativa, perambularão pelos cenários, procurando utilizar das mais diferentes táticas para pintá-lo, para assim conquistarem o máximo possível do território ao final das partidas. Esperamos que os desenvolvedores nos forneçam elementos para que a experiência seja requintada, e não apenas partidas que sejam bacanas de serem disputadas por um pequeno tempo. Elementos duradouros como um sistema de níveis por personagem, armas variadas a serem desbloqueadas conforme avançamos de nível, objetivos secundários ligados a destravamentos de conteúdo adicional, dentre outros possíveis elementos que reforcem a longevidade de Splatoon são aguardados. Vimos que a arma principal do jogo pode tomar uma forma de rolo de tinta, ajudando a ocupar território. Além disto, vimos que haverá a possibilidade de utilizar granadas, armas com mira laser e grandes bazucas. E que venham mais tipos de armas e variações das que já foram reveladas.

Por sua vez, em forma de lula, os personagens poderão nadar rapidamente através dos rastros de tintas espalhados pelos cenários e compatíveis com a cor de seu time, abrindo assim um leque significativo de estratégias. Contudo, se o personagem entrar em contato com a tinta adversária, se moverá lentamente, sendo presa fácil para as investidas inimigas.

O cenário inicial nos apresentou um level design apurado no que se refere a jogos com partidas Team Deathmatch. Adotar táticas mais agressivas como pintar tudo que vê pela frente, tomando território, em um primeiro momento pode parecer a mais correta. Entretanto, lembre-se que você também deve permanecer vivo o suficiente para a tomada de território, enquanto o tempo para isto vai se esgotando. Permancer de maneira furtiva no mar de tinta e surpreender o inimigo revela-se uma boa estratégia, enquanto os outros parceiros de time vão espalhando o terror em cor ou vão mergulhando nos rastros deixados no chão e, até mesmo, nas paredes, buscando outros meios de eliminar os adversários.

Obviamente não poderia faltar o suporte ao diferenciado controle do Wii U. O GamePad poderá ser utilizado de diversas formas. Algumas destas foram reveladas nas primeiras cenas de revelação de Splatoon. Usando o controle, será possível mirar com mais precisão, além de ter um controle mais robusto da câmera. Além disto, a tela do GamePad mostrará o mapa em tempo real, dando uma noção de como está sendo desenvolvida a tomada de território e, junto a isto, fornecendo a localização dos aliados. Cada aliado terá um ícone específico. Se o personagem controlado estiver longe do cenário, basta pressionar um desses ícones para se locomover rapidamente para junto de um aliado. 

Uma das maiores surpresas da E3, Splatoon nos cerca de dúvidas, claro. Será somente um jogo pautado por batalhas simples e que poderão enjoar muito rapidamente? Ou, conforme mais detalhes forem revelados, veremos que se tratará de um jogo que poderá ter uma boa longevidade e agitar a comunidade online do Wii U? Apesar destas dúvidas, o jogo aparenta esbanjar carisma e inovação. Hirashi Nogami, produtor do jogo, disse que disparar tintas em Splatoon será como um vandalismo permitido. Então que a diversão nos proporcione "pintar o sete" em meados de 2015 no Wii U.

 



expectativa:



comentários
Joma
25/06/2014 s 13:41
Achei muito maneiro. Só falta testar.
Fujiro nakombi
20/06/2014 s 10:57
Curti muito a ideia do jogo!! Perfeito para mim que adora um multiplayer!
Só achei esses personagens meio feiosos... Espero que tenha alguma opção para jogar com o Mii.
Emissario
20/06/2014 s 07:37
Eu gostei, tem tudo pra ser um grande jogo.
Voliver
20/06/2014 s 03:59
Melhor surpresa da E3! Expectativa 5/5 pra mim! Soh nao gostou do anuncio quem nao curte multiplayer e nao tem espirito competitivo, ou seja, ninguem, pois sao caracteristicas que formam um gamer! xD
Angel
19/06/2014 s 23:45
"Ideia legalzinha, mas nada de mais. Pode ser um ótimo jogo de e-shop, por uns 20 dólares.

Para ser de caixinha, tem que mostrar muito, muito, mas muito mesmo mais do que isso."

E você acha que o jogo mostraria tudo o que ele será em seu primeiro trailer?
Ledig
19/06/2014 s 23:40
Desde que siga uma qualidade de modo online igual a de Call of Duty, ta valendo.
Katsuriro
19/06/2014 s 20:39
De armas eu notei uma granada, um rifle com mira a laser, um rolo de tinta e a pistola principal.

O que mais gostei nesse jogo foi a possibilidade de se usar o gameplay como ferramenta tatica. Tipo, uns pitam o cenário enquanto outros se encarregam de eliminar o adversário, além de ter como também ter alguem feito so para minar o campo do time adversário, pintando por cima da tinta do outro time. Pelo que eu li voce se movimentaria mais devagar em tinta adversária.

Eu curto muito esses jogos que saem do lugar comum, principalmente em um gênero que é acusado de mesmice, que é o gênero shooter.
redboom
19/06/2014 s 20:34
eu vejo enorme potencial nesse jogo.... se pararmos para pensar a grosso modo claro... pq mario kart tem uma longevidade tão grande? pelo seu online extremamente divertido e competitivo... claro que por muitas outras coisas tbm... consigo ver em splatoon a mesma força que move MK... partidas online pegando emprestado de varios outros jogos do estilo shooter que temos no mercado e colocando o carisma e mecanica que só a NINTENDO consegue impor.. acho q vamos testemunhar o nascimento de uma promissora franquia da big N.
Predador
19/06/2014 s 20:03
Foi uma grata surpresa. Não sei se sustenta como um jogo próprio ou serviria mais como um jogo dentro de um pacote com outros. Vamos ver.
TDark
19/06/2014 s 14:08
Na verdade em uma entrevista disseram que escolheram o formato de lula principalmente pela forma parecida com uma flecha o que torna mais fácil de saber no mapa para que direção o personagem está olhando.
WTF Ivysaur
19/06/2014 s 12:39
Não estou convencido. Ideia legalzinha, mas nada de mais. Pode ser um ótimo jogo de e-shop, por uns 20 dólares.

Para ser de caixinha, tem que mostrar muito, muito, mas muito mesmo mais do que isso.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

nintendosfera

prévias recentes
FAST Racing NEO
eshop    11
Star Fox Zero
wiiu    17
Super Mario Maker
wiiu    7
Hyrule Warriors
wiiu    7
Mario Kart 8
wiiu    5
Sonic Lost World
wiiu    13
Wii Party U
wiiu    8