Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
prévia • wiiu 
Super Mario Maker
Escrita por Adriano Benedito Pasquini

 Com o advento da tecnologia e os benefícios desta usados das mais diferentes formas nos jogos de videogame, talvez um título como Mario Maker não parece, a um primeiro olhar, nutrir grande ansiedade de alguma parcela de jogadores. Esta, provavelmente, já perdera horas em editores de níveis para PC, fazendo suas próprias criações de Mario. Certamente, alguns destes editores devem ser mais complexos que Mario Maker. Entretanto, há, de início, dois grandes fatores nesta nova investida da Nintendo que chamam a atenção: é um editor de nível oficial da Nintendo e suas mecânicas aparentam ser mais acessíveis do que qualquer coisa feita pra PC. E, claro, você irá jogá-lo em um videogame da Nintendo.

Tido até antes da E3 como um rumor banal, figurando em listas surreais, Mario Maker se tornara realidade no Digital Event da gigante de Kyoto. Quem teve a oportunidade de se aventurar nas possibilidades oferecidas por Mario Paint, uma ferramenta de edição de imagens e desenho, lançada para SNES há mais de vinte anos, pode ficar otimista e começar a criar certa ansiedade antes de experimentar, de fato, essa nova iteração da Nintendo.

Mario Maker pode ser considerado um sucessor espiritual de Mario Paint. Seu layout de customização nutre, inclusive, semelhanças com o jogo de SNES. E, para manusear as opções da tela de customização, o uso do GamePad promete dinamizar as ações. Com sucessivos toques na tela, podemos brincar com aqueles elementos que tanto embalou (e ainda embala) nossas jogatinas pelos Marios 2D afora. Blocos, itens de plataforma, power-ups e inimigos são opções primeiramente mostradas.

Uma torre de Goombas. Goombas com Piranha Plant em suas cabeças. Ou que tal estar, em seu caminho, Piranhas Plant voadoras? Dê asas aos seus inimigos e à sua imaginação. Além destes, vimos também Koopa Troopas e Hammers Bros.. E a equipe de desenvolvimento promete inserir muito mais inimigos, os quais poderão ser usados ou como obstáculos ou como plataformas.

Plataformas feitas com blocos comuns, estruturas suspensas no ar e tubulações também foram reveladas, podendo estas sofrer posicionamento nos mais diferentes lugares. Talvez atrapalhando o herói a chegar ao objetivo final em nome da zoeira? Ou, ainda, permitir, junto aos Koopas, a obtenção de power-ups devido a combinações diferenciadas de investidas? As possibilidades, junto a novas revelações como alternativas customizáveis de elementos de plataforma, prometem ser longevas.

Dos power-ups, a porta de entrada, junto à revelação de Mario Maker, fora o clássico cogumelo que proporciona ao Mario aumentar o tamanho de seu corpo. Entretanto, para diferenciá-lo, podemos ver que o power-up fora levemente esticado, sendo classificado como um Luigi Mushroom, deixando Mario, magro e mais alto do que o power-up convencional o transforma. Além destes, lógico que esperamos a adição de novos power-ups, a Tanooki Suit, a Fire Flower, dentre muitos outros. E que estes sejam customizáveis também.

Outros questionamentos são acerca dos tipos de cenários que estarão disponíveis. No que fora apresentado na E3, vimos as ambientações de Super Mario Bros. de NES e New Super Mario Bros. U de Wii U. Todavia, Takashi Tezuka, homem forte da franquia de plataformas de Mario, afirmou que teremos mais cenários do universo do símbolo-mor da Nintendo, além de ambientes de outros jogos da empresa, porém inseridos no universo side-scrolling. Algo de The Legend of Zelda? Já pensou poder inserir, por exemplo, carros de F-Zero em meio às sequências de plataformas. Ou, então, um power-up que permita Mario se transformar em Morph Ball da série Metroid?

Sem dúvidas, pensamos nas inúmeras escolhas que um editor de níveis, aparentemente simples, podem nos oferecer. Pensamos, talvez, em poder estabelecer objetivos nas fases (challenges). Ou que tal poder customizar, à lá Mario Paint, as cores ou o fundo dos cenários? E quanto à trilha sonora? Bom, neste caso, podemos ficar despreocupados, pois já afirmaram que esforços serão feitos para que tenhamos acesso a uma ferramenta de edição musical robusta.

Compartilhamento de níveis também fora praticamente confirmado e esperamos que, neste aspecto, o jogo cumpra o seu papel, que os jogadores usem as ferramentas de edição de forma próspera e que a comunidade online do Miiverse ajude a Nintendo quanto ao alerta a excessos e, por consequência, quaisquer outras coisas que fujam do bom senso esperado para algo que, até então, nem pensávamos que pudesse se tornar real.

Olhar para Mario Maker talvez seja, no final das contas, pensar que alguém da Nintendo tenha olhado para o seu passado e, também, olhado para o que a concorrência tem feito e concluído "podemos entregar uma experiência desse tipo também. E melhor, munida de algo que já fizemos". Que assim seja em 2015, quando Mario Maker se tornará uma realidade em cada Wii U dos interessados em mais esta proposta da Big N.

COMENTáRIOS • site
MATH???@
01/07/2014 s 16:49
Parabéns para Nintendo, este título foi uma grande surpresa! Agora faz mais sentido ela ter fechado o site que fazia essas fases em HTML5.

Eu só não entendo uma coisa: pediam tanto para a Nintendo fazer um editor de níveis, e ela fez agora. Só que ninguém "se animou". Talvez seja cedo demais, mas não acho que deva ser ruim.
TDark
28/06/2014 s 14:11
Project Spark é um Garry's Mod da Microsoft e RARE
Katsuriro
27/06/2014 s 10:23
Eu não curto muito editores de level, mas para quem curte deve ser um prato cheio. =)
Escroticeiloveyou
26/06/2014 s 22:30
Nossa, juro que nao conhecia este! :(
Darth Gentleman
26/06/2014 s 21:00
@Escroticeiloveyou

"Aparentemente é o maoir e mais completo jogo customivel ja lancado, e nao so pela BigN."

Project Spark mandou lembran
Escroticeiloveyou
26/06/2014 s 10:59
Tem que ter o estilo de Land e World!
E acho que sera um grande jogo. Aparentemente é o maoir e mais completo jogo customivel ja lancado, e nao so pela BigN.
Espero que realmente surpreenda :)
WTF Ivysaur
26/06/2014 s 10:42
Meh, chegou tarde demais. Vai ser legalzinho, mas seria bem mais impactante se fosse lançado no início da geração passada.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
prévias recentes
switch
switch
wiiu